Sérgio Dias Branco é Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra, onde coordena os Estudos Fílmicos e da Imagem em Estudos Artísticos. É diretor do Mestrado em Estudos Artísticos e coordenador do LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. Lecionou na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Kent, onde se doutorou em Estudos Fílmicos. 

É investigador integrado do Instituto de Filosofia da Nova (IFILNOVA), investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, e membro convidado do grupo de análise fílmica da Universidade de Oxford, “The Magnifying Class”. O seu trabalho de investigação tem como foco a estética e poética de obras da imagem em movimento, nas suas relações com a filosofia, a história, o marxismo, e a religião.

É membro da Direção da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento desde 2014 e o seu presidente eleito desde 2018.

Está a trabalhar em dois novos livros: O Assombro da Imagem: Cinema, Movimento, PensamentoEscrita em Movimento: Apontamentos Críticos sobre Filmes.

Correio eletrónico: sdiasbranco@fl.uc.pt

Sítio eletrónico: www.sdiasbranco.net

 

Educação

Doutoramento, Estudos Fílmicos. Universidade de Kent.

Mestrado, Estudos Fílmicos. Universidade de Kent.

Licenciatura, Arquitetura. Universidade Técnica de Lisboa (agora Universidade de Lisboa).

 

Afiliações

2017-. Associação de Estudos da Classe Trabalhadora (WCSA).

2011-. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM).

2009-. Sociedade de Estudos de Cinema e Média (SCMS).

 

Revistas

2013-, co-editor com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations.

2010-, co-editor com Patrícia Castello Branco e Susana Viegas. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt.

 

Livros

2016. Por Dentro das Imagens: Obras de Cinema, Ideias do Cinema. Lisboa: Documenta. ISBN: 978-989-8618-92-4.

 

Números de Revistas (últimos 3 anos)

2017, com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies, n.º 5. Ottawa: Universidade de Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ottawa/index.php/conversations/issue/view/291.

2017, com Patrícia Silveirinha Castello Branco e Saeed Zeydabadi-Nejad. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 9, “O Islão e as Imagens”. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifilnova.pt/storage/9/9.pdf.

2016, com Michael Wayne. Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento, n.º 8, “A Filosofia de Marx”. Lisboa: IFILNOVA. ISSN: 1647-8991. http://cjpmi.ifl.pt/storage/8/8.pdf.

2016, com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies, n.º 4. Ottawa: University of Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations/issue/view/257.

2015, com Amir Khan. Conversations: The Journal of Cavellian Studies, n.º 3. Ottawa: University of Ottawa. ISSN: 1929-6169. https://uottawa.scholarsportal.info/ojs/index.php/conversations/issue/view/230.

 

Capítulos em Livros (últimos 3 anos)

2017. “As Águas de Sua Mãe: Líquida Força, Líquida Fragilidade”. In UBICinema 2007-2017, org. Ana Catarina Pereira e Luís Nogueira, pp. 209-17. Covilhã: Editora LabCom.IFP. ISBN: 978-989-654-420-1. http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/201712131640-201713_ubicinema10anos_acpereiralnogueira_02.pdf. Estudo Geral

2016. “A Cidade das Imagens: Três Olhares Fílmicos sobre a Urbanidade de Hoje”. In Territórios do Cinema: Representações e Paisagens da Pós-Modernidade, coord. Fátima Velez de Castro e João Luís J. Fernandes, pp. 103-22. Málaga: Eumed - Universidade de Málaga. ISBN: 978-841-639-998-7. http://www.eumed.net/libros-gratis/ciencia/2016/39/39.zip. Estudo Geral

2016. “Sembène, Ousmane (1923-2007)”. In The Palgrave Encyclopedia of Imperialism and Anti-Imperialism, Vol. I, ed. Immanuel Ness e Zack Cope, pp. 218-22. Basingstoke: Palgrave Macmillan. ISBN: 978-023-039-277-9. Estudo Geral

2015. “Magic and Loss: Style, Progression and the ‘Ending’ of Carnivàle”. In “Carnivàle” and the American Grotesque: Critical Essays on the HBO Series, ed. Peg Aloi e Hannah E. Johnston, pp. 57-72. Jefferson, NC: McFarland. ISBN: 978-078-644-816-6.

 

Artigos com Arbitragem Científica (últimos 3 anos)

2017. “Morta por Dentro: Subjetividade e Alegoria em The Addiction”. Revista de História das Ideias, vol. 35, “Fronteiras”, ed. João Maria André e Rui Cunha Martins, pp. 433-57. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISSN: 0870-0958. https://impactum.uc.pt/pt-pt/node/119660.

2017. “The Past Tense of Our Selves: Um Adeus Português in 1980s Portugal”. Journal of Lusophone Studies, vol. 2, n.º 1, “Dossier Especial sobre Cinema Português”, ed. Clara Rowland e Estela Vieira, pp. 41-58. Davis, CA: Associação Americana de Estudos Portugueses. ISSN: 2469-4800. https://jls.apsa.us/index.php/jls/article/view/154.

2016. “O Cinema como Educação Social dos Sentidos” [“Film as Social Education of the Senses”]. Persona: Revista do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP, no. 3, “Art and Human Development”, ed. José Eduardo da Silva, pp. 61-69. Porto: Theatre and Cinema Department of ESAP - CESAP. ISSN: 2183-4504. http://persona-esap.weebly.com/uploads/9/0/2/7/90272353/persona3_8_sergio_dias_branco.pdf.

2015. “Kino Kino Kino Kino Kino: Guy Maddin’s Cinema of Artifice”. L’Atalante: Revista de estudios cinematográficos, no. 19, coord. Pablo Hernández Miñano and Violeta Martín Núñez, pp. 105-10. Valencia: University of Valencia. ISSN: 2340-6992. http://www.revistaatalante.com/index.php?journal=atalante&page=article&op=view&path%5B%5D=269&path%5B%5D=256.

 

Comunicações em Atas de Conferências (últimos 3 anos)

2017. “Visualizar a Inferência: Motivos de Imagem nos Policiais Processuais da CBS”. In Televisão e Novos Meios, org. Paulo Serra e Sónia Sá, pp. 129-35. Covilhã: Editora LabCom.IFP. ISBN: 978-989-654-371-6. http://labcom-ifp.ubi.pt/livro/291.

2016. “O Cinema como Ética”. In Atas do V Encontro Anual da AIM, ed. Sofia Sampaio, Filipe Reis, and Gonçalo Mota, pp. 146-55. Lisboa: AIM. ISBN: 978-989-98215-4-5. http://aim.org.pt/atas/Atas-VEncontroAnualAIM.pdf.

2016. “O Rosto da Técnica: Walter Benjamin e a Arte Fotográfica”. Filosofia e as Artes, org. Steven S. Gouveia, pp. 95-100. ISBN: 978-154-101-982-9.

2015. “A Arte como Trabalho ou O Trabalho como Arte”. In II Congresso Internacional “Marx em Maio” 2014: Colectânea de Textos, pp. 455-66. Lisboa: GEM. ISBN: 978-989-205-936-5.

2015. “Comunidades do Cinema”. In Atas do IV Encontro Anual da AIM, ed. Daniel Ribas e Manuela Penafria, pp. 112-19. Covilhã: AIM. ISBN: 978-989-98215-2-1. http://aim.org.pt/atas/pdfs/Atas-IVEncontroAnualAIM-09.pdf.

2015. “A Identidade como Facto Colectivo em Palombella rossa”. In AVANCA | CINEMA 2015, coord. António Costa Valente e Rita Capucho, pp. 391-98. Avanca: Edições Cineclube de Avanca. ISBN: 978-989-96858-6-4.

2015. “As Imagens Ressonantes: A Escrita Fílmica de Marguerite Duras”. In 1.º Simpósio “A Fusão das Artes no Cinema”, org. Vítor Ferreira e André Cardoso, pp. 18-24. Coimbra: Edições Caminhos do Cinema Português. ISBN: 978-989-98948-2-2.

 

Artigos Sem Arbitragem Científica (últimos 3 anos)

2016. “Corpos Instáveis: Os Vídeos Musicais de Chris Cunningham”. ESC:ALA: Revista Electrónica de Estudos e Práticas Interartes, n.º 7. Porto: ILCML - Universidade do Porto. ISSN: 2183-1823. http://wp.me/p4iz9I-T9.

2016. “The Law of Capital: The Measure of a Man”. Film International, 11 Set. ISSN: 2040-3801. http://filmint.nu/?p=19295.

2015. “Antígona, Mulher Levantada”. Vértice, n.º 176, pp. 98-106. ISSN: 0042-4447.

2015. “Entendimentos do Cinema: A Linguagem Analítica e Crítica para Daniel Frampton e David Bordwell”. Vértice, n.º 174, pp. 58-70. ISSN: 0042-4447.

2015. “A Matéria do Mal: Os Filmes Noir de Orson Welles”. Vértice, n.º 177, pp. 13-37. ISSN: 0042-4447.

2015. “Um Encontro Desencontrado em Tempos de Guerra”. Via Latina: Ad Libitum, n.º 12, “Tempo de Encontro(s)”, pp. 102-4. Coimbra: Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra.

 

Blogues (selecionados)

2010-. Escritos de um Espectador. Blogger. http://writingsspectator.blogspot.com.

2009-. Gestos da Palavra. Blogger. http://gesturesword.blogspot.com.

2007-. Estética e Outra Filosofia. Blogger. http://aestheticsotherphilosophy.blogspot.com.

2007-. Os Movimentos das Imagens. Blogger. http://motionsimages.blogspot.com.

 
A sua fotografia