Fernando Matos Oliveira é Professor Auxiliar do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde integra a 'Secção de Artes'. Tem lecionado sobretudo no Curso de Estudos Artísticos, sendo atualmente coordenador do Doutoramento em Estudos Artisticos. É membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX (CEIS20). Principais áreas de interesse: Teorias do Teatro e da Performatividade; Estudos Teatrais e Performativos; Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.

É Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente (2011-), coordena o Centro de Dramaturgia Contemporânea (2012-) e a coleção Dramaturgia da Imprensa da Universidade de Coimbra.

Doutorado em Literatura Portuguesa, tem publicado ensaios sobre teatro, performance, narrativa e poesia. É autor de O Destino da Mimese e a Voz do Palco: O Teatro Português Moderno (Angelus Novus, 1997), Teatralidades. 12 Percursos pelo Território do Espectáculo (Angelus Novus, 2003) e de Poesia e Metromania. Inscrições Setecentistas (1750-1820) (Diss. Doutoramento, 2008). Organizou e editou a Antologia Poética (Angelus Novus, 1998) e os Escritos sobre Teatro (Cotovia, 2001) de António Pedro, poeta associado ao surrealismo em Portugal e à fundação do Teatro Experimental do Porto (1953). Editou o Nº4 da revista Sinais de Cena, o volume O Melodrama I (Centro de Literatura Portuguesa, 1996, com M. Helena Santana), Ensaios Ruminantes. Sobre a Obra Performativa de Patrícia Portela (Imprensa da UC, 2017, com Thiago Arrais) e Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas (Imprensa da UC, 2018). Foi responsável pela direção científica e artística dos projetos Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas (apoios DGArtes, TAGV e CEIS20, 2015-16) e "Do Texto ao Storyboard: Práticas de Edição no Teatro Contemporâneo" (Apoio DGArtes 2017-2018, programa "Edição Teatral")

Email: fmatos@fl.uc.pt

CV DeGois 

 
A sua fotografia
QrCode fmatos
QR Code ?