Susana Araújo pertence à Secção de Estudos Anglo-Americanos, tendo contrato com nomeação definitiva com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Leciona Literatura Americana, Literatura Inglesa, Histórias da América, Diásporas na América e no Mestrado de Escrita Criativa e é investigadora integrada no CEComp, Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa.
Completou o seu Doutoramento na Universidade de Sussex em 2004, obteve um Mestrado com Distinção pela Universidade de Warwick em 1999 e a Licenciatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1997. Para além de ter recebido várias bolsas de Doutoramento e Pós-doutoramento, foi ainda distinguida com três contratos individuais de investigação financiados pela FCT: em 2018 obteve o contrato CEEC Research como Investigadora Principal para o período 2019-2026; tinha sido agraciada com o contrato Investigador FCT também como investigadora Principal (entre 2014 e 2018). Foi em 2008, depois de um longo período, investigando e trabalhando em Inglaterra (USussex) que concorreu e ganhou um Contrato Ciência (2008-2013) na Universidade de Lisboa, tendo regressado definitivamente a Portugal nessa altura.
É Investigadora Principal do projeto CILM – Cidade e ( In)segurança na Literatura e nos Media – um projeto de I&D que foi financiado pela FCT (80.000 Euros) no período entre 2009 e 2014.
Susana Araújo foi Vice-Diretora do Centro de Estudos Comparatistas (CEC, FLUL) entre 2013 e 2016. Foi também Coordenadora do grupo de investigação LOCUS no CEC de 2009 a 2019 (grupo de investigação que abarcava cinco projetos de investigação). Lecionou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa até 2028, quando assinou contrato com na Universidade de Coimbra.
PUBLICAÇÕES
É autora da monografia Transatlantic Fictions of 9/11 and the War on Terror (Bloomsbury Academic, 2015) que foi nomeada CHOICE Outstanding Academic Title em 2016, tendo recebido excelente críticas em periódicos como European Journal of American Studies, Literature &History, Jornal of American Culture, Iperstoria, Op.Cit entre outros.
Organizou os livros Fear and Fantasy in a Global World (2015), Trans/American, Trans/Oceanic, Trans/Lation: Issues in International American Studies (2010) e (In)seguranças no Espaço Urbano. Perspectivas Culturais (2012). Organizou também vários números especiais em periódicos com revisão por pares, como Review of International American Studies, Reconstruction, Dedalus, Revista Crítica de Cíenciais Sociais, entre outros.
Tem escrito e publicado muitos artigos em revistas internacionais com revisão de pares (como Atlantic Studies, Studies in the Novel, Women Studies, Critical Survey, Symbiosis, etc.), bem como vários capítulos em livros e introduções a antologias.
Além do trabalho ensaístico, escreve poesia e ficção É autora de Os Amantes da Auto-Estrada do Sul (não edições) que saiu em 2024, esgotou e teve 2.ª edição em 2025. Escreveu os livros de poesia Dívida Soberana (Mariposa Azual 2012) e Discurso aos Pacientes Cirúrgicos ( não edições, 2020), entre muitos outros textos de poesia, prosa e drama publicados em antologias, volumes coletivos, revistas e zines.