a carregar...

Sérgio Dias Branco é Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra, onde coordena os Estudos Fílmicos e da Imagem no curso de Estudos Artísticos e dirige o Mestrado em Estudos Artísticos. Lecionou na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Kent, onde se doutorou em Estudos Fílmicos. 

É investigador integrado do IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA, investigador colaborador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, e membro convidado do grupo de análise fílmica da Universidade de Oxford, “The Magnifying Class”. O seu trabalho de investigação tem como foco a estética e poética de obras da imagem em movimento, nas suas relações com a filosofia, a história, o marxismo, e a religião.

É membro da Direção da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento desde 2014.

Está a trabalhar em dois novos livros: O Assombro da Imagem: Cinema, Movimento, PensamentoEscrita em Movimento: Apontamentos Críticos sobre Filmes.

Correio eletrónico: sdiasbranco@fl.uc.pt

Sítio eletrónico: www.sdiasbranco.net

 

Educação

Licenciatura, Arquitetura (Universidade Técnica de Lisboa, agora Universidade de Lisboa)

Mestrado, Estudos Fílmicos (Universidade de Kent)

Doutoramento, Estudos Fílmicos (Universidade de Kent)

 

Revistas

2013-. Co-editor com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies. Universidade de Ottawa.https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations.

2013-. Membro do Conselho Científico. SERIES: International Journal of TV Serial Narratives. Universidade Politécnica de Valência/Universidade de Bolonha. http://series.unibo.it.

2010-. Co-editor com Patrícia Castello Branco e Susana Viegas. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifilnova.pt.

 

Livros

2016. Por Dentro das Imagens: Obras de Cinema, Ideias do Cinema. Lisboa: Documenta. 160 pp.

 

Números de Revistas e Livros Editados

2016. Ed. com Michael Wayne. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 8, “A Filosofia de Marx”. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifl.pt/storage/8/8.pdf.

2014. Com Paulo Cunha, eds. Atas do III Encontro da AIM. Coimbra: AIM. http://aim.org.pt/atas/Atas-IIIEncontroAnualAIM.pdf.

2013. Ed. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 4, “Filosofia da Religião”. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/4/4.pdf.

 

Capítulos em livros

2016. “Sembène, Ousmane (1923-2007)”. In The Palgrave Encyclopedia of Imperialism and Anti-Imperialism, Vol. I, ed. Immanuel Ness e Zack Cope, pp. 218-22. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

2016. “A Cidade das Imagens: Três Olhares Fílmicos sobre a Urbanidade de Hoje”. In Territórios do Cinema: Representações e Paisagens da Pós-Modernidade, coord. Fátima Velez de Castro e João Luís J. Fernandes, pp. 103-22. Málaga: Eumed - Universidade de Málaga. http://www.eumed.net/libros-gratis/ciencia/2016/39/39.zip.

2015. “Magic and Loss: Style, Progression and the ‘Ending’ of Carnivàle”. In “Carnivàle” and the American Grotesque: Critical Essays on the HBO Series, ed. Peg Aloi e Hannah E. Johnston, pp. 57-72. Jefferson, NC: McFarland.

2014. Com Paulo Cunha. “Introdução”. In Atas do III Encontro Anual da AIM, ed. Cunha e Sérgio Dias Branco, pp. 7-8. Coimbra: AIM. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IIIEncontroAnualAIM-Intro.pdf.

2014. “O Conceito Aberto de Cinemático”. In Cinema & Filosofia: Compêndio, org. João Mário Grilo e Maria Irene Aparício, pp. 351-63. Lisboa: Edições Colibri.

2013. “Situating Comedy: Duration and Inhabitation in Classical American Sitcoms”. In Television Aesthetics and Style, ed. Jason Jacobs e Steven Peacock, pp. 93-102. Nova Iorque: Bloomsbury.

2011. “Super Style: Notes for a Stylistic Analysis”. In Investigating “Heroes”: Truth, Justice and Quality TV, ed. David Simmons, pp. 109-18. Jefferson, NC: McFarland.

2011. “Na Desordem: Balagan, Mapa Intersticial de Histórias e Identidades”. In Literatura, Espaço, Cartografias, ed. António Apolinário Lourenço e Osvaldo Manuel Silvestre, pp. 391-408. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

2010. “Sci-Fi Ghettos: Battlestar Galactica and Genre Aesthetics”. In “Battlestar Galactica”: Investigating Flesh, Spirit, and Steel, ed. Roz Kaveney e Jennifer Stoy, pp. 185-98. Londres: I.B. Tauris.

 

Artigos com arbitragem científica

2016. “O Cinema como Educação Social dos Sentidos”. Persona: Revista do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP, n.º 3, “Arte e Desenvolvimento Humano”, ed. José Eduardo da Silva, pp. 61-69. http://persona-esap.weebly.com/uploads/9/0/2/7/90272353/persona3_8_sergio_dias_branco.pdf.

2015. “Kino Kino Kino Kino Kino: el cine de artificio de Guy Maddin” [orig. “Kino Kino Kino Kino Kino: Guy Maddin’s Cinema of Artifice”], trad. Marta Martín Núñez. L’Atalante: Revista de estudios cinematográficos, n.º 19, coord. Pablo Hernández Miñano e Violeta Martín Núñez, pp. 105-10. Universidade de Valência.

2012 [2015]. “A Memória Resistente da Guerra no Cinema Vietnamita”. O Olho da História: Revista de Teoria, Cultura, Cinema e Sociedades, n.º 19. Universidade Federal da Bahia.

2011. “Au hasard Balthazar: teologia e arte della presenza” [orig. “Seeing Balthazar: Robert Bresson’s Art of Presence and Franciscan Theology”], trad. Simona Busni e Andreina Campagna. Fata Morgana: Quadrimestrale di cinema e visioni, n.º 14, “Animalità”, pp. 163-70. Universidade da Calábria.

2011. “Film noir, um Género Imaginado”. Revista de História das Ideias, vol. 32, “Artes”, pp. 327-54. Universidade de Coimbra.

2009. “Music Videos and Reused Footage”. Scope: An Online Journal of Film & TV Studies, n.º 15, “Cultural Borrowings: Appropriation, Reworking, Transformation”, ed. Iain Robert Smith, pp. 111-21. Universidade de Nottingham. http://www.scope.nottingham.ac.uk/cultborr/chapter.php?id=10.

2008. “The Mosaic-Screen: Exploration and Definition”. Refractory: A Journal of Entertainment Media, n.º 14. Universidade de Melbourne. http://blogs.arts.unimelb.edu.au/refractory/2008/12/27/the-mosaic-screen-exploration-and-definition-–-sergio-dias-branco/.

 

Comunicações em Atas de Conferências

2017. “Visualizar a Inferência: Motivos de Imagem nos Policiais Processuais da CBS”. In Televisão e Novos Meios, org. Paulo Serra e Sónia Sá, pp. 129-35. Covilhã: Editora LabCom.IFP. http://labcom-ifp.ubi.pt/livro/291.

2016. “O Cinema como Ética”. In Atas do V Encontro Anual da AIM, ed. Sofia Sampaio, Filipe Reis, and Gonçalo Mota, pp. 146-55. Lisboa: AIM. http://aim.org.pt/atas/Atas-VEncontroAnualAIM.pdf.

2016. “O Rosto da Técnica: Walter Benjamin e a Arte Fotográfica”. Filosofia e as Artes, org. Steven S. Gouveia, pp. 95-100.

2015. “A Arte como Trabalho ou O Trabalho como Arte”. In II Congresso Internacional “Marx em Maio” 2014: Colectânea de Textos, pp. 455-66. Lisboa: Grupo de Estudos Marxistas.

2015. “Comunidades do Cinema”. In Atas do IV Encontro Anual da AIM, ed. Daniel Ribas e Manuela Penafria, pp. 112-19. Covilhã: AIM. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IVEncontroAnualAIM-09.pdf.

2015. “A Identidade como Facto Colectivo em Palombella rossa”. In AVANCA | CINEMA 2015, coord. António Costa Valente e Rita Capucho, pp. 391-98. Avanca: Edições Cineclube de Avanca.

2015. “As Imagens Ressonantes: A Escrita Fílmica de Marguerite Duras”. In 1.º Simpósio “A Fusão das Artes no Cinema”, org. Vítor Ferreira e André Cardoso, pp. 18-24. Coimbra: Edições Caminhos do Cinema Português.

2014. “Vídeos Musicais e Figuras Abstractas”. In Atas do III Encontro Anual da AIM, ed. Paulo Cunha and Sérgio Dias Branco, pp. 258-63. Coimbra: AIM. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IIIEncontroAnualAIM-27.pdf.

2013. “Darkened Spaces: The Urban and the Domestic in American Film Noir”. In Inter[sections]: A Conference on Architecture, City and Cinema, ed. Luís Urbano, pp. 434-40. Porto: AMDJAC.

2013. “‘Estejamos Atentos!’: Notas sobre o Cinematógrafo como Reflexões Espirituais”. In Atas do II Encontro Anual da AIM , ed. Tiago Baptista e Adriana Martins, pp. 135-41. Lisboa: AIM. http://aim.org.pt/atas/Atas-IIEncontroAnualAIM.pdf.

2013. “Permanecer no Amor: A Arte e Teologia de Des hommes et des dieux”. In Mosteiros Cistercienses: História, Arte, Espiritualidade e Património - Tomo II , dir. José Albuquerque Carreiras, pp. 365-69. Alcobaça: Jorlis.

2012. “Prescrições e Descobertas: A Especificidade do Meio Cinemático Segundo Berys Gaut”. In XIII Colóquio de Outono: Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos, org. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa, e Vítor Moura, pp. 115-25. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus.

2012. “Screened Signs of Grace: André Bazin’s ‘Cinema and Theology’ and the Sacramental Facet of Film”. In Spirituality: New Reflections on Theory, Praxis and Pedagogy, ed. Martin C. Fowler, Michael Weiss, e John L. Hochheimer, pp. 199-205. E-book. Oxford: Inter-Disciplinary Press.

 

Artigos sem arbitragem científica

2016. Com Michael Wayne. “Editorial: Film Through Marx, Our Contemporary”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 8, “A Filosofia de Marx”, pp. 1-3. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/8/8_Editorial.pdf.

2016. “Corpos Instáveis: Os Vídeos Musicais de Chris Cunningham”. ESC:ALA: Revista Electrónica de Estudos e Práticas Interartes, n.º 7. Universidade do Porto. http://wp.me/p4iz9I-T9.

2016. “The Law of Capital: The Measure of a Man”. Film International, 11 Set. 2016. http://filmint.nu/?p=19295.

2015. Com Amir Khan. “Cavell and History”. Conversations: The Journal of Cavellian Studies, n.º 3, pp. 1-2. Universidade de Ottawa. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations/article/view/1289/1201.

2015. “Antígona, Mulher Levantada”. Vértice, n.º 176, pp. 98-106.

2015. “Entendimentos do Cinema: A Linguagem Analítica e Crítica para Daniel Frampton e David Bordwell”. Vértice, n.º 174, pp. 58-70.

2015. “A Matéria do Mal: Os Filmes Noir de Orson Welles”. Vértice, n.º 177, pp. 13-37.

2015. “Um Encontro Desencontrado em Tempos de Guerra”. Via Latina: Fórum de Confrontação de Ideias, n.º 12, “Tempo de Encontro(s)”, pp. 102-4.

2014. “Estudos do Vídeo Musical”. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, n.º 2, pp. 363-68. AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/75/70.

2014. “Fotografar, Filmar, Escrever”. Revista Alma Azul, n.º 10, pp. 6-13.

2014. “Uma Aparência, Diferentes Seres: Performance e Identidade Pessoal em Battlestar Galactica”. Drama: Revista de Cinema e Teatro, n.º 5, pp. 38-41. Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos.

2013. Com Amir Khan. “Genesis”. Conversations: The Journal of Cavellian Studies, n.º 1, pp. 1-3. Universidade de Ottawa. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations/article/view/1110/964.

2013. “Editorial: Cinema, Religion, and Their Philosophical Thinking”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 4, “Filosofia da Religião”, pp. 1-3. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifl.pt/storage/4/4 Editorial.pdf.

2013. “Film/Religion: A Conversation with P. Adams Sitney”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 4, “Filosofia da Religião”, pp. 210-15. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifl.pt/storage/4/4 Sitney-Dias Branco.pdf.

2010. Com Patrícia Silveirinha Castello Branco e Susana Viegas. “Editorial”. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º1, pp. 7-13. IFILNOVA - Instituto de Filosofia da NOVA. http://cjpmi.ifl.pt/storage/1/1 Editorial P.pdf.

 

Outros artigos (selecionados)

2017. “Terras Mineiras”. Avante!, n.º 2254, 9 Fev. http://www.avante.pt/pt/2254/argumentos/143996.

2017. “A Vida da Fantasia”. AbrilAbril, 13 Jan. http://www.abrilabril.pt/vida-da-fantasia.

2016. “O Dinheiro como Monstro”. Avante!, n.º 2220, 16 Jun., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2220/argumentos/140778.

2016. “O Homem que Escrevia Demasiado”. Avante!, n.º 2201, 7 Mar., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2210/argumentos/139803.

2016. “Na Terra de Oz”. Avante!, n.º 2224, 14 Jul., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2224/argumentos/141197.

2016. “O Rumor da Guerra”. AbrilAbril, 25 Set. http://www.abrilabril.pt/opiniao/o-rumor-da-guerra.

2016. “Sarita e o Cinema como Militância”. AbrilAbril, 21 Out. http://www.abrilabril.pt/cultura/sarita-e-o-cinema-como-militancia.

2016. “A Solidão do Denunciante”. Avante!, n.º 2237, 13 Out., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2237/argumentos/142397.

2016. “A Verdade Liberta”. Avante!, n.º 2202, 11 Fev., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2202/argumentos/138973.

2016. “A Vida Sobre a Morte”. Avante!, n.º 2233, 15 Set., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2233/argumentos/141993.

2016. “A Voz de Dan”. Avante!, n.º 2246, 15 Dez., p. 29. http://www.avante.pt/pt/2246/argumentos/143213.

2016. “A Lei do Capital”. Avante!, n.º 2215, 12 Maio, p. 29. http://www.avante.pt/pt/2215/argumentos/140297.

2015. “A Cativa”. O Interior, 2 Abr., p. 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=804&id=46958&idSeccao=11297&Action=noticia.

2015. “A Comunidade”. O Interior, 15 Jan., p. 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=793&id=46208&idSeccao=11103&Action=noticia.

2015. “Ne change rien”. Ciclo “Há Filmes na Baixa!”, 25 Mar. Porto/Post/Doc. http://www.portopostdoc.com/home/ha-filmes-na-baixa/2015/view?id=124.

2014. “Fala e Lugar”. O Interior, 7 Ago., p. 19. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idedicao=770&idseccao=10696&id=44660&action=noticia.

2014. “Imagens Arrastadas de uma Cidade”. O Interior, 3 Jun., p. 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=765&id=44311&idSeccao=10605&Action=noticia.

2014. “Liberdade Encarcerada”. O Interior, 15 Maio, p. 12. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=758&id=43758&idSeccao=10473&Action=noticia.

2014. “Nomes da Inquietação”. O Interior, 20 Fev., p. 16. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idedicao=746&idseccao=10248&id=42830&action=noticia.

2014. “As Quatro Voltas”. O Interior, 23 Out., p. 12. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=781&id=45367&idSeccao=10889&Action=noticia.

2014. “THX 1138 (1971)”. Ciclo de cinema “O Futuro do Passado”, 18 Fev. Cineclube de Guimarães.

2013. “Abraço ao Vento”. O Interior, 21 Fev., p. 10. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=694&id=38726&idSeccao=9169&Action=noticia.

2013. “Os Dias Vastos”. O Interior, 22 Ago., p. 13. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=720&id=40870&idSeccao=9720&Action=noticia.

2013. “Existência e Arte”. Laicado Dominicano, n.º 360, pp. 4-5. Fraternidades Leigas de São Domingos.

2013. “Música Nocturna”. O Interior, 17 Out., p. 12. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=728&id=41482&idSeccao=9896&Action=noticia.

2013. “Uma Máquina de Passar Vidro Colorido”. O Interior, 19 Dez., p. 15. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=737&id=42144&idSeccao=10080&Action=noticia.

2013. “Tecer e Voar”. O Interior, 20 Jun., p. 16. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=711&id=40152&idSeccao=9522&Action=noticia.

2013. “A Vida Ganha”. O Interior, 18 Abr., p. 14. http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=702&id=39431&idSeccao=9333&Action=noticia.

 

Blogues (selecionados)

2010-. Escritos de um Espectador. Blogger. http://writingsspectator.blogspot.com.

2009-. Gestos da Palavra. Blogger. http://gesturesword.blogspot.com.

2007-. Estética e Outra Filosofia. Blogger. http://aestheticsotherphilosophy.blogspot.com.

2007-. Os Movimentos das Imagens. Blogger. http://motionsimages.blogspot.com.

 

Foto: © Mariana Castro, 2016, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

 
A sua fotografia