Luísa Trindade
Professora Associada com agregação (DHEEAA-FLUC)
luisa.trindade@fl.uc.pt
Doutora com agregação em História da Arte pela Universidade de Coimbra (2010 e 2019, respetivamente) no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, leciona diversas unidades curriculares da licenciatura em História da Arte, do mestrado em Arte e Património e do Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa (III-CES). Investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura (UC) e colaboradora do Instituto de Estudos Medievais (Nova Lisboa), tem como principal linha de investigação a cidade tardo-medieval portuguesa, estrutura, equipamentos e vivências, bem como o estudo da habitação nobre e corrente, nas suas vertentes, formais e discursivas.
Integra, desde Março de 2022, a equipa do projecto Frontowns: Think big on small towns. Pensa em grande sobre as pequenas vilas de fronteira: Alto-Alentejo e Alta Extremadura leonesa (séculos XIII – XVI). FCT: PTDC/HAR-HIS/3024/2020.
A mediação e interpretação do Património tem igualmente constituído uma linha de ação permanente, salientando-se, entre os projetos que coordenou, De Roma a Portugal. Do Império ao Reino: uma viagem de 1500 anos pelo Território de Coimbra concretizado entre 2018-2021 (com Pedro Carvalho) e envolvendo os 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-Centro) e, no decorrer dos anos de 2011 a 2017, a coordenação, pela UC, do projeto Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, envolvendo 13 municípos e entidades.
O património histórico artístico da Universidade de Coimbra é, desde 2022 e no ambito das Comemorações dos 10 anos de inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na Lista do Património mundial da UNESCO, uma das suas principais áreas de atuação.
Publicações selecionadas:
2023, “Urbanismo na época românica”, in Enciclopédia do Românico em Portugal. José María Pérez González (Dir.); Jaime Nuño González (Coord.); Maria Leonor Botelho et al (Coord. Científica). Aguliar de Campoo: Fundación Santa Maria la Real, Centro de Estudios del Románico, p. 87-101.
2021, "Que se erga «parede direita de pedra e call»: a mudança de paradigma na construção corrente em finais da Idade Média portuguesa”. Ædificare Revue internationale d’histoire de la construction , n° 9, 2021 – 1, Pierre et dynamiques urbaines, p. 287-321.
2021, “Casas da Corte quinhentistas: itinerância e capitalidade, geografia e programa”. Maria Fernanda Bicalho; José Pêssoa (org.). Cidade, sociabilidade e patrimônio: as capitais no império português e no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa; Eduff, p. 51-78. [ISBN 978-65-89014-02-7].
2018, "História do Urbanismo: investigação, fontes e instrumentos". ANDRADE, Amélia Aguiar et al (eds.) - Espaços e poderes nas cidades da Europa Medieval. Instituto de Estudos Medievais / Câmara Municipal de Castelo de Vide, p. 39-77.
2016, "Uma outra representação da Rua Nova dos Mercadores, em Lisboa: a tábua do "martírio de D. Sebastião", de Gregório Lopes. Medievalista [Em linha]. Nº 20 (Julho – Dezembro 2016)."
2013, Urbanismo na composição de Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Áreas de interesse/investigação:
História da Arte; História do Urbanismo; Cidade Medieval; Cidade Portuguesa.
Social Media Academia.edu