Projeto Ener 1000 e Unic

O ENER 1000 foi o primeiro computador projetado e produzido industrialmente em Portugal.

O projeto iniciou-se em 1980, no Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Universidade de Coimbra (DEE-UC). A iniciativa partiu do Professor António Dias de Figueiredo, que lançou o desafio de o coordenar a João Gabriel Silva, um dos membros do seu nascente grupo de investigação.

Em 1982 a empresa Enertrónica interessou-se pelo projeto e, até final de 1985, produziu a primeira versão. A partir desse ano, a nova versão, chamada Unic, passou a ser produzida por outra empresa, a RIMA, até ao final de 1990, quando se esgotou a sua janela de mercado.

Em memória deste projeto foi montada em exposição no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, inaugurada a 12 de janeiro de 2024, que tem uma versão web em https://dei.uc.pt/museu/do-ener-ao-espaco/. Neste sítio está a história do Ener [aqui] e do UNIC [aqui]. Está também muita informação técnica.

Um artigo de opinião que escrevi sobre o projeto Ener/Unic está aqui.

Na presente página o objetivo é completar a informação que está contida na versão web da exposição, através essencialmente da listagem de documentos, notícias e reportagens relativas ao projeto do Ener/UNIC.

Para completar a informação disponível no sítio web da exposição, são reunidas aqui outras fontes de informação relativas ao projeto Ener/Unic:

Lançamento do Ener:

"Universidade de Parabéns - Prémio de inovação para micro-computador desenvolvido em Coimbra" (PDF). Diário de Coimbra (in Portuguese). January 22, 1983.

"Vai surgir no mercado o primeiro microcomputador português" Suplemento de Informática do Diário de Lisboa, 25 de janeiro de 1983

"Isto é um mero começo" Diário de Coimbra, 2023-02-15, p 1 e 5