Outras Atividades Profissionais/coordenação de colóquios/moderadora

 

 

 

 

1990-1993 

·                     Coordenadora, no ramo de Direito Processual Civil, no Centro de Estudos de Direito e Informática, com sede em Coimbra.

1993 

·                    Participou num curso de formação jurídica, para macaenses, no Instituto da Juventude -Coimbra.

1995

·                    Participou, em representação do Prof. Doutor Pinto Monteiro, numa reunião sobre o programa do Erasmus-Tempus realizada em Regensburg –Alemanha.

2009    

·                    Integrou um júri, nomeado pelo Presidente do Conselho Directivo da Fundação Rangel Sampaio, para atribuição do Prémio Escolar Guilherme Moreira, tendo sido apresentado um trabalho intitulado “algumas Reflexões sobre o espírito do novo regime do arrendamento urbano” (de Joana Mendes Ferreira de Sousa Loureiro).

·                    Integrou um júri, nomeado pelo Presidente do Conselho Directivo da Fundação Doutor José Alberto dos Reis, para efeitos de atribuição do Prémio Escolar José Alberto dos Reis, tendo como referência o estudo “A antecipação do juízo sobre a causa principal no âmbito da tutela cautelar, prevista no artigo 16.º do regime Processual Experimental” (de Mariana Madeira da Silva Dias).

2012

·                    Integrou um júri, nomeado pelo Presidente do Conselho Directivo da Fundação Doutor José Alberto dos Reis, para atribuição do Prémio Escolar José Alberto dos Reis, para apreciação de dois trabalhos apresentados pelos estudantes André Joaquim de Oliveira Reis Coelho («O relevo jurídico do comportamento das partes no processo civil») e João Mário Fagundes Reis («O princípio da proporcionalidade como critério de decisão nos procedimentos cautelares»).

2013

 

·  Membro de um Júri (Prémio Escolar José Alberto dos Reis) para apreciação de dois trabalhos apresentados pelos estudantes Alexandre da Silva Pedral Sampaio (“O papel do princípio da cooperação no atual Direito Processual Civil Português”)  e Paula Cristina Pereira Amorim ( “A reforma da acção executiva- a livre destituição do agente de execução (pelo exequente)”.2013 (Novembro)

·   Membro do Júri para avaliação do Projecto de Investigação denominado: «O incidente de qualificação de insolvência: um mecanismo dissuasivo, ressarcitório e sancionatório»,  apresentado por Mariana Pinheiro de Almeida, no âmbito do Programa de Doutoramento Direito Justiça e Cidadania no Séc. XXI (Faculdade de Economia-Coimbra).

2014

§Membro do Júri para avaliação do  Projecto de Investigação denominado: «O julgamento da matéria de facto (pilar estruturante do processo civil justo ou equitativo»,  apresentado por António Francisco Martins, no âmbito do Programa de Doutoramento Direito Justiça e Cidadania no Séc. XXI (Faculdade de Economia-Coimbra).

§Integrou um Júri de apreciação de projectos de tese de mestrado interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos humanos da Universidade Federal de Tocantins (Brasil) em parceria com a Escola Superior de Magistratura de Tocantins.

§Na sequência do Despacho Reitoral nº 60/2014 e do Despacho Reitoral n.º 61/2014, da Universidade Lusófona (Porto), ambos de 4 de Junho de 2014, foi nomeada membro do Júri para aceitação e confirmação de “especialista de reconhecida experiência e competência profissional”, do candidato Luís Filipe Cervan Pereira Salabert e de Luisa Maria Alves Machado Magalhães.

—   (Maio) Membro da Comissão Científica do 1.º Congresso Luso-Brasileiro em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  (atividade do programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos promovido pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense); Presidente de Mesa na Conferência “Tecnologias para o meio ambiente”¸ Membro da Comissão Julgadora do 1.º Congresso Luso-Brasileiro em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Sessão “Comunicações Orais” (Brasil).

—    Cocoordenadora Científica (com Doutor Miguel Mesquita), do II Congresso de Processo Civil, organizado pela Almedina, Lisboa.

2015

§Na sequência do Despacho Reitoral nº 110/2014, da Universidade Lusófona, nomeada membro do Júri para aceitação e confirmação de “especialista de reconhecida experiência e competência profissional” do candidato Almeno José Silva e Sá.

§ Membro do Júri (Prémio Escolar José Alberto dos Reis), para apreciação de quatro trabalhos apresentados pelos estudantes Catarina Maria dos Santos Rodrigues (Execução Civil da Divida dos Cônjuges – execução por dívidas comunicáveis); Filipa Isabel dos Santos de Carvalho (O incidente de comunicabilidade da divida suscitado pelo exequente); João Prata Rodrigues (Novos desafios à garantia de imparcialidade em processo civil), e Vera Sofia Leal Ramos (A confissão e os poderes confessórios de terceiros).

 

2016

—    Cocoordenação Cientifica (com Doutores Calvão da Silva e Leonardo Carneiro da Cunha) do I Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Processual Civil (Iniciativa do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da ANNEP- Associação Norte Nordeste de Professores de Processo-Brasil).

2017

—    Cocoordenação Cientifica do II Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Processo Civil (com Doutores Calvão da Silva e Leonardo Carneiro da Cunha), Iniciativa do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da ANNEP- Associação Norte Nordeste de Professores de Processo-Brasil.

2018

—    Organização do “Encontro com Luiz Rodrigues Wambier,” Doutor PUC/São Paulo, Professor do Instituto Brasiliense (Palestra: “Intervenção do amicus curiae no processo civil brasileiro”). Área Risco, Transparência e Litigiosidade, do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

—    I Encontro de Investigadores Doutorandos em Ciências Jurídico-Processuais (Organizadora e Moderadora). Área Risco, Transparência e Litigiosidade, do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

—    Organização do “Encontro com Lorenzo-Mateo Bujosa Vadell” Professor Catedrático da Universidade de Salamanca/ Presidente do Instituto Ibero-americano de Derecho Procesal (Palestra “Processos coletivos: perspetiva europeia”), na Área Risco, Transparência e Litigiosidade, do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

2019

—    Cocoordenação Científica (com Doutores Leonardo Carneiro da Cunha e Pedro Henrique Nogueira) do I Congresso Lusófono de Direito Processual Civil, com a participação de juristas do Brasil, Cabo Verde e Angola (Iniciativa do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da ANNEP- Associação Norte Nordeste de Professores de Processo-Brasil). 2019

—    Cocoordenação Científica (com Doutor Miguel Mesquita e Dr. Nuno Lemos Jorge), do III Congresso de Processo Civil, organizada pela Almedina, Lisboa. 2019

—    Encontro Luso-Espanhol de Investigadores Doutorandos em Ciências Jurídico-Processuais (Organizadora e Moderadora). Área Risco, Transparência e Litigiosidade, do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. 2019

 

2020 (Coordenadora e Moderadora) Aula Aberta sobre o novo Código de Processo Civil do Brasil (21 de Janeiro), com a participação de Luiz Guilherme Marinoni (Tutela Específica contra o ilícito); Ricardo Alexandre da Silva (Ampliação dos Limites Objetivos da Coisa Julgada no Processo Civil Brasileiro),Daniel Mitidiero (Técnica Antecipatória e Tutela dos Direitos); Ruy Alves Henriques Filho (Estabilização da Tutela Antecipada)

- Encontro Ibero-Americano de Doutorandos de Processo Civil (Membro da Comissão Cientifica com Lorenzo Bujosa Vadell, Universidade de Salamanca), 29 de outubro 2020