Vânia Rodrigues é gestora cultural e investigadora. Para além de se dedicar à investigação, tem trabalhado como gestora, curadora e consultora para diversas organizações culturais, tanto na esfera institucional como junto de estruturas independentes, acompanhando projetos artísticos nas áreas de planeamento estratégico, programação e gestão cultural, desenho de projectos e parcerias internacionais.

Doutorada em Estudos Artísticos – Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra, com a tese “MODUS OPERANDI – Para uma redefinição das práticas de produção e gestão nas artes performativas” (com Distinção e Louvor). Licenciada em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Políticas Culturais e Gestão Cultural pela City University of London (com Distinção), em 2009.

Foi responsável pela estratégia, gestão e circulação internacional da companhia mala voadora, e pela co-programação do espaço próprio da companhia (2013-2018). Foi Assessora Estratégica da Artemrede (2014-2017), tendo conduzido os trabalhos de elaboração do seu “Plano Estratégico e Operacional 2015-2020” e co-coordenado a conferência internacional e a edição do livro ‘Políticas Culturais para o Desenvolvimento’. Exerceu funções de coordenação na Setepés-projectos artístico-culturais, tendo sido coordenadora de um amplo plano de formação profissional especializada para agentes culturais e consultora junto de várias organizações portuguesas, entre elas a EGEAC e o TNDMII em Lisboa ou o CCVF, em Guimarães. Participa em diversas redes internacionais do sector cultural e criativo e foi membro convidado do Conselho Municipal de Cultura do Porto (-Fev.2020). Intervém regularmente enquanto oradora e professora/formadora em gestão e produção cultural, planeamento estratégico e gestão de projectos, tanto em contexto académico como profissional. Foi curadora da Conferência “Navegar é preciso? Sentidos para a internacionalização da dança”, organizada pelos Estúdios Victor Córdon / OPART – Organismo de Produção Artística, e do Painel “Mobility and sustainability: challenges ahead for the performing arts”, integrado na Conferência de lançamento do Programa Europa Criativa 2021-2027, no quadro da Presidência Portuguesa da União Europeia (2021). Exerce pontualmente funções como perita independente em concursos nacionais e internacionais de apoio à criação artística, programação e cooperação internacional.

É autora de dois livros, “AS PRODUTORAS - Produção e Gestão Cultural em Portugal. Trajectos Profissionais” (2020) e “Modus Operandi – Produção e Gestão nas Artes Performativas” (2022).

Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e Investigadora Integrada no CEIS20/UC– Centro de Estudos Interdisciplinares, onde co-dirige o projecto de I&D Modes of Production – Performing Arts in Transition e Investigadora Principal no projecto exploratório FCT Greenarts, dedicado à reflexão acerca das intersecções entre os regimes de produção e criação, bem como aos discursos e práticas de produção artística sustentável.

 
A sua fotografia