Curriculum Vitae
Local e Data de Nascimento: Vilar de Figos, Barcelos, Portugal, 25 de Março de 1950
Correio Electrónico: apedrosa@uc.pt
Qualificações Académicas
— Licenciatura em Química, ramo científico (Química-Física), Universidade de Coimbra, Novembro de 1974.
— Mestrado em Química, especialidade Química-Física, Universidade de Coimbra, Setembro de 1985 (Dissertação não publicada: “Luminiscência do Ião Uranilo em Aluminas”).
— Doctor of Philosophy, Universidade de East Anglia, Reino Unido, julho 1988 - janeiro de 1989 (Tese de Doutoramento não publicada, 1988: “The use of oral assessment in chemistry).
— Doutora em Química, Educação em Química, Universidade de Aveiro (equivalência), março de 1989.
Atividade Profissional
— Além de professora cooperante na República de Cabo Verde, de novembro de 1979 a setembro de 1981, na Escola de Formação de Professores para o Ensino Secundário, e de atividades no âmbito de relações internacionais na Reitoria da Universidade de Coimbra, de 1988 a 1994, foi docente no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, de 1974 a 1979 e de 1989 até à aposentação, em junho de 2016.
Publicações
Livros
"Água ... Que substância tão especial!", M. A. Pedrosa, M. H.Dias, J. M. Lopes e M. P. Santos, Universidade de Aveiro (Ed.), Setembro, 1997.
“Química – Manual do Aluno, 10º Ano”, Ferreira, A.J.; Pedrosa, M. A. & Simões. M. O. Ministério da Educação de Timor-Leste. 2012 (ISBN 978-989-8547-14-9)
“Química – Guia do Professor, 10º Ano”, Ferreira, A.J.; Pedrosa, M. A. & Simões, M. O. Ministério da Educação de Timor-Leste. 2012 (ISBN 978-989-8547-01-9)
“Química – Manual do Aluno, 11º Ano”, Simões, M. O.; Ferreira, A.J. & Pedrosa, M. A. Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013 (ISBN: 978-989-8547-41-5)
“Química – Guia do Professor, 11º Ano”, Simões, M. O.; Ferreira, A. J. & Pedrosa, M. A. Ministério da Educação de Timor-Leste. 2013 (ISBN: 978-989-8547-55-2)
“Química – Manual do Aluno, 12º Ano”, Simões, M. O., Ferreira, A. J. & Pedrosa, M. A. Ministério da Educação de Timor-Leste. 2014 (ISBN: 978-989-753-118-7)
“Química – Guia do Professor, 12º Ano”, Simões, M. O., Ferreira, A. J. & Pedrosa, M. A. Ministério da Educação de Timor-Leste. 2014 (ISBN: 978-989-753-132-3)
Capítulos de Livros
"A comunicação não-verbal influenciará as classificações da aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática atribuídas em provas orais?". A. Pedrosa, J. Veiga, E. Pestana & M. Pereira in Instituto de Inovação Educacional (Ed.), Ensino das Ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, Ministério da Educação, pp. 165-179, 1997.
"Comparação das classificações da aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática atribuídas em provas escritas com as atribuídas em provas orais". A. Pedrosa, J. Veiga, E. Pestana & M. Pereira, in Instituto de Inovação Educacional (Ed.), Ensino das Ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, Ministério da Educação, pp. 181-198, 1997.
"Planificação de Actividades Práticas de Ciências e Estruturação Conceptual", M. A. Pedrosa, in Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação (Ed), Materiais Didácticos I – Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação, pp. 19-42, 2000.
"Trabalho Prático em Química – Questionar, Reflectir, (Re)Conceptualizar…", M. A. Pedrosa, in Departamento de Metodologias da Educação, Universidade do Minho (Ed), Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências. Braga: Departamento de Metodologias da Educação, Universidade do Minho, pp. 481-496, 2000.
"Perspectivas Subjacentes ao “Programa de Formação no Ensino Experimental das Ciências”", M. A. Pedrosa & A. Mateus, in Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação (Ed), Concepção e Concretização das Acções de Formação I – Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação, pp. 35-48, 2000.
"Trabalho Prático Experimental no Ensino das Ciências: Pontos de Vista dos Professores-Formandos antes do Programa", M. A. Pedrosa & L. Dourado, in Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação (Ed), Concepção e Concretização das Acções de Formação I – Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação, pp. 59-80, 2000. (acessível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/CE_Programa/publicacoes_concepcao_1.pdf)
"Ensino das Ciências e Trabalhos Práticos – (Re)Conceptualizar…", M. A. Pedrosa, in Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação (Ed). (Re)Pensar o Ensino das Ciências – Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação, pp. 19- 33, 2001.
"Educar em escolas abertas ao Mundo – Que cultura e que condições de exercício da cidadania?", M. A. Pedrosa & A. Mateus, in Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação (Ed), (Re)Pensar o Ensino das Ciências – Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação, pp. 141-154, 2001.
"Mudanças de Práticas de Ensino das Ciências – Uma Reflexão Epistemológica", M. A. Pedrosa, in Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação (Ed.), (Re)Pensar o Ensino das Ciências – Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário, Ministério da Educação, pp.34-50, 2001.
"La Integración de CTS en el Sistema Educativo Portugues", M. A. Pedrosa & I. P. Martins, in P. Membiela (Ed.), La Enseñanza de las Ciencias desde la Perspectiva Ciencia-Tecnología-Sociedad: Formación Científica para la Ciudadanía. Madrid, Narcea S. A. de ediciones, 107-119, 2001.
"Exposições Escolares e Comunicação Pública de Ciências", M. H. Henriques & M. A. Pedrosa, in La Ciencia ante el Publico. Cultura humanista y desarrollo científico-tecnológico, Sección III, Lenguaje, Comunicación y Divulgación de la Ciencia y la Tecnologia, Instituto Universitario de Estudios de la Ciencia y la Tecnología, Salamanca (edição em CD-ROM – ISBN: 84-688-2676-6), 295-308, 2003.
"Environmental Education and Citizenship – Challenges for Scientific Communities and Science Teachers", M. A. Pedrosa, in Ulisses Azeiteiro, Fernando Gonçalves, Walter Leal Filho, Fernando Morgado & Mário Pereira (Eds.), World Trends in Environmental Education. Frankfurt am Main, Peter Lang, pp. 175-194, 2004.
"Literacia Científica, Resolução de Problemas e Educação Científica: Um Caso com Estudantes Universitários", M. A. Pedrosa & M. J. Moreno, in M. A. Fernández-Dominguez, M. Arrastía-Ávila, J. Fundora-Lliteras & J. Mendoza-Rodríguez (Coord.), Educación e Enerxía – Propostas sobre a Educación Enerxética e o Desenvolvemento Sostible. Santiago: Universidade de Santiago de Compostela, pp. 143-157, 2005.
"Formação de Professores de Ciências e Educação para Desenvolvimento Sustentável – Problemas Energéticos e Questões Globais", M. A. Pedrosa & P. Mendes, in M. A. Fernández-Dominguez, M. Arrastía-Ávila, J. Fundora-Lliteras & J. Mendoza-Rodríguez (Coord.). Educación e Enerxía – Propostas sobre a Educación Enerxética e o Desenvolvemento Sostible. Santiago: Universidade de Santiago de Compostela, pp. 131- 142, 2005.
"Diminuir Distâncias entre Escolas e Cidadãos – Experiências em Formação Inicial de Professores de Ciências", M. A. Pedrosa & M. H. Henriques, in P. Membiela & Y. Padilla (Ed.), Retos y perspectivas de la enseñanza de las ciencias desde el enfoque Ciencia-Tecnología-Sociedad en los inicio del siglo XXI, Educación Editora, Cap. 9, pp. 64-73, 2005 (acessível em: http://webs.uvigo.es/educacion.editora/volumenes/Libro%201/C09.%20Pedrosa%20e%20Henriques.pdf)
"Interrelações CTS e aprendizagens significativas em química: Recursos para uma intervenção", M. Laura Matos, M. Arminda Pedrosa & José Manuel Canavarro, in P. Membiela & Y. Padilla (Ed.), Retos y perspectivas de la enseñanza de las ciencias desde el enfoque Ciencia-Tecnología-Sociedad en los inicio del siglo XXI, Educación Editora, Cap. 16, pp. 110-116, 2005 (acessível em: http://webs.uvigo.es/educacion.editora/volumenes/Libro%201/C16.%20Matos,%20Pedrosa%20e%20Cannavaro.pdf)
“Utilizações energéticas sustentáveis via extinções em massa. Um recurso de interligação entre educação formal e não-formal”, M. H. Henriques, M. A. Pedrosa & A. Melo, in J. Mendoza Rodriguez & M. A. Fernández Domínguez (Coord.), Educación, Enerxía e Desenvolvemento Sostible/[1º Congreso Internacional sobre Educación, Enerxía e Desenvolvemento Sostible, Santiago de Compostela, Xuño de 2005], Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, Informes e Propostas/Instituto de Ciencias da Educación, 18, (ISBN: 978-84-9750-627-4), pp. 267-285, 2006.
“Problemáticas energéticas e de lixo doméstico em educação cientifica para todos os cidadãos”, M. A. Pedrosa & L. Leite, in J. Mendoza Rodriguez & M. A. Fernández Domínguez (Coord.), Educación, Enerxía e Desenvolvemento Sostible/[1º Congreso Internacional sobre Educación, Enerxía e Desenvolvemento Sostible, Santiago de Compostela, Xuño de 2005], Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, Informes e Propostas/Instituto de Ciencias da Educación, 18 (ISBN: 978-84-9750-627-4), pp. 473-489, 2006.
“Problemas Globais e Tempo Geológico – Interrelações e Impacto em Alunos do Ensino Básico”, A. Melo, M. A. Pedrosa, M. H. Henriques, in Á. Blanco López, V. Brero Peinado, M. Á. Jiménez López, M. T. Prieto Ruz (Coord.), Las Relaciones CTS en la Educación Científica. Málaga, Universidad de Málaga: Área de Conocimiento de Didáctica de las Ciencias Experimentales (Edição em CD-ROM, ISBN 84-689-8925-8; Depósito Legal: Ma-847-2006), Capítulo 44, 2006.
“Problemas Ambientais e Educação para a Sustentabilidade: Vivências Universitárias”, M. J. Moreno, M. A. Pedrosa, in Á. Blanco López, V. Brero Peinado, M. Á. Jiménez López, M. T. Prieto Ruz (Coord.), Las Relaciones CTS en la Educación Científica. Málaga, Universidad de Málaga: Área de Conocimiento de Didáctica de las Ciencias Experimentales (Edição em CD-ROM, ISBN 84-689-8925-8; Depósito Legal: Ma-847-2006), Capítulo 74, 2006.
“Percursos investigativos em Educação Ambiental: um caso prático no Rio Paiva”, Fátima Vilas-Boas, Ulisses Azeiteiro, M. Arminda Pedrosa & F. Gonçalves, in F. Gonçalves, R. Pereira, U.M. Azeiteiro, M. J. Pereira (Ed.), Actividades práticas em Ciência e Educação Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget, pp. 359-379, 2007.
“Sustainable development, problem solving and citizenship nowadays - reflections based on a study with university students”, Arminda Pedrosa & Maria José Moreno, in U.M. Azeiteiro, F. Gonçalves, R. Pereira, M. Pereira, W. Leal Filho & F. Morgado (Ed.), Science and Environmental Education - Towards the integration of Science Education, Experimental Science Activities and Environmental Education. Frankfurt am Main: Peter Lang GmbH, série “Environmental Education, Communication and Sustainability” (ISSN: 1434-3819; ISBN: 978-3-631-55406-7), vol. 27, pp. 283-304, 2008.
"Ecologic sustainability and individual and collective everyday practices - views of the EQOFAR”, José S M Moreno & Arminda Pedrosa, in U.M. Azeiteiro, F. Gonçalves, R. Pereira, M. Pereira, W. Leal Filho & F. Morgado (Ed.), Science and Environmental Education - Towards the integration of Science Education, Experimental Science Activities and Environmental Education. Frankfurt am Main: Peter Lang GmbH, série “Environmental Education, Communication and Sustainability” (ISSN: 1434-3819; ISBN 978-3-631-55406-7), vol. 27, pp. 333-348, 2008.
“Desenvolvimento Sustentável, Energia e Recursos Energéticos em Documentos Oficiais para o Ensino Básico e Manuais Escolares de Ciências”, M. Arminda Pedrosa &Cláudia Loureiro, in José Mendoza Rodriguez & Manuel A. Fernández Domínguez (Ed.), Educación Enerxética, Enerxías Renovables e Cambio Climático. Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela, Servizo de Publicacións e Intercambio Científico, Informes e Propostas/Instituto de Ciencias da Educación, Informes e Propostas 20, pp. 177-186, 2008.
“Formação inicial de professores de ciências, problemas atuais e percursos investigativos”, A. Capelo & M. A. Pedrosa, in W. L. P. Santos & D. Auler (Org.), CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília, Brasil: Editora Universidade de Brasília (ISBN: 978-85-230-1306-6), Cap. 15, pp. 439-461, 2011.
“An Assessment of Requirements to Reframe Science Education towards Education for Sustainable Development”, M. A. Pedrosa (2012), in F. Gonçalves, R. Pereira, W. Leal Filho & U. M. Azeiteiro (Ed.), Umweltbildung, Umweltkommunikation und Nachhaltigkeit - Environmental Education, Communication and Sustainability. Frankfurt am Main: Peter Lang Publishers (ISBN: 978-3-631-61347-4), Vol. 33, Ch. IV, pp. 71-97, 2012.
“Education for sustainable development indicators, competences and science education”, A. Capelo, C. Santos & M. A. Pedrosa. in F. Gonçalves, R. Pereira, W. Leal Filho & U.M. Azeiteiro (Ed.), Umweltbildung, Umweltkommunikation und Nachhaltigkeit - Environmental Education, Communication and Sustainability. Frankfurt am Main: Peter Lang Publishers (ISBN: 978-3-631-61347-4), Vol. 33, Ch. V, pp. 99-123, 2012.
“Educação para Desenvolvimento Sustentável e práticas interdisciplinares”, A. Capelo & M. A. Pedrosa, in M. H. Henriques, A. I. Andrade, M. Quinta-Ferreira, F. C. Lopes, M. T. Barata, R. Pena dos Reis & A. Machado (Coord.), Para Aprender com a Terra. Memórias e Notícias de Geociências no Espaço Lusófono. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra (e-ISBN: 978-989-26-0533-3, ISBN: 978-989-26-0524-1), Cap. 5, 2012.
“Energia e Educação para Desenvolvimento Sustentável”, P. João, M. A. Pedrosa & M. H. Henriques, in M. H. Henriques, A. I. Andrade, M. Quinta-Ferreira, F. C. Lopes, M. T. Barata, R. Pena dos Reis & A. Machado (Coord.), Para Aprender com a Terra. Memórias e Notícias de Geociências no Espaço Lusófono. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra (e-ISBN: 978-989-26-0533-3; ISBN: 978-989-26-0524-1), Cap. 8, 2012.
“What lessons to take from educational reforms in Asia-Pacific region? Factors that may influence the restructuring of secondary education in East Timor”, A. Capelo, M. A. Pedrosa & P. Albergaria Almeida, in N. Popov, C. Wolhuter, P. Albergaria Almeida, G. Hilton, J. Ogunleye & O. Chigisheva (Ed.), Education in One World: Perspectives from Different Nations, Volume 11, Part 2: Pre-Service and In-Service Teacher Training & Learning and Teaching Styles. Bulgaria: BCES (Bulgarian Comparative Education Society) (ISBN: 978-954-92908-3-7), pp. 91-98, 2013 (http://bces.conference.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/bces.conference.book.vol.11.2013.text.pdf#page=91).
“Competências em Educação para o Desenvolvimento Sustentável: contribuições de um curso de formação continuada”, L. C. Santos, R. M. G. Silva & M. A. Pedrosa, in Carmem Maria Cipriani Pandini, Lidiane Goedert, Roselaine Ripa & Ana Paula Netto Carneiro (Org.), Práticas Pedagógicas na Educação a Distância: reflexões, experiências e processos. Florianópolis, Brasil: Editora Universitária da UDESC (ISBN: 978.85.830.2058-30), pp. 137-162, 2015.
Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica
"An Emission Spectral Study of Uranyl Ion Binding to -Alumina", Hugh D. Burrows, Sebastião J. Formosinho and M. Arminda Pedrosa, Journal of Molecular Structure, 143, 223-226, 1986.
"A Comparison of the Quality of Student´s Explanations Using Spoken and Written Method of Questioning and Answering", G. M. Seddon and M. A. Pedrosa, International Journal of Science Education, 10(3), 337-342, 1988.
"A Comparison of Written and Oral Methods of Testing in Science", G. M. Seddon, V. G. Papaioannou and M. A. Pedrosa, Research in Science and Technological Education, 8(2), 155- 162, 1990.
"Non-verbal Effects in Oral Testing", G. M. Seddon and M. A. Pedrosa, British Educational Research Journal, 16(3), 305-310, 1990.
"Water in Context: Many Meanings for the Same Word", M. A. Pedrosa, M. H. Dias, Chemical Education: Research and Practice in Europe, 1(1), 97-107, 2000. (acessível em: http://www.uoi.gr/conf_sem/cerapie)
"Chemistry Textbook Approaches to Chemical Equilibrium and Student Alternative Conceptions", M. A. Pedrosa, M. H. Dias, Chemical Education: Research and Practice in Europe, 1(2), 227-236, 2000. (acessível em: http://www.uoi.gr/conf_sem/cerapie)
"Encurtando Distâncias entre Escolas e Cidadãos: Enredos Ficcionais e Educação em Ciências", M. A. Pedrosa, M. H. Henriques, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2(3), 2003. (acessível em: http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen2/Numero3/Art5.pdf)
"Formación continua de profesores para una orientación CTS de la enseñanza de química: un estudio de caso", Isabel Sofia Rebelo, Maria Arminda Pedrosa, Isabel P. Martins. Alambique – Didáctica de las Ciências Experimentales, 51, 49-57, 2007; Educación Química, XVIII (1), 34-37, 2007; Química Nova na Escola, 27, 30-33, 2008.
"Protecção Ambiental e Práticas Quotidianas Individuais e Colectivas", Mª José Moreno, Mª Arminda Pedrosa. AmbientalMENTEsustentable, I(5), 33-54, 2008.
“Ciências, Educação Científica e Formação de Professores para Desenvolvimento Sustentável”, M. Arminda Pedrosa. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 7, Nº Extraordinario, 346-362, 2010.
Survival and life history responses of Simocephalus vetulus (Muller, 1776) genotypes exposed to sodium chloride: Does environmental context matter?, Gonçalves F., Loureiro C., Claro M. T., Cuco A. P., Pedrosa M. A., Castro B. B. 47th Congress of the European Societies of Toxicology. Paris. Toxicology Letters, 205 (Supplement), S124-S125, 2011. (acessível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.toxlet.2011.05.445)
Genetic variability in the tolerance of natural populations of Simocephalus vetulus (Muller, 1776) to lethal levels of sodium chloride, Loureiro C., Castro B. B., Claro M. T., Alves A., Pedrosa M. A., Gonçalves F. Annales de Limnologie - International Journal of Limnology, 48, 95–103, 2012. (DOI: http://dx.doi.org/10.1051/limn/2012002)
Phytotoxicity of lead on Lactuca sativa: effects on growth, mineral nutrition, photosynthetic activity and oxidant metabolism, Capelo A., Santos C., Loureiro S., Pedrosa M. A. Fresenius Environmental Bulletin. 21, 2a: 450-459, 2012.
Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise, Leite L., Dourado L., Morgado S., Vilaça T., Vasconcelos C., Pedrosa M. A., Afonso A. S. Educar em Revista, 44, abril/junho, 127-143, 2012. (acessível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200009).
Efeitos de alterações ambientais em populações de invertebrados: uma abordagem prática, Loureiro C., Gonçalves F., Pedrosa M. A., Pereira J. L., Antunes S.C., Castro B. B. Captar, 4(1), 2013 (acessível em: http://revistas.ua.pt/index.php/captar/article/view/2910).
“Life-history responses of salinity-tolerant and salinity-sensitive lineages of a stenohaline cladoceran do not confirm clonal differentiation”, Loureiro C., Cuco A. P., Castro B. B., Pedrosa M. A., Gonçalves F. Hydrobiologia, 702:73–82, 2013. (DOI: 10.1007/s10750-012-1308-5 )
“Education for sustainable development in East Timor”, Capelo A., Santos M. C. & Pedrosa M. A. Asian Education and Development Studies, 3(2), 98-117, 2014. (DOI: http://10.1108/AEDS-03-2013-0021).
“Ensinar ciências na perspectiva da sustentabilidade: barreiras e dificuldades reveladas por professores de biologia em formação”, Araújo M. F. F., Pedrosa M. A. Educar em Revista, 52, abril/junho, 305-318, 2014 (http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.35890).
“Desenvolvimento Sustentável e Concepções de Professores de Biologia em Formação Inicial”, Araújo M. F. F., Pedrosa M. A. Revista Ensaio, 16(2), maio/agosto, 71-83, 2014 (acessível em: http://150.164.116.248/seer/index.php/ensaio/article/view/1545/1465).
“Química e educação para a sustentabilidade: fundamentos e propostas curriculares para Timor-Leste”, Martins I. P., Pedrosa M. A., Ferreira A. J., Simões M. O. Educació Química EduQ, Febrer, 17, 20-29, 2014.
“Formação em Educação para o Desenvolvimento Sustentável: um estudo com professores de Ciências da Natureza”, Santos, L. C., Silva, R. M. G., Pedrosa, M. A. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15, 357-386, 2015. (acessível em: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/704/432)
Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica
"Interpretações do Princípio de Le Chatelier e a Compartimentação do Saber - concepções alternativas relativas à evolução de sistemas químicos para situações de equilíbrio", M.A.Pedrosa e M.Carmen Alpoim, Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 46 (série II), 21-46, Dezembro de 1991.
"Avaliação e Classificação da Aprendizagem em Química - alguns aspectos técnicos", M. A. Pedrosa, Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 46 (série II), 81-85, Dezembro de 1991.
Publicações em atas de encontros científicos
"Estratégias de Resolução de Problemas e Situação de Exame Oral", M. A. Pedrosa, in Maria Elisa Pestana & Mariana P. Pereira (Ed.), Actas do Colóquio Química, encruzilhada de disciplinas - Ensino Superior de Química em Línguas Internacionais de Origem Latina, vol. 1, Sociedade Portuguesa de Química, 1991.
"Problemática das Concepções Alternativas na Formação Inicial de Professores de Física e Química", A.F.Cachapuz, I.Malaquias, I.P.Martins, M.A.Pedrosa, M.J.Loureiro, Marília F.Thomaz e N Costa, Actas do 2º Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias de Ensino, Universidade de Aveiro, 1991.
"Estratégias Metacognitivas na Formação Inicial de Professores: um Estudo de Caso", I. Rebelo, M. A. Pedrosa e J. Veiga, in Escola Superior de Educação de Portalegre (Ed.), Educação em Ciências da Natureza – Actas do V Encontro Nacional de Docentes, 79-92, 1995.
"Promover a Qualidade de Ensinos- Aprendizagens: Aprendendo a Aprender Química”, M. H. Dias da Silva, M. A. Pedrosa e Jorge Veiga, in Departamento de Metodologias da Educação (Ed.), Didácticas/Metodologias da Educação, Universidade do Minho, 251-273, Braga, 1997.
"Concepções relativas a Estados Físicos e Mudanças de Estado Manifestadas por Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior", M. A. Pedrosa, M. H. Dias, I. S. Rebelo e J. Veiga, in Departamento de Metodologias da Educação (Ed.), Didácticas/Metodologias da Educação, Universidade do Minho, Braga, 355-365, 1997.
"Concepções Epistemológicas e de Bom Professor de Ciências", M. A. Pedrosa, M. H. Dias, I. S. Rebelo e J. Veiga in Departamento de Metodologias da Educação (Ed.), Didácticas/Metodologias da Educação, Universidade do Minho, Braga, 931-950, 1997.
"Reflecting on Conceptual Language and Symbolic Representations in Chemistry Textbooks", M. A.Pedrosa, M. H. Dias, I.S. Rebelo, J.M. Lopes e I. P. Martins, Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, V Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 263-264, 1997.
"Learning Outcomes on Matter and its Transformations: Implications for Research and Science Teacher Professional Development", M. A. Pedrosa, in O. de Jong, K. Kortland, A. J. Waarlo & J. Buddingh (Eds.) Proceedings of the 1998 International Summer Symposium (Utrecht University - The Netherlands), Bridging the gap between theory and practice: What research says to the science teacher, ICASE, 227-243, 1999.
"Inter-relações CTS e Concepções Alternativas – Um Caso em Química Escolar", M. A. Pedrosa, M. H. Dias, I. P. Martins, in ENCIGA (ed.), XII Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 95-102, 1999.
"Aprendendo a Olhar, a Ver e a Reparar... Água em Química Escolar", M. A. Pedrosa, in Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro (Ed). O Movimento CTS na Península Ibérica. Aveiro, Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, 133-142, 2000.
"Aprendizagem de química no contexto da análise de interrelações CTS em questões controversas do domínio público. Contributos para o desenvolvimento de literacia científica no 3º ciclo do Ensino Básico", I. S. Rebelo, M. A. Pedrosa, I. P. Martins, in Universidade de Aveiro (Ed). II Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação de Química, Universidade de Aveiro, 45-48, 2000.
"Um Modelo de Desenvolvimento Profisional Reflexivo e Cooperativo na Formação Contínua de Professores de Química", I. S. Rebelo, M. A. Pedrosa, I. P. Martins, Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, Tomo 2, VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 289, 2001.
"Reformas Educativas Contemporâneas – Que Formação de Professores de Ciências?", M. A. Pedrosa, Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, Tomo 1, VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 491-492, 2001.
"Integrando Interrelações CTS em Ensino de Química – Dificuldades, Desafios e Propostas", M. A. Pedrosa, in ENCIGA (ed.), XIV de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 79-86, 2001.
"Ensino Experimental na Aprendizagem das Ciências - Abordagem numa Perspectiva de Inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade", M. A. Pedrosa, in Actas dos Encontros de Basto 2001 – 4ª Edição, Centro de Formação de Basto, 72-77, 2001.
"Aprendizagem de química no contexto da análise de interrelações CTS em questões controversas do domínio público. Contributos para o desenvolvimento de literacia científica no 3º Ciclo do Ensino Básico", I. S. Rebelo, M. A. Pedrosa, I. P. Martins, in II Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação de Química da Sociedade Portuguesa de Química, Universidade de Aveiro, 45-48, 2001.
"Linguagens de Ciências e dos Cidadãos – Desafios a Professores de Ciências", M. A. Pedrosa, in ENCIGA (ed.), XV Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 155-163, 2002.
"Literacia Científica e Ensino de Química – Recursos para Aprendizagens Significativas e Relevantes", M. L. Matos, M. A. Pedrosa, in ENCIGA (ed.), XVI Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 105-113, 2003.
"Educação CTS e Formação Professores Ciências via Problemáticas de Lixo", M. A. Pedrosa, F. Gonçalves, M. H. Henriques, P. Mendes, in ENCIGA (ed.), XVI Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 145-153, 2003.
"(Re)Pensando Educação Científica – Problemáticas de Lixo e Ensino das Ciências", M. A. Pedrosa, F. Gonçalves, M. H. Henriques, P. Mendes, in I.P. Martins, F. Paixão, R. M. Vieira (Org.), III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências: Perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciência. Aveiro, 109-116, 2004.
"Educação Científica e Cidadania via Recursos Naturais e Trabalho Cooperativo", R. Moleiro, M. H. Henriques, M. A. Pedrosa, in I.P. Martins, F. Paixão, R. M. Vieira (Org.), III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências: Perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciência. Aveiro, 225-229, 2004.
"Água e Ensino de Ligação Química no 11º Ano – Uma Intervenção para Aprendizagens Significativas e Relevantes", M. L. Matos, M. A. Pedrosa, in I. P. Martins, F. Paixão, R. M. Vieira (Org.), III Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências: Perspectivas Ciência-Tecnologia-Sociedade na Inovação da Educação em Ciência. Aveiro, 325-328, 2004.
"Educação Científica, Exercício de Cidadania e Gestão Sustentável de Resíduos Domésticos – Fundamentos de Um Questionário", M. A. Pedrosa, L. Leite, in ENCIGA (ed.), XVII Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 1-16 (edição em CD-ROM –ISSN: 0214-7807; Deposito Legal: LU/537-89; Nº 56; PONENCIAS “Educaçao cientifica-Pedrosa-Leite.pdf”), 2004.
"Education for Sustainable Development and Paleontological Heritage", M. A. Pedrosa, M. H. Henriques, R. Moleiro, in IV International Symposium ProGEO on the Conservation of the Geological Heritage, Abstracts, Braga, 2005”, p. 120, 2005.
"Educação em Ciências e Sustentabilidade na Terra: Uma análise das Abordagens Propostas em Documentos Oficiais e Manuais Escolares, M. A. Pedrosa, L. Leite, in ENCIGA (ed.), XVIII Congreso de ENCIGA (Associación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 1-17 (edição em CD-ROM – ISSN: 0214-7807; Deposito Legal: LU/537-89; Nº 58; COMUNICACIÓNS PDF “Pedrosa LLeite, Educaçao en Ciencias, Ponencia”), 2005.
Trabalho Prático nos Actuais Curricula de Ciências do Ensino Secundário e Formação de Professores”, A. S. Gabriel, M. C. Santos & M. A. Pedrosa (2006), in ENCIGA (ed.), XIX Congreso de ENCIGA (Asociación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia), 1-11 (edição em CD-ROM – ISSN: 0214-7807; Deposito Legal: LU/537-89; Nº 58; COMUNICACIÓNS PDF “Gabriel, Santos, Pedrosa, CC, Trabalho práctico nos actuais curricula de Ciencias”); Online http://www.enciga.org/congreso/2006/index.htm (Comunicacións).
“Formação Contínua de Professores de Ciências, Construção de Conhecimento Científico e Educação para a Sustentabilidade”, M. A. Pedrosa, P. Mendes (2006), in XIX Congreso de ENCIGA (Asociación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia). ENCIGA (ed.), 1-24 (edição em CD-ROM – ISSN: 0214-7807; Deposito Legal: LU/537-89; Nº 61; ARQUIVOS ORIXINAISCOMUNICACIÓNS COMPLETAS “Pedrosa, Mendes, CC, Formaçao Continua de Professores de Ciencias”); Online http://www.enciga.org/congreso/2006/index.htm (Comunicacións).
“Ensino Superior, Protecção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, M. A. Pedrosa, M. J. S. M. Moreno (2007), in I Congreso Internacional de Educación Ambiental dos Países Lusófonos e Galícia. Centro de Extensión Universitaria e Divulgación Ambiental de Galicia (CEIDA) (ed.), 1-16 (edição em CD-ROM – ISSN-13: 978-84-690-7996-6; Deposito Legal: C 2922-2007; Traballos; Comunicacións: Educación Ambiental e Universidade.
“De Lixo para Projectos de Investigação Envolvendo Alunos – Realizações e Limitações de Um Programa de Formação de Professores de Ciências”, M. A. Pedrosa, P. Mendes (2007), in XX Congreso de ENCIGA (Asociación dos Ensinantes de Ciencias de Galicia). ENCIGA (ed.), 1-32 (edição em CD-ROM – ISSN: 0214-7807; Deposito Legal: LU/537-89; Nº 64; COMUNICACIÓNS “Pedrosa M Arminda, CC, De Lixo para Percursos Investigativos”) (disponível on-line em: http://www.enciga.org/congreso/2007/index.htm, Comunicacións)
"Problemas Globais e Educação Científica Formal Tripolar", Cláudia Loureiro, M. Arminda Pedrosa, Fernando Gonçalves, in Rui M. Vieira, M. Arminda Pedrosa, Fátima Paixão, Isabel P. Martins, Aureli Caamaño, Amparo Vilches & Maria Jesus Martín-Díaz (Coord.), Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável. Aveiro, Universidade de Aveiro (edição em CD-ROM - ISBN: 978-972-789-267-9, Depósito Legal: 278726/08), p. 200-203, 2008.
"Educação para Desenvolvimento Sustentável, Educação Científica e Mapas Conceptuais", M. Arminda Pedrosa, Mª José S. M. Moreno, in Rui M. Vieira, M. Arminda Pedrosa, Fátima Paixão, Isabel P. Martins, Aureli Caamaño, Amparo Vilches & Maria Jesus Martín-Díaz (Coord.), Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável. Aveiro, Universidade de Aveiro (edição em CD-ROM - ISBN: 978-972-789-267-9, Depósito Legal: 278726/08), p. 353-356, 2008.
"Educação para Desenvolvimento Sustentável e Universidades", M. Arminda Pedrosa, in Rui M. Vieira, M. Arminda Pedrosa, Fátima Paixão, Isabel P. Martins, Aureli Caamaño, Amparo Vilches & Maria Jesus Martín-Díaz (Coord.), Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável. Aveiro, Universidade de Aveiro (edição em CD-ROM - ISBN: 978-972-789-267-9, Depósito Legal: 278726/08), p. 40-44, 2008.
"Educação para a sustentabilidade e universidades – A Carta da Terra e Ciências para Cidadania", M. A. Pedrosa, in As Geociências no Desenvolvimento das Comunidades Lusófonas, Memórias e Notícias, Coimbra, Nº3 (Nova Série), p. 35-49, 2008.
"Metas de Desenvolvimento do Milénio e Competências – Energia e Recursos energéticos em Educação Científica para Todos", M. A. Pedrosa, Boletín das Ciencias, 66, Ponencias Interdisciplinares, 2008 (disponível on-line em: http://www.enciga.org/files/boletins/66/Pedrosa_M_Arminda_Metas%20de%20desenvolvimento_do_milenio_e_competencias.pdf).
"Aprendizagem Baseada em Problemas e Questões em Manuais Escolares de Física e Química para o 7º Ano de Escolaridade", M. A. Pedrosa & Cilínia Godinho. Boletín das Ciencias, 71, 163-165, 2010.
"Educação para a Sustentabilidade – Carta da Terra e Ciências para a Cidadania", Mª Arminda Pedrosa, in N. Costa, R. Leal & C. Carvalhinho (Org.). Actas dos XVI’s Encontros Filosóficos – Desenvolvimento Sustentável. Aveiro: CIDTFF/LAQE da Universidade de Aveiro (ISBN: 978-972-789-308-9), 13-25, 2010.
"Repensar Educação Ambiental e Educação para Desenvolvimento Sustentável – Reforçar as Metas de Desenvolvimento do Milénio", M. Arminda Pedrosa. Mesa Redonda CTS, CTSA, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Convergências e Divergências. Brasília: Actas do II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (ISBN: 978-85-62810-01-5), 1-2, 2010.
"Formação de Professores de Ciências, Sustentabilidade e Mudanças Comportamentais – De Pegadas a “Mãozadas” Ecológicas", M. Arminda Pedrosa. Oficina de Formação 5. Brasília: Actas do II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (ISBN: 978-85-62810-01-5), 1-2, 2010.
Educação formal em Química e Carta da Terra: perspectivas de professores, Pedrosa M.A. In L. Leite, A. S. Afonso, L. Dourado, T. Vilaça, S. Morgado & S. Almeida (Org.). Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania - Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências. Braga: Universidade do Minho, 701-716, 2011 (ISBN: 978-989-8525-04-8).
Sustainable development and cultural heritage in the new East Timor curricula, Capelo A., Santos C., Pedrosa M. A. In R. Amoêda, S. Lira, C. Pinheiro (Eds). Heritage 2012 - 3rd International Conference on Heritage and Sustainable Development. Volume 2. Barcelos: Green Lines Institute for Sustainable Development, 1591-1598, 2012 (e-ISBN: 978-989-95671-8-4, ISBN 978-989-95671-5-3).
Problemas de Desenvolvimento Sustentável, Educação Científica e Aprendizagem Baseada em Problemas, Pedrosa M. A., João P., Henriques M. H. VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias “Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias” - Adenda a las actas, 4-10, 2012. (ISBN: 978-84-7666-199-4).
Educação para desenvolvimento sustentável, energia e recursos energéticos em currículos de Timor-Leste, Capelo A., Santos C., Pedrosa M. A. In María Jesús Martín Díaz, María Sagrario Gutiérrez Julián, Miguel Angel Gómez Crespo (Coord.). VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias “Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias”, Actas del Seminario, Comunicaciones, 22-29, 2012 (ISBN: 978-84-7666-199-4).
Problemas Glocais, Ensino de Ciências e Caminhos de Sustentabilidade: Enfoques de Química, Pedrosa M. A., Ferreira, A. J., Simões M. O. In María Jesús Martín Díaz, María Sagrario Gutiérrez Julián, Miguel Angel Gómez Crespo (Coord.). VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias “Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias”, Actas del Seminario, Talleres, 49-54, 2012 (ISBN: 978-84-7666-199-4).
Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas na Educação em Ciências para a Sustentabilidade, Pedrosa M. A., João P. In L. Leite, A. S. Afonso, L. Dourado, S. Morgado & T. Vilaça (Org.). Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, 63-78, 2013 (ISBN: 978-989-8525-26-0).
Habitações, faturas de eletricidade e Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas no 10º ano, Guerra M. A., Cardoso M. F., Costa M. D., Pedrosa M. A. In L. Leite, A. S. Afonso, L. Dourado, S. Morgado & T. Vilaça (Org.). Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, 172-185, 2013 (ISBN: 978-989-8525-26-0).
Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas e Energia: materiais para Ciências Físico-Químicas, 7º ano, João P., Pedrosa M. A. Reis P. In L. Leite, A. S. Afonso, L. Dourado, S. Morgado & T. Vilaça (Org.). Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, 200-218, 2013 (ISBN: 978-989-8525-26-0).
Integração curricular de educação para desenvolvimento sustentável na Ásia-Pacífico - reforma curricular do ensino secundário em Timor-Leste, Capelo A., Santos C., Pedrosa M. A. In R. Cadima, H. Pinto, H. Menino, I. Simões Dias. Conferência International Investigação e Práticas em Contextos de Educação - Livro de Atas, parte I. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria, 184-191, 2013 (ISBN: 979-989-97836-4-5, edição digital, http://issuu.com/leonelbrites/docs/novo_ipce2013).
Aprendizagem baseada em resolução de problemas e literacia científica, João P., Afonso C., Pedrosa M. A. In Rui Vieira et al. (Orgs). Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional. Aveiro: UA Editores, 251-264, 2014.
Formação de Professores em Química e Educação para a Sustentabilidade, Pedrosa M. A., Araújo, M. F. F., IV Seminario Iberoamericano CTS/ VIII Seminario Ibérico CTS “Formación de Docentes en Educación CTS”, Uni-Pluri/versidade, 41, 14(2), 629-635, 2014 (ISSN 1657-4249).
Desenvolvimento de Competências em Educação para o Desenvolvimento Sustentável a partir de um Curso de Formação Continuada: um Estudo com Professores de Ciências da Natureza. Santos, L. C., Silva, R. M. G., Pedrosa, M. A., Anais [do] 2. Congresso Nacional de Professores [e] 12. Congresso Estadual, 2014.
Comunicações convidadas - Encontros de professores dos Ensinos Básico e Secundário
“Trabalho Prático, Experimental Laboratorial e de Campo: Que Significados? ”, M. A. Pedrosa, Encontro O Ensino das Ciências no Âmbito dos Novos Programas, DES e Professores Acompanhantes do Ensino Experimental das Ciências do Porto, Maio de 2001.
“A importância do Ensino Experimental na Aprendizagem das Ciências”, M. A. Pedrosa, Seminário Ciência e Tecnologia, Encontros de Basto, Maio de 2001.
“Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação em Ciências”, M. A. Pedrosa, Encontros Ensino Experimental das Ciências no Contexto dos Novos Programas, DES e Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, Novembro de 2001.
“Cidadania, Ciências e Ensino das Ciências – Que Trabalho Prático?”, M. A. Pedrosa, Encontro Regional de Professores de Física, Química, Biologia e Geologia, Rede Regional de Professores Acompanhantes do Ensino Experimental das Ciências da Madeira, Março de 2002.
“Revisitar Contextos de Vida Humana, Reflectindo sobre Educação em Ciências”, M. A. Pedrosa, Encontros Culturais, Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco, Março 2003.
“Água como Recurso Natural”, M. A. Pedrosa, Encontros da Viriato – 2003, Escola Secundária de Viriato, Viseu, Abril 2003.
“Educação para a Sustentabilidade – Carta da Terra e Ciências para a Cidadania”, M. A. Pedrosa, Oficina de Formação “Professores de Ciências (Biologia/Geologia e Física/Química) e de Filosofia: Construção de uma Comunidade de Aprendizagem Interdisciplinar visando a mudança de práticas lectivas”, Escola Secundária de Viriato – Viseu, Janeiro de 2009.
“Educação para a Sustentabilidade – Carta da Terra e Ciências para a Cidadania”, Arminda Pedrosa, XVI Encontros Filosóficos - conferência dirigida à comunidade local, em particular professores, Escola Secundária Manuel de Arriaga – Horta, Açores, Abril de 2009.
“Educação para a Sustentabilidade – Carta da Terra e Ciências para a Cidadania”, Arminda Pedrosa, XVI Encontros Filosóficos - conferência dirigida a alunos do Ensino Secundário, Escola Secundária Manuel de Arriaga – Horta, Açores, Abril de 2009.
"Desenvolvimento Sustentável e Educação Científica para Desenvolvimento Sustentável", M. Arminda Pedrosa. Ciências. Colóquio "Educação e Mudança: Desafios e Oportunidades", Vouzela, Julho de 2010 (por convite do Director dor Centro de Formação Castro Daire/Lafões).
“Educação para Desenvolvimento Sustentável, Educação Científica e Mapas Conceptuais”, Mª Arminda Pedrosa. Seminário Educação para o Desenvolvimento Sustentável organizado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão, novembro de 2012, Casa da Cultura de Santa Comba Dão.
“Educação e Sustentabilidade: Ciências e Cidadania em Escolas Abertas ao Mundo”, Mª Arminda Pedrosa. Ciclo de Conferências 20 anos dos CFAE “Esferas da Educação: Olhares Plurais” organizado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora e pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Minerva, Casa da Cultura de Coimbra, abril de 2013.