Rui P. Rocha (nascido em 1973) é Professor Associado, em regime de tenure e dedicação exclusiva, da Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (EEC) e investigador permanente do Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação são centrados no desenvolvimento de sistemas multi-robô dotados de percepção cooperativa, coordenação descentralizada e autonomia resiliente, para serem aplicados em robótica de serviços e assistiva, resposta a desastres, ecologia, indústria e logística, para benefício da humanidade e sustentabilidade.

Participou em vários projetos de I&D financiados pelos quadros de financiamento FP6, FP7 e H2020 da Comissão Europeia, desenvolvidos em consórcio, e foi o Investigador Responsável de projetos de I&D em robótica de busca e salvamento urbano, patrulhamento de edifícios com sistemas multi-robô e ambient assisted living. É coautor de cerca de 90 artigos indexados na Scopus, que foram publicados em revistas científicas indexadas pela ISI, capítulos de livros e atas de conferências internacionais com revisão por pares. Tem tido uma intensa atividade editorial, servindo regularmente como editor e revisor em revistas e conferências de topo na área da Robótica e também serviu na organização de algumas conferências e trilhas temáticas sobre Robótica Inteligente. Orienta atualmente 2 estudantes de doutoramento e várias dissertações de mestrado, tendo orientado no passado um total 2 teses de doutoramento e 31 dissertações de mestrado, já concluídas, centradas nos seus interesses de investigação. Tem lecionado diferentes disciplinas em EEC, incluindo robótica móvel, algoritmos e estruturas de dados, engenharia de software, eletrónica, sistemas digitais e microprocessadores. 

É membro sénior do IEEE e membro do Comité Técnico da IEEE-RAS em Sistemas Multi-Robô. Obteve os graus pré-Bolonha de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em EEC pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1996, 1999 e 2006, respetivamente. Antes de ingressar na Universidade de Coimbra em 2000, iniciou a sua carreira académica como Monitor na Universidade do Minho, Departamento de Informática, onde lecionou sistemas digitais e microeletrónica entre nov. de 1998 e fev. de 2000. Iniciou a sua carreira como engenheiro eletrotécnico na divisão de Automação e Robótica da empresa EFACEC, onde trabalhou entre out. de 1996 e jan. de 2000, no desenvolvimento de sistemas automatizados de manuseio de materiais baseados em veículos guiados automaticamente (AGV), e participou no projeto desses sistemas para clientes importantes como o Banco da China em Hong Kong e a refinaria Repsol YPF na Argentina. 

Página pessoal: https://home.deec.uc.pt/~rprocha/

Perfil de Investigador:  Scopus  |  Google Scholar  |  ORCID  |  Ciência ID

 
A sua fotografia
QrCode uc26413
QR Code ?