António Dias de Figueiredo

É professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), onde se dedica à investigação em "Sistemas de Informação nas Organizações", "TIC na Aprendizagem e na Educação", "Estratégia e Qualidade na Educação Superior" e "Métodos de Investigação Qualitativa". Exerce também actividade de consultoria em regime independente.

Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto em 1970, doutorou-se em "Computer Science" pela Universidade de Manchester em 1976 e obteve Agregação em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra em 1982. Entre 1984 e 2007 foi professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde fundou o CISUC, em 1991, e o Departamento de Engenharia Informática, em 1994. Foi também um dos fundadores do Instituto Pedro Nunes, em 1991.

Durante seis anos representou Portugal no Programa Intergovernamental de Informática da UNESCO, Paris, no qual foi eleito Vice-Presidente para a região da Europa Ocidental (1994/1996). Integrou, como representante de Portugal, o Grupo de Responsáveis Nacionais para as Tecnologias da Informação na Educação, NTI/EDUC (1986/1994), da Comissão das Comunidades Europeias. Participou em vários projectos europeus, como parceiro e como consultor científico, e actuou em várias ocasiões como consultor da Comissão Europeia para questões de estratégia no uso das tecnologias da informação e da comunicação na educação. Integrou, por um período de quatro anos, o NATO "Special Programme Panel on Advanced Educational Technology", do "NATO Science Committee", Bruxelas. Foi Presidente do programa Europeu "PROMETEUS - PROmoting Multimedia access to Education and Training in EUropean Society", da Comissão Europeia (Março 2000 a Março 2001). Em 2004 presidiu ao "Special Interest Group in Context & Learning" do projecto europeu Kaleidoscope.

Foi o proponente, em 1985, do Projecto MINERVA, de introdução dos recursos informáticos na educação não superior em Portugal, tendo coordenado nacionalmente o mesmo projecto durante a sua fase piloto, entre Outubro de 1985 e Outubro de 1988. Presidiu à Comissão de Acreditação dos Cursos de Licenciatura em Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros nos períodos 1998/2001 e 2004/2007. Presidiu à Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Engenharia de Sistemas e Computação, Engenharia Informática e Informática do Conselho de Avaliação das Universidades Portuguesas em 2002. Presidiu à Comissão de Avaliação Externa de Informática da A3ES no período de 2011/2013. Foi membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros nos períodos 1998/2001 e 2004/2007. Participou no grupo de trabalho que conduziu a criação do Colégio de Engenharia Informática da Ordem dos Engenheiros, em Maio de 1997. Foi membro do júri do Prémio IBM de Ciência desde a sua instituição em 1989 até 2014. Presidiu, no período 1999/2001, ao júri do Prémio Descartes. Integrou, em 2002, o júri do Prémio Gulbenkian de Ciência. 

Em Junho de 1997 foi-lhe atribuído o grau de "Doutor Honoris Causa" pela Universidade Aberta, Lisboa, e em Setembro de 2000 foi agraciado com o "Sigillum Magnum" da Universidade de Bolonha, Itália. Em 2005 foi-lhe atribuído pela APDSI o "Prémio Personalidade do Ano da Sociedade de Informação, 2005".

É autor e co-autor de mais de três centenas de artigos e apresentou cerca de quatro centenas de comunicações no País e no estrangeiro. É autor de vários capítulos em livros publicados no País e no estrangeiro. Entre as suas publicações internacionais em livro mais recentes contam-se o livro "Managing Learning in Virtual Settings: the Role of Context"(2006), o capítulo "Action Research and Design in Information Systems: Two Faces of a Single Coin", do livro "Information Systems Action Research: An Applied View of Emerging Concepts and Methods" (2007) e a entrada "The Sustainability of e-Collaboration" de "The Encyclopedia of E-Collaboration" (2008). Integrou cerca de duas centenas de comissões organizadoras e comissões científicas de conferências realizadas em Portugal e no estrangeiro. É membro dos conselhos editoriais ou consultivos do "International Journal of e-Collaboration", da "Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão" e da revista "Educação, Formação & Tecnologias".