Ana Raquel Gonçalves Moniz é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
É membro da Academia das Ciências de Lisboa (sócio correspondente).
É investigadora integrada do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e investigadora colaboradora do Lisbon Public Law Research Centre.
É a atual Presidente da Entidade para a Transparência, eleita, por unanimidade, pelo Tribunal Constitucional, em janeiro de 2023.
Foi na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que se licenciou em 2001 (com a informação final de Bom com Distinção: 17 valores não votados), que concluiu o Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas em 2004 (com a classificação final de Muito Bom: 18 valores), o Doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas em 2011 (Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade), e as Provas de Agregação em Direito Público em 2026 (Aprovada por unanimidade).
Áreas de investigação: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Bens Públicos, Regulação, História do Direito.
Contactos oficiais:
Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Pátio da Universidade
3004-545 Coimbra
email: anamoniz@fd.uc.pt
CienciaVitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/8517-EAFF-A94F