Posição actual:

Investigador Principal, Centro de Neurociências e Biologia Celular, Professor Auxiliar Convidado, Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra

 

Morada e indicadores:

Morada institucional: CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular, Edifício UC Biotech, Lote 8A, Biocant Park, Universidade de Coimbra, 3060-197 Cantanhede, PORTUGAL

Telefone: +351-231-249-195, fax: +351-231-249-179

E-mail: pauloliv@cnc.uc.pt

 

PubmedID: Oliveira PJ

ResearchID: http://www.researcherid.com/rid/H-1980-2011

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5201-9948

 

Educação:

1999, Universidade de Coimbra: Licenciatura em Bioquímica

2003, Universidade de Coimbra: Ph.D. em Biologia Celular

2003-2006: Pos-Doc em Biologia Celular/Toxicologia, Centro de Neurociências e Biologia Celular/Universidade do Minnesota, Duluth, E.U.A.

 

Nota biográfica

 

As actuais áreas de investigação do Paulo Oliveira incluem alterações mitocondriais cardíacas resultante da actividade física e dieta, disfunção mitocondrial cardíaca e morte celular causadas por anti-neoplásicos, alterações mitocondriais durante a diferenciação de células estaminais cancerígenas e durante o processo de carcinogénese ou concepção de fármacos dirigidos para actuar na mitocôndria. Ao longo da sua carreira científica, o Paulo tem fornecido avanços nas mais variadas áreas, incluindo na compreensão dos mecanismos de cardiotoxicidade selectiva pela doxorubicina, um agente anticancerígeno, o qual parece estar envolvido na diminuição do translocador de nucleotideos de adenina, na oxidação de grupos tiol nas membranas mitocondriais e numa disrupção primária da capacidade de bombeamento de cálcio pelas mitocôndrias no coração. Além disso, o Paulo também demonstrou que a protecção cardíaca proporcionada pelo carvedilol, um bloqueador beta-adrenérgico, envolve mecanismos de protecção antioxidante da função mitocondrial.

O Paulo tem vindo a colaborar com investigadores da Universidade do Porto, Portugal, de forma a demonstrar que exercício de resistência, agudo ou voluntário em modelos animais previnem alterações mitocondriais resultantes da toxicidade de vários compostos e de doenças, tais como diabetes e envelhecimento. Os seus trabalhos mais recentes demonstraram que a dieta, nomeadamente uma formulação que contém óleo de colza, influencia a bioenergética mitocondrial hepática, altera a composição da membrana e resulta na diminuição da susceptibilidade aos efeitos tóxicos da nimesulida e menadiona. Além disso, numa submissão recente, o Paulo e o seu grupo demonstraram que a diferenciação de células estaminais cancerígenas está associada com a remodelação metabólica e mitocondrial, levando ao aumento da capacidade mitocondrial e ao aumento da susceptibilidade a agentes anticancerígenos dirigidos para actuar na mitocôndria. Uma das consequências é que as células cancerígenas diferenciadas são mais susceptíveis a terapias direccionadas para a mitocôndria, mostrando assim, que o aumento da capacidade mitocondrial em células estaminais cancerígenas torna-as mais vulneráveis ​​para este tipo de terapias.

Na sua carreira, o Paulo tem sido supervisor ou co -orientador de mais de 30 estudantes de Doutoramento, alguns dos quais já defenderam as suas teses de doutoramento. O Paulo também tem supervisionado vários alunos em projectos de Mestrado (~20) e de Licenciatura (~20), bem como tem recebido vários estudantes internacionais e de pós-doutoramento. Esta é uma componente importante e indispensável ao longo da sua carreira científica, uma vez que o Paulo considera a formação de recursos humanos um serviço obrigatório para a comunidade.

O Paulo tem apoiado um grande grupo de investigadores através de inúmeros projectos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, actuando também como coordenador científico de dois projectos H2020 (sendo-lhe concedido um total de mais de 4 milhões de euros). O Paulo tem cerca de 210 artigos originais com peritagem prévia Paulo Oliveira tem actualmente cerca mais de 4000 citações, com um factor h de 35 (fonte: Web of Knowledge). O Paulo Oliveira também é autor ou co-autor de nove capítulos de livros e foi o editor convidado de uma edição especial da revista Current Drug Targets. O seu currículo também inclui ~50 palestras convidadas em Portugal e no estrangeiro, bem como cerca de ~400 comunicações em congressos científicos (Posters/apresentações orais). Recebeu também vários prémios pelo seu trabalho na área de investigação mitocondrial cardíaca (Sociedade Portuguesa de Cardiologia).

O Paulo Oliveira passou mais de três anos a trabalhar na Faculdade de Medicina da Universidade de Minnesota, em Duluth, EUA, onde colaborou com vários investigadores de renome na área e contribuiu para a publicação de vários artigos científicos. É actualmente um dos investigadores portugueses mais conhecidos nesta área, tendo várias colaborações não só na Europa, como na África e nos EUA.

O Paulo Oliveira é frequentemente solicitado para escrever ou rever artigos (por exemplo, Nature Protocols, Toxicology and Applied Pharmacology, British Journal of Pharmacology, PLOS One, American Journal of Physiology or the Journal of Physiology, entre outros) e candidaturas a projectos (Organismos de financiamento de Ciência Suiços, Sul Africanos ou Checos) tendo como objectivo o peer-reviewing. O Paulo Oliveira também foi membro do júri de várias defesas de Doutoramento e Mestrado em Coimbra, Porto, Aveiro, Braga e Lisboa, bem como em Oviedo, Espanha.

Além da investigação, o Paulo Oliveira é frequentemente convidado a participar no ensino do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, bem como em outras Universidades fora de Portugal. Têm mantido um papel fundamental e consistente na organização de Congressos científicos nacionais e internacionais, incluindo os Cursos Internacionais em Toxicologia (2005-2010 em Coimbra) e o Congresso Anual da Sociedade Europeia para a Investigação Clínica (2013 em Albufeira, Portugal). Além disso, o Paulo está envolvido na organização de workshops mitocondriais em vários congressos, bem como em actividades de sensibilização para a ciência. Desde abril de 2013, Paulo Oliveira também é Vice-Presidente da Sociedade Europeia para a Investigação Clínica, tendo um papel importante na gestão da Sociedade e nos seus Congressos Anuais. Em Dezembro de 2014, o Paulo foi o Presidente da Organização do XIX Congresso da Sociedade Portuguesa de Bioquímica e será em 2019 o Presidente do Congresso Anual da Sociedade Europeia e Investigação Clínica.

 

Para ver lista de publicações:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=oliveira+pj