Nuno Coelho (Univ Coimbra, CEIS20, DARQ)
Nuno Coelho (Bruxelas, 1976, ele/dele) é designer de comunicação, artista e curador português, sediado no Porto; Professor Auxiliar do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde leciona nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Design e Multimédia; Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra; e docente do Colégio das Artes da mesma universidade. Atualmente, é coordenador do curso de Licenciatura em Design e Multimédia.
Doutorado em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2013); Master em Design e Produção Gráfica pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2005); e Licenciado em Design de Comunicação e Arte Gráfica pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2002).
Na sua actividade como designer, em regime independente, desenvolveu trabalhos para diversas entidades predominantemente em Portugal, mas também noutros países, na sua maioria para agentes artísticos e instituições culturais. Tem desenvolvido vários projetos autorais na intersecção entre o design e a arte, levantando questões, na sua maioria, sobre temáticas sociais e políticas.
Como investigador de design, tem interesse em história, cultura material, património, humanidades digitais, comunicação de ciência e representação e semiótica visuais. Tem explorado questões de identidade e memória através da exploração da política de produção de imagens e de arquivos de instituições e marcas comerciais históricas portuguesas. Como curador, tem organizado exposições e programas públicos. É autor de dois livros e editor de outros três.
É, desde 2019, membro da RAMPA, associação cultural sem fins lucrativos, que gere e programa um espaço independente de arte, no Porto, fazendo parte da atual direção.
Os seus trabalhos mais relevantes incluem:
• Co-curadoria com Alexandra Balona e Melissa Rodrigues de “Um Elefante no Palácio de Cristal” (2021), programa público sobre a Primeira Exposição Colonial Portuguesa (Porto, 1934) na Galeria Municipal do Porto, tendo resultado na edição homónima publicada pela Câmara Municipal do Porto (2023);
• Co-curadoria e co-produção de “Post-Amnesia: Dismantling Colonial Manifestations” (2021), ciclo de debates online sobre heranças coloniais na cidade do Porto;
• Autoria e produção do “5º Caderno – Ensaio sobre os Arquivos do Rivoli” (2017), exposição baseada em pesquisa histórica sobre o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, que resultou da edição homónima editada pela Câmara Municipal do Porto (2017);
• Autoria e produção de “O Rosto da Confiança” (2016) e “Uma História de Confiança” (2017), exposições baseadas em pesquisa histórica sobre a fábrica da Saboaria e Perfumaria Confiança, a mais recente tendo resultado na publicação do livro homónimo editado pelas edições Tinta-da-china (2017);
• Co-curadoria com Annelys de Vet de “Unmapping the World”, exposição sobre cartografia crítica realizada no âmbito da EXD – Bienal de Design de Lisboa (2013);
• Autoria e produção de “Uma Terra Sem Gente Para Gente Sem Terra” (2007), exposição sobre a situação política e social na Palestina (totalizando 33 apresentações em sete países) que, por sua vez, resultou na publicação do livro homónimo em co-autoria com Adam Kershaw (2009).
Atualmente, é Investigador Responsável (IR) da Ação-Piloto (projeto exploratório) "Joaquim – O Conde de Ferreira e seu legado" (2023-2024), que resultou na organização de um colóquio e de uma exposição; e que resultará na publicação de um livro.
As suas diversas atividades (organização e participação em exposições; realização de palestras e conferências; condução de oficinas; entre outras) tiveram lugar na África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, Etiópia, Finlândia, França, Grécia, Irão, Itália, Japão, Lituânia, México, Moçambique, Palestina, Portugal, Reino Unido, Sérvia e Suécia. Outras atividades não públicas (trabalho de campo; visitas de trabalho; entre outras), para além de alguns países mencionados anteriormente, tiveram lugar no Chipre, Coreia do Sul, Gâmbia, Guiné-Bissau, Israel, Líbano, Luxemburgo, Países Baixos, Senegal, Tunísia e Turquia.
O seu trabalho pode ser consultado em www.nunocoelho.net
O seu CV completo pode ser consultado em www.cienciavitae.pt/7714-4D12-7E18