Susana Araújo pertence à Secção de Estudos Anglo-Americanos, tendo contrato com nomeação definitiva com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Leciona Literatura Americana, Literatura Inglesa, Histórias da América, Diásporas na América e no Mestrado de Escrita Criativa e é investigadora integrada no CEComp, Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.

Completou o seu Doutoramento na Universidade de Sussex em 2004, obteve um Mestrado com Distinção pela Universidade de Warwick em 1999 e a Licenciatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1997. Para além de ter recebido várias bolsas de Doutoramento e  Pós-doutoramento, foi ainda distinguida com três contratos individuais de investigação financiados pela FCT: em 2018 obteve o contrato CEEC Research como Investigadora Principal para o período 2019-2026; tinha sido agraciada com o contrato Investigador FCT também como investigadora Principal (entre 2014 e 2018). Foi em 2008, depois de um longo período, investigando e trabalhando em Inglaterra (USussex) que concorreu e ganhou um Contrato Ciência (2008-2013) na Universidade de Lisboa, tendo regressado definitivamente a Portugal nessa altura.

É Investigadora Principal do projeto CILM – Cidade e ( In)segurança na Literatura e nos Media – um projeto de I&D que foi financiado pela FCT (80.000 Euros) no período entre 2009 e 2014.

Susana Araújo foi Vice-Diretora do Centro de Estudos Comparatistas (CEC, FLUL) entre 2013 e 2016. Foi também Coordenadora do grupo de investigação LOCUS no CEC de 2009 a 2019 (grupo de investigação que abarcava cinco projetos de investigação). Lecionou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa até 2028, quando assinou contrato com na Universidade de Coimbra.

 

PUBLICAÇÕES

É autora da monografia Transatlantic Fictions of 9/11 and the War on Terror (Bloomsbury Academic, 2015) que foi nomeada CHOICE Outstanding Academic Title em 2016, tendo recebido excelente críticas em periódicos como European Journal of American Studies, Literature &History, Jornal of American Culture, Iperstoria, Op.Cit entre outros.

Organizou os livros Fear and Fantasy in a Global World (2015), Trans/American, Trans/Oceanic, Trans/Lation: Issues in International American Studies (2010) e (In)seguranças no Espaço Urbano. Perspectivas Culturais (2012). Organizou também vários números especiais em periódicos com revisão ​​por pares, como Review of International American Studies, Reconstruction, Dedalus, Revista Crítica de Cíenciais Sociais, entre outros.

Tem escrito e publicado muitos artigos em revistas internacionais com revisão de pares (como Atlantic Studies, Studies in the Novel, Women Studies, Critical Survey, Symbiosis, etc.), bem como vários capítulos em livros e introduções a antologias.

Além do trabalho ensaístico, escreve poesia e ficção É autora de Os Amantes da Auto-Estrada do Sul (não edições) que saiu em 2024, esgotou e teve 2.ª edição em 2025. Escreveu os livros de poesia Dívida Soberana (Mariposa Azual 2012) e Discurso aos Pacientes Cirúrgicos ( não edições, 2020), entre muitos outros textos de poesia, prosa e drama publicados em antologias, volumes coletivos, revistas e zines.

 
A sua fotografia