Ana Isabel Ribeiro
Professora Auxiliar (DHEAA/FLUC)
aribeiro@fl.uc.pt
É Professora Auxiliar do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de de Letras da Universidade de Coimbra, investigadora integrada do Centro de Estudos Disciplinares (CEIS20) e colaboradora do Centro de História da Sociedade e Cultura.
As suas áreas investigação enquadram-se na História Moderna de Portugal, mais especificamente estudo da Nobreza local e regional portuguesa no Antigo Regime e na Didática da História e Formação de Professores de História. Tem desenvolvido, também, atividade relevante no âmbito das Humanidades Digitais, nomeadamente, na utilização bases de dados relacionais aplicadas à História e análise de redes sociais.
Leciona no cursos de 1º ciclo em História e no Mestrado em de Ensino de História. Ao nível de 3ºs ciclos leciona e cooorienta teses no Doutoramento em Ciência de Informação e em História.
Tem supervisionado, desde 2006, diversos núcleos de estágio no âmbito da Formação de Professores de História para o 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e orientado inúmeros relatórios e teses no âmbito da sua área de investigação e na área de Ensino de História e Educação Histórica.
Atualmente desempenha os cargos de Coordenadora do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Subdiretora da FLUC com o pelouro do Ensino e Assuntos Académicos .
Publicações Selecionadas
- Gago, M., Ribeiro, A.I. (2022). História e Educação Histórica: que diálogos e desafios? Revista Portuguesa de História, 53, 61-78 https://doi.org/10.14195/0870-4147_53_3
- Aresta, M., Fernandes, A., Ribeiro, A. I. (2022). Cenários de aprendizagem ubíqua: novos desafios. In A. Fernandes, F. V. de Castro & C. Cravo (Org.), Desafios curriculares no Século XXI (pp. 427-456). Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2241-5_1
- Ribeiro, A. I. (2021). Instrumentos e mecanismos de poder da fidalguia (Coimbra, séculos XVIII e XIX)”, D. B. Gil, M. C. I. Vicente e J. D. Rodrigues (Coord.), Actores e instrumentos del poder em las monarquias ibéricas, Almedina (pp. 347-390). Almedina https://www.almedina.net/actores-e-instrumentos-del-poder-en-las-monarquias-ibericas-1640184308.html
- Ribeiro, A. I. (2018). A análise de redes na investigação histórica. Aplicação a um estudo de caso: as escolhas dos eleitores para a vereação da Câmara de Coimbra (1783-1817), Revista Portuguesa de História, 49, 301-324 https://doi.org/10.14195/0870-4147_49_12
- Dias-Trindade, S. e Ribeiro, A. I. (2017). O ensino da História e tecnologias – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais.In C. Porto e J.A Moreira (Ed.), Educação no Ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões (pp. 133-146). Editora Universitária Tiradentes/Whitebooks Estudo Geral: http://hdl.handle.net/10316/45265
Áreas de interesse/investigação
História Moderna de Portugal - Nobreza Portuguesa no Antigo Regime| Didática da História e Formação de Professores de História| Humanidades Digitais - bases de dados relacionais aplicadas à História e análise de redes sociais na investigação Histórica.
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