Ana Peixinho

Ana Teresa Peixinho (N. 1971, Coimbra) é Professora Auxiliar com nomeação por tempo indeterminado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Licenciou-se, em 1993, em Línguas e Literaturas Modernas e, em 1996, concluiu o Mestrado em Literatura Portuguesa, na Universidade de Coimbra. Em 2008, doutorou-se em Ciências da Comunicação na mesma Universidade, onde leciona aos três ciclos de estudos de Jornalismo e Comunicação (Discurso e Comunicação, Técnicas de Redação, Língua Portuguesa, Estudos Narrativos Mediáticos).

É investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), onde integra o grupo de investigação Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, desenvolvendo estudos sobre narrativa mediática. Neste âmbito, foi coorganizadora e coeditora de duas obras recentes: em 2017, Narrativa e Media: géneros, figuras e contextos, Coimbra: IUC; em 2018 Narrativas Mediáticas e Comunicação: construção da memória como processo de identidade organizacional. Coimbra: IUC.

É também investigadora colaboradora do Centro de Literatura Portuguesa, onde integra a equipa de Edição Crítica da Obra de Eça de Queirós e o projeto “Figuras da Ficção”. Editou já, com chancela da INCM, duas obras de Eça de Queirós: Textos de Imprensa I – Da Gazeta de Portugal, em 2004; Cartas Públicas, em 2009; no prelo encontra-se a edição de Textos de Imprensa II – Do Distrito de Évora. No âmbito do projeto “Figuras da Ficção”, colaborou no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa (http://dp.uc.pt/) e tem participado nos colóquios e seminários do projeto com comunicações sobre personagem.

Tem exercido diversos cargos de gestão universitária na FLUC: diretora do 1.º ciclo de Jornalismo; Diretora do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação; Membro do Conselho Científico; subdiretora (desde 2013). Foi também membro do Conselho Geral da UC (2012 a 2016).