a carregar...

Rui Pereira Dias é docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Aí apresentou a sua tese de mestrado, em Ciências Jurídico-Empresariais, intitulada Responsabilidade por Exercício de Influência sobre a Administração de Sociedades Anónimas — Uma Análise de Direito Material e Direito de Conflitos.

 

Foi docente convidado da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde se licenciou. Ensinou em diversos cursos de pós-graduação e proferiu conferências em Portugal, Espanha, Alemanha, Angola, Brasil e África do Sul.

Publicou artigos em revistas e obras coletivas portuguesas, espanholas, brasileiras, alemãs e sul-africanas, em diversos temas de Direito Internacional Privado, Processo Civil Internacional e Europeu, Direito das Sociedades e Arbitragem.

 

Fora de Portugal, estudou na Universidade de Heidelberg, como aluno de mobilidade, e obteve na New York University School of Law um LL.M., na menção International Business Regulation, Litigation, and Arbitration, enquanto bolseiro Fulbright.

Realizou ainda diversas estadias de investigação, designadamente, no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, em Hamburgo, no Institut für ausländisches und internationales Privat- und Wirtschaftsrecht, da Universidade de Heidelberg, e na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

 

A sua tese de doutoramento, defendida e aprovada em julho de 2017, é subordinada ao tema Litigância societária internacional no direito da União Europeia: os pactos de jurisdição societários.

 

Vem colaborando regularmente, em Portugal, com a DSR — Direito das Sociedades em Revista, de cuja Redação é Secretário desde a sua fundação. É, também, um dos Autores do Código das Sociedades Comerciais em Comentário, obra de sete volumes, publicada a partir de 2010.

 

Desde 2013, é Vice-Presidente (stellvertretender Vorsitzende) da Associação Luso-Alemã de Juristas (Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung e.V.).  

 

É Advogado, atualmente com a inscrição suspensa a seu pedido.

Interveio, ao longo dos últimos anos, em diversos litígios judiciais e arbitrais, em matérias de Direito Comercial, das Sociedades e Internacional Privado.

 

 

CV (pt): http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5304038825737984