Vera Lúcia Raposo(黎慧華)
Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra
vera@fd.uc.pt
https://publons.com/researcher/1515371/vera-lucia-raposo/
ORCID number: 0000-0001-7895-2181
h-index:
Web of Science h-index 6
Scopus h-index 7
Google Scholar h-index 16
Sobre mim: Eu sou uma mãe, uma globetrotter, uma crente na ciência e uma fashionista.
Sobre os meus actuais interesses de investigação:
- direito médico / direito de saúde (responsabilidade médica, segurança do paciente, genética, questões reprodutivas, legislação farmacêutica, direito do consumidor)
- direito digital (dados privados, IA, algoritmos, digital governance
- direitos fundamentais / direitos humanos
Vera Lúcia Raposo é licenciada em direito, pós-graduada em direito médico, mestre em ciências jurídico-políticas e doutorada em ciências jurídico-políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (FDUC).
Atualmente é Professora Assistente na FDUC. No passado foi docente na Universidade de Macau, China e na Universidade Agostinho Neto, em Angola. Foi também of-counsel no escritório de advogados Vieira de Almeida e Associados, em Lisboa, na área do direito da saúde.
É autora de diversos estudos em português, inglês e espanhol (alguns traduzidos para o chinês), em particular sobre direito biomédico (responsabilidade médica, segurança do paciente, edição genética, questões reprodutivas) e novas tecnologias (governança digital, proteção de dados, IA, algoritmos).
Habilitações literárias:
1999 Licenciatura em Direito (16/20), Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), especialização em ciências jurídico-políticas
1998/1999 Projecto ERASMUS, Faculdade de Direito da Universidade “La Sapienza”, em Roma. Disciplinas: Direito Comunitário (30/30); Filosofia do Direito (30/30) e Direito Constitucional Comparado (30 com honra/30)
2002 Mestrado na área de Ciências Jurídico-Políticas, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Tese: “O Poder de Eva: O Princípio da Igualdade no Âmbito dos Direitos Políticos; Problemas Suscitados pela Acção Positiva” (17/20)
2000 2002 Curso de estágio na Ordem dos Advogados Portuguesa, para efeitos da habilitação ao exercício da advocacia
2002 2003 Pós-Graduação em Direito da Medicina, Instituto de Direito Biomédico, FDUC
2003/2004 Admissão no programa de doutoramento da FDUC sobre Direito e Medicina, e acompanhamento dos colóquios integrantes do programa de doutoramento, sobre o tema “Direito e Medicina”. Apresentação do projecto de tese: direitos reprodutivos no acesso à procriação assistida e estatuto do embrião in vitro
2012 Provas públicas de doutoramento com a tese: O Direito à Imortalidade: O Exercício dos Direitos Reprodutivos Mediante Técnicas de Reprodução Assistida e o Estatuto Jurídico do Embrião In Vitro. Obtenção do grau de doutor em direito.