COVID19 - Situação diária em PT

Actualização diária (COVID-19) com base no relatório da DGS de 3/06/2020 relativo aos dados reportados às 24h do dia 2/06/2020

Neste documento é possível observar a distribuição do número de casos confirmados e do número de mortes por género, idade e região de residência. Apresenta-se também a comparação dessa distribuição com o que seria expectável na população Portuguesa, dada a sua distribuição segundo os mesmos indicadores quer para os casos residentes quer para a mortalidade [Casos confirmados: figuras 1 a 8 Mortes: figuras 13 a 21]. Nas figuras 9 e 10 apresenta-se a frequência com que os sintomas referidos no relatório da DGS são reportados e a avaliação da homogeneidade dos mesmos.

Apresenta-se também a evolução dos novos casos confirmados (figura 11) e do total de casos confirmados (figura 12) globalmente e por género.

Na figura 22 apresenta-se a razão diária entre o número de mortos e do número de casos recuperados e na figura 23 apresenta-se o número de casos activos tendo por base a seguinte definição: Casos Activos = Casos Confirmados - Mortos - Recuperados. Na figura 24 apresenta-se o número de casos suspeitos, em vigilância, a aguardar resultado, confirmados e não confirmados.

Quanto às figuras 25 e 26, nelas está representado (respectivamente) o tempo de duplicação e o tempo de decuplicação da COVID-19 em Portugal quer para o número de casos confirmados quer para o número de mortes, bem como o intervalo de confiança estimado a 95% com base no número de dias de actividade da doença (em cada ponto).

Por último, apresentam-se 4 tabelas descritivas, ainda que nelas seja apresentado o intervalo de confiança para a média calculada com base no número de dias de actividade da doença, até à data. As primeira três dizem respeito aos indicadores do tempo de progressáo, tempo de duplicação e tempo de decuplicação da COVID-19 para o número de casos confirmados (tabela 1), mortes (tabela 2) e número de casos recuperados (tabela 3).

Na tabela 4 apresentam-se os mesmos indicadores estatísticos para a razão mortes/recuperados, para a percentagem de casos severos e críticos definidos, respectivamente, como a percentagem de casos internados e internados em UCI entre o número de casos activos, para o número de novos testes realizados diariamente, para a percentagem de casos positivos (definida como número de novos casos confirmados/número de novos testes) e para a proporção de casos infectados na população portuguesa (definida como o número total de casos confirmados/dimensão da população Portuguesa). A dimensão da população Portuguesa é actualizada diariamente (https://countrymeters.info/pt/Portugal). Os dados relativamente às mortes em Portugal foram obtidos no PORDATA, sendo que para o género e idade são relativas a 2016 e para a região de residência são relativas a 2018. Todas as fontes consultadas estão referidas no final do documento.

 

Os artigos submetidos para publicação em revistas com revisão por pares encontram.se na página em inglês (https://apps.uc.pt/mypage/faculty/bcpaiva/en/) ou com um doi provisório após um primeiro screening no site do MED RXiv (https://doi.org/10.1101/2020.02.24.20027268 e https://doi.org/10.1101/2020.03.05.20031872).

 
Total de casos activos (previsão a 30 dias)
Galeria de Imagens
Novos casos activos (previsão a 10 dias) Velocidade (novos casos activos/dia, previsão a 10 dias) Aceleração (variação dos novos casos activos/dia, previsão a 10 dias)
Ficheiros
  • Abrir Situação PT 23:59 do dia 2/06/2020 207.0 kB