Sérgio Dias Branco é Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde dirige o Mestrado em Estudos Artísticos e coordena o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. Lecionou na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Kent, onde se doutorou em Estudos Fílmicos. 

É investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. O seu trabalho de investigação inscreve-se nas áreas científicas dos estudos fílmicos, religiosos, televisivos, e da classe trabalhadora.

Foi membro da Direção da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento entre 2014 e 2020 e o seu presidente eleito entre 2018 e 2020.

Correio eletrónico: sdiasbranco@fl.uc.pt

Sítio eletrónico: www.sdiasbranco.net

Estudo Geral, repositório científico da UC: Branco, Sérgio Dias

ORCID: 0000-0003-2444-9905

 

Educação

Doutoramento, Estudos Fílmicos. Universidade de Kent.

Mestrado, Estudos Fílmicos. Universidade de Kent.

Licenciatura, Arquitetura. Universidade Técnica de Lisboa (agora Universidade de Lisboa).

 

Investigação

Estudos Fílmicos e Televisivos. Estudos da Classe Trabalhadora. Estudos Religiosos. Filosofia. Teologia.

 

Publicações Recentes

2020. “O Agora de Outrora: O Cinema de Silas Tiny”. Vista: Revista de Cultura Visual 6, “(In)Visibilidades: Imagem e Racismo”, ed. Ana Cristina Pereira, Michele Sales, e Rosa Cabecinhas: 171-78. Lisboa: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. ISSN: 2184-1284. http://vista.sopcom.pt/ficheiros/20200630-9_o_agora_de_outrora_o_ cinema_de_silas_tiny.pdf.

2020. “Nas Flores Vermelhas: Três Estudos sobre a Revolução de Outubro e o Cinema”. Estudos do Século XX20, “Politização, Despolitização e Repolitização”, ed. António Pedro Pita, Fernando Matos Oliveira, e Michelle Sales: 65-82. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISSN: 1645-3530. https://impactum-journals.uc.pt/estudossecxx/article/view/6815.

2020. “‘A Cultura É Política’: O Cinema de Ousmane Sembène na África Pós-Colonial”. In Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos, Volume 2, ed. Michelle Sales, Paulo Cunha, e Liliane Leroux, 145-55. Guimarães e Rio de Janeiro: Nós por Cá Todos Bem - Associação Cultural e Edições LCV. ISBN: 978-989-99704-2-7.

2020. Escrita em Movimento: Apontamentos Críticos sobre Filmes. Lisboa: Documenta. ISBN: 978-989-9006-32-4.

2020. “Spectres of Today: The Fractures of History in Horse Money (2014)”. Observatorio (OBS*) 14, n.º 4, “Intermedialidades em Imagens (Pós)Coloniais”, ed. Maria do Carmo Piçarra: 39-51. Lisboa: Observatório da Comunicação. ISSN: 1646-5954. http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1811/pdf.

2020. O Trabalho das Imagens: Estudos sobre Cinema e Marxismo. Lisboa: Página a Página. ISBN: 978-972-8140-92-2.

2020. “The Work of Cinematic Art: Art as Work and Work as Art”. Peace, Land, & Bread: A Scholarly Journal of Revolutionary Theory and Practice 3: 173-80. https:// 4e738bf1-3b89-467b-8f45-de5511b6665d.filesusr.com/ugd/ec1faf_9d1edf69765a4913 b401921ee2800177.pdf.

2019, com Daniel Ribas e Manuela Penafria. Atas do VIII Encontro da AIM. Lisboa: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. http://aim.org.pt/atas/Atas-VIIIEncontroAnualAIM.pdf.

2019. “Conversations with Stanley” [“Conversas com Stanley”]. Forma de Vida 15. Lisboa: Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa. ISSN: 2183-1343. https://formadevida.org/sdbrancofdv15.

2019. “Descobertas do Cinemático”. Paralaxe: Revista de Estética e Filosofia da Arte 6, n.º 1, “Perspectivas Estéticas Entre Brasil e Kenya”, ed. Alice Lino Lecci, Lydia Waithira Muthuma, e Sônia Campaner: 121-43. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ISSN: 2318-9215. https://revistas.pucsp.br/paralaxe/article/view/46608/30965.

2019. Dossiê “O Visionamento e a Crítica de Séries de Televisão”. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 6, n.º 1. Lisboa: Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. ISSN: 2183-1750. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/issue/view/20.

2019. “Melodias do Reuso: A Reutilização de Imagens nos Vídeos Musicais”. Esferas: Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste 16, “Novas Linguagens do Audiovisual”, ed. Felipe Polydoro e Gabriela Freitas: 26-34. Brasília: Universidade Católica de Brasília. ISSN: 2446-6190. https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11265/6754.

2019. “Mulheres Especulares: Género e Desdobramento no Neo-Noir de Brian De Palma”. In Espelhos do “Film Noir”, ed. Jeffrey Childs, 133-42. Lisboa: Documenta. ISBN: 978-989-9006-15-7.

2020. “Nem Luz Pura, Nem Sombra: Nostalgia da Luz como Documentário Poético Politizado”. In Visões da Luz, ed. Francisco Gil e Lídia Catarino, 163-74. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-989-26-1818-0.

2018. “José Augusto Mourão, Errante da Palavra”. Colóquio/Letras 199: 216-21. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISSN: 0010-1451.

2018. “The Urban and the Domestic: Spaces of American Film Noir”. New Approaches to Cinematic Spaces, ed. Filipa Rosário e Iván Villarmea Álvarez, 85-96. Londres: Routledge. ISBN: 978-113-860-444-5.

2017, com Patrícia Silveirinha Castello Branco e Saeed Zeydabadi-Nejad. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 9, “O Islão e as Imagens”. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/9/9.pdf.

2017, com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies 5, “The Aesthetics of Politics and the Politics of Aesthetics in and After Cavell”. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ottawa/index.php/conversations/issue/view/291.

2017. “Morta por Dentro: Subjetividade e Alegoria em The Addiction”. Revista de História das Ideias, vol. 35, “Fronteiras”, ed. João Maria André e Rui Cunha Martins, pp. 433-57. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISSN: 0870-0958. https://impactum.uc.pt/pt-pt/node/119660.

2017. “The Past Tense of Our Selves: Um Adeus Português in 1980s Portugal”. Journal of Lusophone Studies, vol. 2, n.º 1, “Dossier Especial sobre Cinema Português”, ed. Clara Rowland e Estela Vieira, pp. 41-58. Davis, CA: Associação Americana de Estudos Portugueses. ISSN: 2469-4800. https://jls.apsa.us/index.php/jls/article/view/154.

2016. “O Cinema como Educação Social dos Sentidos”. Persona: Revista do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP 3, “Arte e Desenvolvimento Humano”, ed. José Eduardo da Silva: 61-69. Porto: Departmento de Teatro e Cinema da ESAP - CESAP. ISSN: 2183-4504. http://persona-esap.weebly.com/uploads/9/0/2/7/90272353/persona3_8_sergio_dias_branco.pdf.

2016. “A Cidade das Imagens: Três Olhares Fílmicos sobre a Urbanidade de Hoje”. In Territórios do Cinema: Representações e Paisagens da Pós-Modernidade, coord. Fátima Velez de Castro e João Luís J. Fernandes, 103-22. Málaga: Eumed - Universidade de Málaga. ISBN: 978-841-639-998-7. http://www.eumed.net/libros-gratis/ciencia/2016/39/39.zip.

2016. Por Dentro das Imagens: Obras de Cinema, Ideias do Cinema. Lisboa: Documenta. ISBN: 978-989-8618-92-4.

2016. “Sembène, Ousmane (1923-2007)”. In The Palgrave Encyclopedia of Imperialism and Anti-Imperialism, vol. I, ed. Immanuel Ness e Zack Cope, 218-22. Basingstoke: Palgrave Macmillan. ISBN: 978-023-039-277-9.

 
A sua fotografia