Joana Antunes
Professora Auxiliar (DHEEAA-FLUC)
uc40891@uc.pt
Joana Antunes é Professora Auxiliar de História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É investigadora do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP-GEMA) e colaboradora do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC), no âmbito dos quais desenvolve a sua actividade de produção e comunicação científica, em diálogo com as áreas do património e da museologia. Doutorada em História da Arte pela FLUC (2016), com a tese intitulada O Limite da Margem na Arte em Portugal (sécs. XIV-XVI), a sua área de especialização incide particularmente na iconologia das épocas medieval e moderna, explorando os conceitos de marginalia e liminaridade, a invisibilidade física e historiográfica de imagens e objectos artísticos, a relação entre equipamentos e espaços litúrgicos, a relação entre interpretação e anacronismo. Mais recentemente, tem dedicado particular atenção investigativa ao universo dos patrimónios (in)visíveis, desde os aparentemente inexistentes tectos decorados medievais portugueses até à reconstituição artística e espacial da arquitectura medieval e moderna.
Publicações selecionadas
Antunes, Joana, “(Re)discovering Portuguese medieval painted ceilings (15th century)”, Cieli dipinti. Soffitti lignei nell’europa meridionale fra Medioevo e Rinascimento (eds. M. D’Arcano Grattoni, F. F. de Tomas), Milano, Silvana Editoriale [no prelo - 2022]
Antunes, Joana, “From Pleasure to Disgust. The Grotesque in the oeuvre of João de Ruão”, Jehan de Rouen. Architect and Sculptor of the European Renaissance (coords. M. L. Craveiro, C. A. Gonçalves, J. Antunes), digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, nº. 7, Coimbra, CEAACP – UC/CAM/UALG, 2020, pp. 137-161.
Antunes, Joana, “Metamorphosis of the Green Man and the Wild Man in Portuguese Medieval Art”, Ideology in the Middle Ages. Approaches from Southestern Europe (ed. F. Sabaté), Leeds, Arc Humanities Press, 2019, pp. 333-358.
Antunes, Joana, Craveiro, Maria de Lurdes, Gonçalves, Carla Alexandra (eds.), The Centre as Margin. Eccentric Perspectives on Art, Wilmington, The Vernon Press, 2019.
Antunes, Joana, “The Late Medieval Mary Magdalene: Sacredness, Otherness, and Wildness”, Mary Magdalene in Medieval Culture: Conflicted Roles, eds. Peter Loewen, Robin Waugh, New York, Routledge, 2014, pp. 116-139.
Áreas de interesse/investigação
Arte das épocas medieval e moderna (sécs. XII-XVI); iconologia; marginalia e liminaridade; o grotesco e o monstruoso; o funcionamento da imagem devocional e as diversas lógicas de (in)visibilidade instaladas no espaço eclesial; reconstituição histórica cientificamente informada.
CV Ciência Vitae - ORCID
Social Media Academia.edu