Helena Pinto

Professora Auxiliar Convidada (DHEEAA-FLUC)

uc48069@uc.pt

Helena Pinto é Professora Auxiliar Convidada do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Leciona ao 1.º ano do Curso de Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

É Investigadora Integrada no CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, no Grupo de Investigação "Educação e Desafios Societais". 

Tem Doutoramento em Ciências da Educação (2012) e Mestrado em Património e Turismo (2004) pela Universidade do Minho, e Licenciatura em História - Ramo Educacional (1991) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi bolseira de Doutoramento (FCT). Docente de História (PQA) e Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios de Didáticas Específicas (História) e História da Arte. 

Tem participado como membro/investigador em vários projetos internacionais.  Tem coorientado e orientado dissertações de mestrado. Tem sido membro de júris de mais de quatro dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutoramento em universidades portuguesas, espanholas e brasileiras. Publicou mais de cinco dezenas de artigos em revistas científicas especializadas e capítulos/livros.

 

Publicações selecionadas 

Ortuño Molina, J.; Molina Puche, S.; Pinto, H.; Rivero, P. (2023). History, Heritage and Identity: conceptions of Ibero-American history teachers about heritage and identities. Tempo e Argumento, Florianópolis, 15 (39), e0202. DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2175180315392023e0202

Ponce Gea, A. I.; Pinto, H. (2022). La construcción del conocimiento histórico sobre el patrimonio local: comparación entre las teorías epistemológicas y las competencias del alumnado. Panta Rei. Revista digital de Historia y didáctica de la Historia, 16, 267-289. DOI: https://doi.org/10.6018/pantarei.512811

Pinto, Helena (2022). A Educação Patrimonial num mundo em mudança. Educação e Sociedade, 43, 1-14. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.255379

Pinto, Helena (2020). História e Património: a sua relação educativa no contexto português. Didattica della storia, 1S(2), 31-51.  DOI: https://doi.org/10.6092/issn.2704-8217/10759

Alves, Luís A.; Pinto, Helena (2019). Educación histórica con el patrimonio: desafiando la formación de profesorado. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 22(1), 71-81. DOI: http://dx.doi.org/10.6018/reifop.22.1.356381


Áreas de interesse/investigação

Atua na(s) área(s) de Educação, com ênfase em História e Ciências Sociais. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Educação Patrimonial; Educação Histórica; Património Cultural; História Local; Ensino de História.

 

CV: CIÊNCIAVITAE ; ORCID

 

 
A sua fotografia
QrCode uc48069
QR Code ?