Inês Amaral é Professora Associada da Secção de Comunicação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação (DFCI) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É subdiretora do DFCI, coordenadora da Secção de Comunicação. Foi diretora do 1º ciclo de estudos em Jornalismo e Comunicação de setembro de 2019 a maio de 2023. Doutorada em Ciências da Comunicação (especialidade em Media Interativos) pela Universidade do Minho, é investigadora integrada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Tem desenvolvido investigação sobre sociabilidades nas redes sociais digitais; participação e media sociais; género e media; literacia mediática e digital; tecnologias e envelhecimento ativo; audiências e consumos mediáticos na era digital.

É investigadora responsável do projeto "MyGender - Práticas mediadas de jovens adultos: promover justiça de género nas e através de aplicações móveis" (PTDC/COM-CSS/5947/2020), e investigadora corresponsável do projeto "MediaTrust.Lab - Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas" (PTDC/COM-JOR/3866/2020). Atualmente, integra ainda as equipas dos projetos "YouNDigital - Jovens, Notícias e Cidadania Digital" (PTDC/COM-OUT/0243/2021) e "UnCoveR - Violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas" (2022.03964.PTDC). É investigadora do Observatório Masculinidades.pt. Foi membro da equipa dos projetos financiados "Equal.STEAM (POCH)"; "O género nas pandemias de ódio: media sociais, Covid 19 e as mulheres jornalistas" (FCT - ID 758936851); "DecoDeM – (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal" (PTDC/COM-CSS/31740/2017); VIOxMulheres19 (FCT Proj. n.058 Gender Research4Covid-19 - investigadora responsável de julho de 2021 a julho de 2022); SMaRT-EU (LC-01563446); "Opportunities and Challenges of Journalism in Open Environments: Study of the Voices of Society Around Traditional Media and New Generation Participatory Sites (CSO2016-80703-R); e EMEDUS. Foi consultora do projeto “(De)Othering: Deconstructing Risk and Otherness: hegemonic scripts and counter-narratives on migrants/refugees and 'internal Others' in Portuguese and European mediascapes” (POCI-01-0145-FEDER-029997). Foi ponto focal na FLUC do projeto SUPERA (novembro de 2021 a maio de 2022). 

É membro de três ações do COST: CA18230 - Interactive Narrative Design for Complexity Representations, CA17135 - Constitution-making and deliberative democracy e  CA21107 - Work inequalities in later life redefined by digitalization (representante de Portugal). Anteriormente integrou as ações CA15122 Reducing Old-Age Social Exclusion: Collaborations in Research and Policy; IS1409 Gender and health impacts of policies extending working life in western countries; IS1401ELN European Literacy Network; IS1402 Ageism - a multi-national, interdisciplinary perspective; FP1104 New Possibilities for Print Media and Packaging - combining print with digital; e ISO 906 Transforming Audiences, Transforming Societies.

Foi Invited Scientist Fellow na Universidade Carlos III de Madrid no âmbito do projeto financiado ENCAGE-CM (S2015/HUM-3367) e Professora Convidada na Universidade de Cabo Verde. É formadora certificada pelo Ministério da Educação, Sindicato dos Jornalistas e Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. 

Foi membro da equipa portuguesa do Global Media Monitoring Project 2020. Associada da ECREA e da SOPCOM, onde foi coordenadora-adjunta do grupo de trabalho de Jornalismo e Sociedade. É cofundadora da Associação Portuguesa de Formação e Ensino a Distância. Membro da comissão executiva do Observatório do Ciberjornalismo. Integra o Observatório Media, Informação e Literacia, e o NIP-C@M. É membro do grupo Civic Tech da APDSI, do qual foi cocoordenadora (janeiro de 2018 a setembro de 2021).

 

Contactos:

Colégio de São Jerónimo, Piso 1

ines.amaral@uc.pt

 

Horário de Atendimento:

Terça-feira, 11h-12h

Colégio de São Jerónimo, Piso 1

 

Links:

CiênciaVitae

Orcid

Scopus Author ID

Web of Science ResearcherID

ResearchGate

Website

 

Seleção de publicações recentes: 

- Garraio, J., Toldy, T., Sousa Carvalho, A., Santos, S. J., & Amaral, I. (2024). “Gender Ideology” in Portugal: The Circulation and Political Performance of Anti-Gender Discourses in Society and Politics. In Giorgi, A., Garraio, J. & Toldy, T. (Eds.) Religion, Gender, and Populism in the Mediterranean (pp. 31-54). London: Routledge. DOI: 10.4324/9781003300885.

- Garraio, J., Amaral, I., Simões, R. B., & Santos, S. J. (2023). Forward and backwards: Sexual in violence in Portuguese news media. In Boyle, K. & Berridge, S. (Eds.) The Routledge Companion to Gender, Media and Violence (pp. 145-154). London: Routledge.

- Antunes, E., Amaral, I., Simões, R. B., & Flores, A. M. M. (2023). Who Are the Young Adults in Portugal? Daily Usage of Social Media and Mobile Phones, in a No-Kids and No-Independent Housing Context—Results from a Representative Online Survey. Youth, 3(4), 1101-1120.

- Simões, R. B., Amaral, I., Flores, A. M. M., & Antunes, E. (2023). Scripted Gender Practices: Young Adults’ Social Media App Uses in Portugal. Social Media+ Society, 9(3), 20563051231196561.

- Amaral, I., Flores, A. M., & Antunes, E. (2023). Intergenerational Solidarity: Perceptions of Young Adults. Lecture Notes in Computer Science, 14043, 413-425.

- Amaral, I., Antunes, E., & Flores, A. M. (2023). How do Portuguese young adults engage and use m-apps in daily life? An online questionnaire survey. OBS* 17(2), 245-263.

- Amaral, I. (2023). #17Feb and the so-called social media revolution: a decade over the Libya's uprising. Estudos em Comunicação, 36, 1-15.

- Amaral, I., & Flores, A. M. (2023). Challenging gendered and ageing normative stereotypes on Instagram. In Rosales, A., Fernández-Ardèvol, M., & Svensson, J. (Eds.) Digital Ageism (pp. 152-171). London: Routledge.

- Antunes, E., Alcaire, R., & Amaral, I. (2023). Wellbeing and (Mental) Health: A Quantitative Exploration of Portuguese Young Adults’ Uses of M-Apps from a Gender Perspective. Social Sciences, 12(1), 3.

- Simões, R. B., Amaral, I., Santos, S., & Alcantara, J. (2022). Violência Online Contra as Mulheres: Relatos a Partir da Experiência da Pandemia da COVID-19. Comunicação e Sociedade 42, 179-203. doi: https://doi.org/10.17231/comsoc.42(2022).3981 

- Amaral, I., Flores, A. M., & Antunes, E. (2022). Desafiando imaginários: práticas mediadas de jovens adultos em aplicações móveis. Media & Jornalismo, 22(41), 141-160. doi: https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_8 

- Correia, J. C., Jerónimo, P., & Amaral, I. (Eds.) (2022). Disinformation studies. Perspectives from an emerging field. Covilhã: LabCom Books.

- Amaral, I., Simões, R. B., & Poleac, G. (2022). "Technology gap and other tensions in social support and legal procedures: stakeholders’ perceptions of online violence against women during the Covid-19 pandemic". El Professional de la Información, 31(4), e310413.e310413

- Jorge, A., Amaral, I., & de Matos Alves, A. (2022). “Time Well Spent”: The Ideology of Temporal Disconnection as a Means for Digital Well-Being. International Journal of Communication 16, 1551-1572. doi: https://doi.org/1932–8036/20220005

- Medeiros Neto, B., Amaral, I., & Ghinea, G. (Eds.) (2022). Digital Convergence in Contemporary Newsrooms: Media Innovation, Content Adaptation, Digital Transformation, and Cyber Journalism. Cham: Springer.

- Correia, J. & Amaral, I. (Eds.) (2021). De que falamos quando dizemos jornalismo. Covilhã: Editora LabCom.

- Amaral, I., Santos, S. J., Simões, R. B., & Brites, M. J. (2021). Digital Aging: Reinforcing Normative Masculinities on Instagram. Lecture Notes in Computer Science 12786, 335-348. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-78108-8_25

- Simões, R. B., Amaral, I., Santos, S. J., & Brites, M. J. (2021). New media, old misogyny: Framing mediated Madonna on Instagram from an ageing perspective. Lecture Notes in Computer Science 12786, 430-442. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-78108-8_32

- Santos, S. J., Amaral, I., Simões, R. B., & Brites, M. J. (2021). Debunking the #manosphere: An exploratory analysis on patriarchy and ageism within the digital realm. Lecture Notes in Computer Science 12786, 420-429. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-78108-8_31

- Brites, M. J., Amaral, I., Santos, S. J., & Simões, R. B (2021). Generational perspectives on EU documents tackling disinformation. Lecture Notes in Computer Science 12786, 349-360. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-78108-8_26

- Amaral, I. & Simões, R. B. (2021). Online abuse against women: towards an evidence-based approach. In J. S. González & J. G. García (Eds.) Digital Media. El papel de las redes sociales en el ecosistema educomunicativo en tiempos de covid-19 (pp. 579-591). Madrid: McGraw-Hill.

- Amaral, I. & Simões, R. B. (2021). Violence, misogyny and racism: young adults' perceptions of online hate speech. In J. J. Sánchez & A. B. Baéz (Eds.) Cosmovisión de la comunicación en redes sociales en la era postdigital (pp. 869-881). Madrid: McGraw-Hill.

- Simões, R. B., Amaral, I., & Santos, S. J. (2021). The new feminist frontier on community-based learning: popular feminism, online misogyny, and toxic masculinities. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 12(2), 165-177. doi: https://10.3384/rela.2000-7426.3359

- Simões, R. B., Amaral, I. & Santos, S. (2021). Tracking the outbreak and far beyond: How are public authorities using mobile apps to control Covid-19 pandemic. In F. R. Cádima & I. Ferreira (Eds.) Multidisciplinary Perspectives of Communication in a Pandemic Context (pp. 166-181). Lisboa: ICNOVA.

- Amaral, I. (2020). Citizens Beyond Troika: Media and Anti-Austerity Protests in Portugal. International Journal of Communication 14, 3309-3329. doi: https://doi.org/1932–8036/20200005

- Simões, R. B. & Amaral., I. (2020). Pós-feminismo, pós-racialismo e pós-colonialismo: A cobertura mediática da campanha de Joacine Katar Moreira. Ex-Aequo 42, 135-152. doi: https://doi.org/10.22355/exaequo.2020.42.08

- Amaral, I., Santos, S. J. & Brites, M. J. (2020). Mapping Intergenerational Masculinities on Instagram. Lecture Notes in Computer Science vol. 12209, pp. 3-16. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-50232-4_1

- Santos, S. J., Amaral, I. & Brites, M. J. (2020). Masculinities and Ageing: Deconstructing Online Representations Among Portuguese Speaking Users. Lecture Notes in Computer Science vol. 12209, pp. 89-100. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-50232-4_7

- Brites, M. J., Amaral, I. & Santos, S. J. (2020). Intergenerational Perspectives on Audiences Studies: From Youth to Senior Representations. Lecture Notes in Computer Science vol 12208, pp. 579-588. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-030-50249-2_41 

- Amaral. I. & Santos, S. (2020). Social networks and institutional communication: the case of Portuguese universities. Revista Prisma Social, (28), 20-43. 

- Costa, M. L. & Amaral, I. (2020). Communication Design and Space Narratives”. In D. Raposo, J. Neves, & J. Silva (Eds.) Perspectives on Design (pp. 103-113). Cham: Springer.

- Amaral, I., Basílio Simões, R., Jerónimo, P. & Fidalgo, M. I. (2020). Facebook y periodismo de proximidad: estudio de caso de los incendios en portugal de 2017. In A. Domínguez & J. Sánchez (Eds.) Aproximación Periodística Y Educomunicativa al Fenómeno de las Redes Sociales (pp. 181-193). Madrid: McGraw-Hill. ISBN: 978-84-486-2035-6.

 
A sua fotografia