ENSINO

Leccionação de disciplinas curriculares  (quando não referido, a leccionação diz respeito a disciplinas do Departamento de Matemática da FCTUC)

Ano lectivo 2017-2018, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Sistemas e Tecnologias de Georreferenciação – regência e leccionação das teórico-práticas (em colaboração com a Doutora Cidália Fonte). Estatística – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cristina Martins.

Ano lectivo 2016-2017, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Sistemas e Tecnologias de Georreferenciação – regência e leccionação das teórico-práticas (em colaboração com a Doutora Cidália Fonte). 

Ano lectivo 2015-2016, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Sistemas e Tecnologias de Georreferenciação – regência e leccionação das teórico-práticas (em colaboração com a Doutora Cidália Fonte). Estatística – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cristina Martins.

Ano lectivo 2014-2015, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Sistemas e Tecnologias de Georreferenciação – regência e leccionação das teórico-práticas (em colaboração com a Doutora Cidália Fonte).

Ano lectivo 2013-2014, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Sistemas e Tecnologias de Georreferenciação – regência e leccionação das teórico-práticas (em colaboração com a Doutora Cidália Fonte), Geodesia e Física Espacial – regência da disciplina e leccionação das teóricas e teórico-práticas (em colaboração com a Doutora Cidália Fonte); Ciências Planetárias – regência da disciplina e leccionação das aulas Teóricas, teórico-práticas e práticas (em colaboração com o Doutor Nuno Peixinho); Topografia – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cidália Fonte.

Ano lectivo 2012-2013, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas e Topografia – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cidália Fonte.

Ano lectivo 2011-2012, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Sistemas e Tecnologias de Georreferenciação – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas (em colaboração com o Doutor Gil Gonçalves); Geodesia e Física Espacial – regência da disciplina e leccionação das teóricas e teórico-práticas (em colaboração com o Doutor Gil Gonçalves); Topografia – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cidália Fonte.

Ano lectivo 2010-2011, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Topografia – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cidália Fonte; Geodesia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Estatística – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Maria Emília Mesquita.

Ano lectivo 2009-2010, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Topografia – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cidália Fonte; Geodesia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Geodesia Física e Espacial – regência da disciplina e leccionação das aulas teóricas.

Ano lectivo 2008-2009, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Topografia – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cidália Fonte; Geodesia – leccionação das aulas práticas, sob a regência do Doutor Rui Fernandes.

Ano lectivo 2007-2008, Elementos de Astronomia – regência da disciplina e leccionação das teórico-práticas; Topografia – leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cidália Fonte; Geodesia – leccionação das aulas práticas, sob a regência do Doutor Rui Fernandes.

Ano lectivo 2006-2007, Elementos de Astronomia e Astrofísica – regência da disciplina e leccionação das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas; Topografia - leccionação das aulas práticas, sob a regência da Doutora Cidália Fonte.

Ano lectivo 2005-2006, Elementos de Astronomia e Astrofísica – regência da disciplina e leccionação das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas

Ano lectivo 2004-2005, Elementos de Astronomia e Astrofísica, Mecânica Celeste e Astronomia Geodésica – regência das disciplinas e leccionação das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas.

Ano lectivo 2003-2004, Elementos de Astronomia e Astrofísica, Mecânica Celeste e Astronomia Geodésica – regência das disciplinas e leccionação das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas.

Ano lectivo 2003-2004, Stellar structure and evolution, Mestrado de Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – regência da disciplina e leccionação das aulas teóricas.

Anos lectivos 2001-2002 e 2002-2003, Astronomia I, Astronomia II e Mecânica Celeste – regência das disciplinas e leccionação das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas.

Ano lectivo 2000-2001, Astronomia I e Astronomia II – regência das disciplinas e leccionação das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Mecânica Celeste – leccionação das aulas teórico-práticas, sob a regência da Doutora Dina Loff.

Ano lectivo 1999-2000, Astronomia (anual) – regência da disciplina e leccionação das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Mecânica Celeste – leccionação das aulas teórico-práticas, sob a regência da Doutora Dina Loff.

Ano lectivo 1999-2000, Astronomia (1º semestre), disciplina do Departamento de Matemática da Universidade dos Açores – regência da disciplina e leccionação das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas.

Ano lectivo 1998-1999, Astronomia (anual) – regência da disciplina e leccionação das aulas teóricas, teórico-práticas e práticas.

Ano lectivo 1997-1998, Álgebra Linear e Geometria Analítica, 1º e 2º semestre - leccionação das aulas teórico-práticas; disciplinas sob a regência das Professora Doutoras Carlota Simões e Margarida Camarinha.

 

Textos pedagógicos

"Princípios de Astronomia Esférica", Texto de apoio à disciplina de "Elementos de Astronomia", 118 p. (em permanente actualização com base na versão original de 2008).

 

Orientações de seminários de fim de curso e teses

"Educação em Geologia e Matemática: tectónica global e geometria esférica - estudos qualitativos e quantitativos", Maria Aparecida Amorim, Doutoramento em Ensino das Ciências – área de especialização em Geologia - da Universidade de Coimbra, em co-orientação com a Professora Doutora Celeste Gomes e o Professor Doutor Ivo Alves (desde 2014)

“Buracos Negros no Ensino das Ciências”, Rosa Doran, Doutoramento em Ensino das Ciências – área de especialização em Física - da Universidade de Coimbra em co-orientação com o Professor Doutor José António Paixão (desde 2013).

"Planetário como instrumento auxiliar no ensino das ciências", Gesoaldo Maia, Doutoramento em Ensino das Ciências – área de especialização em Física - da Universidade de Coimbra em co-orientação com o Professora Doutora Maria José Barata Almeida (desde 2013).

"SMILE: Semi-Empirical Model of the Ionosphere to assess Local Effects", Tiago Marques, Doutoramento em Física Computacional da Universidade de Coimbra em co-orientação com a Professor Doutor Rui Fernandes (desde 2016) - o aluno suspendeu a matrícula.

“Astronomia inclusiva: actividades em ensino não formal para públicos com necessidades educativas especiais”, Lina Canas, Doutoramento em Ensino das Ciências – área de especialização em Física - da Universidade de Coimbra em co-orientação com o Professor Doutor Carlos Fiolhais (desde 2013) - a aluna suspendeu a matrícula.

“The impact of solar activity on terrestrial ionosphere and magnetosphere using observational data of the Geophysical and Astronomical Observatory of the University of Coimbra (Portugal)”, Yvelice Soraya Castillo Rosales, Doutoramento em Física da Universidade de Coimbra em co-orientação com a Professora Doutora Alexandra Pais (tese submetida em Dezembro de 2017).

“White Dwarf Pollution. A study of abundances in circumstellar medium”, Alice Castro, Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço, Universidade de Coimbra em co-orientação com a Professora Doutora Cristina Oliveira (conclusão em Setembro de 2017).

“Seminário Matemático” dos alunos Danielle de Freitas, Evelin Manoel e André Gomes da Licenciatura em Matemática da Universidade de Coimbra (conclusão em Junho 2014)

“A Astronomia na Ajuda à Arqueologia. A Possibilidade de uma Representação Rupestre de um Cometa”, Tiago Pessoa, Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2013).

“Solar filaments: Characteristics and Evolution”, Ricardo Gafeira, Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço, Universidade de Coimbra, em co-orientação com o Doutor Jean Abhoudaram, Observatório de Paris (conclusão em Setembro de 2011).

“Galileu e o Mensageiro das Estrelas. Uma metodologia para as Ciências”, Maria Natália Botelho Marques da Silva, Mestrado em Desenvolvimento Curricular pela Astronomia, Universidade do Porto (Conclusão em Julho de 2011).

“Passagem de Astronomia à Astrofísica em Portugal”, Vítor Bonifácio, Doutoramento em História da Física, Universidade de Aveiro, em co-orientação com o Professora Doutora Isabel Malaquias (Conclusão em Setembro de 2009).

“Cartografia antiga: uma perspectiva técnica e científica”, Inês Ferreira, Mestrado em Engenharia Geográfica (modelo Bolonha), Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2008).

“Sistema de Informação Heliográfico”, João Carlos Gaspar, Mestrado em Engenharia Geográfica (modelo Bolonha), Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2008).

“Detecção de Planetas Extra-Solares a partir da função de velocidade radial”, Silvia Roque, Mestrado de Matemática para o Ensino, Universidade de Coimbra, co-orientação com o Professora Doutora Dina Loff (conclusão em Julho de 2008).

“Contribuição para o estudo da pré-sequência principal de estrelas de massa pequena e intermédia”, João Pedro Marques, Doutoramento em Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em co-orientação com o Professor Doutor Mário João Monteiro (conclusão Janeiro de 2008).

“Estudo das propriedades globais de estrelas do tipo solar: Relação Massa-Luminosidade”, Carlos Patacas, Licenciatura em Física, Universidade de Coimbra (conclusão em Junho de 2007).

“Contribuição de José Monteiro da Rocha para a determinação da órbita de cometas”, Fernando Figueiredo, Mestrado em História das Ciências, Universidade Nova de Lisboa (conclusão em Maio de 2006).

“Determinação dos parâmetros orbitais de estrelas binárias visuais”, Patrícia Marques, seminário de fim de licenciatura em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2005).

“Convecção nas estrelas de tipo solar”, Cristina Murta, Mestrado Europeu em Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Setembro de 2004).

“A Astronomia como Ensino para a Matemática”, Carlos Morais, Mestrado em Ensino da Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Dezembro de 2003).

“Um atelier de Engenharia Geográfica para a Escola Secundária", Anabela Vidal, seminário de fim de licenciatura em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão em Julho de 2002).

“Cálculo de efemérides astronómicas”, Sandro Baptista, seminário de fim de licenciatura em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão Julho de 2002).

“Qualidade do céu de Coimbra para observação astronómica”, Nuno Girão, seminário de fim de licenciatura em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão Julho de 2002).

Grupo de estágio em Matemática, final de licenciatura via ensino, Universidade de Coimbra (ano lectivo 2000-2001).

 

Participação em júris de Tese de Doutoramento, Projecto de Doutoramento e Mestrado (como arguente):

"The clusterization of nuclear matter in a Neutron star under strong magnetic fields", Jianjun Fang, Doutoramento em Física, Universidade de Coimbra (Dezembro de 2017).

"Structural changes in ionization regions inside sun-like stars", Liliana Novais, Mestrado em Astronomia – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Dezembro de 2017).

"From Solar System to Exoplanets: atmospheric characterization and search for chemical disequilibriand compunds", Rubén Gonçalves, avaliação do 1º ano de Doutoramento em Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (Setembro de 2017)

"Automatic Local Coordinates. Evaluation and automating methods to estimating 3D coordinates with respect to a specific Datum", Rafael Gonçalves Couto, Mestrado em Engenaria Informática, Universidade da Beira Interior (Novembro de 2016)

"Analysis of Near Relativistic Protons and Electrons in Solar Events Using the HI-SCALE and EPAM instruments", Jorge Bruno Soares de Sousa Morgado, Doutoramento em Física, Universidade de Lisboa (Julho de 2016)

Membro da Comissão Acompanhamento da Tese Doutoramento de Ehsan Shahamatnia "Programa de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores" da FCT na Universidade Nova de Lisboa (2013-2016)

"Parametric stellar convection models", Tony Barbosa da Silva, Mestrado em Astronomia – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Novembro de 2015)

"Exoplanets: Gaia and the importance of spectroscopic follow-up", Lisa Benamati, Doutoramento em Astronomia – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Junho de 2015).

"Multiwavelength high precision radial velocities: pushing precision and characterizing astrophysical sources of noise", Diana da Cunha Doutoramento em Astronomia – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Abril de 2015).

"Studying AGN galaxy hosts in the framework og GAIA mission", Ana Sofia Paulino Afonso, Mestrado em Física, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (conclusão em Novembro de 2014).

“Determination d l'âge des étoiles dans le cadre de la mission spatiale Gaia”, Céline Guede, Doutoramento em Astronomia, Escola Doutoral 127 - Observatório de Paris (conclusão em Outubro de 2013)

“Electric sensor to investigate ablation and associated processes in thermal protection systems”, Tiago Manuel de Oliveira Marques, Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço, Universidade de Coimbra (conclusão em Outubro de 2013).

“Poluição Luminosa: Análise, Avaliação e Problemática em Áreas de Interesse Astronómico e Ambiental”, Raul Cerveira Pinto Sousa Lima, Projecto de Tese de Doutoramento em Engenharia Física – ramo Metrologia e Qualidade, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2013).

“Spectroscopic Derivation of the Stellar Surface Gravity”, Gerasim Khachatryan, Mestrado em Astronomia – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Outubro de 2012).

“Avaliação do potencial energético solar das coberturas dos edifícios da cidade de Coimbra: um estudo comparativo, Gonçalo Guerra Poseiro, Mestrado em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2012).

“Orbital Evolution of the Scattered Disk Objects”, Jianjung Fang, Projecto de Tese de Doutoramento em Física, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2012).

“Chemical abundances in the Sun and in solar twins: impact on planet formation”, Albina da Conceição Oliveira e Sá, Mestrado em Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Dezembro de 2011).

"José Monteiro da Rocha e a actividade científica da “Faculdade de Mathematica” e do “Real Observatório da Universidade de Coimbra”: 1772-1820", Fernando José Bandeira de Figueiredo, Doutoramento em Matemática, Universidade de Coimbra (conclusão em Dezembro de 2011).

“Chemical abundances in the Sun and in solar twins: impacto in planet formation”, Albina da Conceição Oliveira e Sá, Mestrado em Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Dezembro de 2010).

“On Determining Stellar Masses and Ages from Model Fitting”, Ana Lameira Couto Soares, Mestrado em Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Novembro de 2010).

“Optimization of the focal plane fo the Gamma-Ray Imager mission”, João Bernardo pena Madeira Gouveia de Campos, Mestrado em Engenharia Física, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2010).

“Ptolomeu no Ano Internacional da Astronomia”, Roscelino Eduardo Borges dos Santos, Mestrado em Matemática, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2010).

“Implantação de uma rede de apoio geodésico num município”, Helder Leitão, Mestrado em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2010).

“Avaliação do potencial energético em fontes de energias renováveis e de potenciais áreas geográficas de redução do consumo de energia eléctrica”, João Paulo Gonçalves Ribeiro Martins, Mestrado em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2010).

“Centros de triângulos e princípios da conjugação”, Ana Filipa Nunes Rocha, Mestrado em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2010).

“Detecção e quantificação automática da actividade solar”, Teresa Rebelo, Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Universidade Nova de Lisboa (conclusão em Maio de 2009).

“Physical Properties and Evolution of protoplanetary disks in stellar clusters: planet formation in HARSH environments”, Sílvia Marina Henriques Vicente, Doutoramento em Astronomia e Astrofísica, Universidade de Lisboa (conclusão em Novembro de 2009).

“Influência da troposfera no cálculo das altitudes elipsoidais: caso de estudo do Monte Kilimanjaro”, André Garcia Vieira de Sá, Mestrado em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2009).

“Campo de velocidades seculares de Moçambique”, João Paulo Fonseca Ferreira, Mestrado em Engenharia Geográfica, Universidade de Coimbra (conclusão em Setembro de 2009).

“From dust to light: a study of star formation in NGC 2264”, Paula Stella de Viveiros Teixeira, Doutoramento em Astronomia e Astrofísica, Universidade de Lisboa (conclusão em Outubro de 2008).

“Sistema automático de identificação e caracterização de zonas de actividade em imagens solares”, Carlos Manuel Coutinho Moreira, Mestrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores, Universidade Nova de Lisboa (conclusão em Setembro de 2008).

“Fotometria CCD de Stromgren nos aglomerados globulares M3 e M92: Determinação dos parâmetros estelares excesso de cor, metalicidade, distancia e idade”, João Carlos de Carvalho Branco Perdigão Marquês, Mestrado em Astronomia e Astrofísica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (conclusão em Março de 2008).

“Probing Inside the roAp Star Alpha Cir I”, Isa Brandão, Mestrado em Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Fevereiro de 2008).

“Clube de Astronomia - um manual de projectos e actividades passíveis de serem desenvolvidos numa escola do ensino básico”, G. M. V. S. Magalhães, Mestrado em Ensino da Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Dezembro de 2007).

“Stellar parameters determination in T Tauri stars”, Pedro Cassiano Viana Ribeiro Monteiro, Mestrado em Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Fevereiro de 2007).

“A Astronomia e a sobrevivência da humanidade”, Manuel César Garpar Fecha, Mestrado em Ensino da Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Novembro de 2006).

“Continuum Radiative Transfer In Molecular Cloud Cores”, José Palma Gonçalves, Doutoramento em Astronomia e Astrofísica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (conclusão em Julho de 2006).

"Determinação de parâmetros estelares em estrelas com planetas", Sandra Cristina de Carvalho Jorge, Mestrado em Astronomia e Astrofísica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (conclusão em Julho de 2006).

“Concepções Alternativas em Astronomia à Luz do Modelo de Ensino por Pesquisa”, Ilídio André Pinto Monteiro da Costa, Mestrado em Ensino da Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Março de 2006).

“Sismologia de estrelas”, Fernando Guitiérrez, Doutoramento em Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Março de 2006).

“Astronomia no Ensino - Exploração de actividades práticas no Ensino da  Astronomia, José Carlos Codeço, Mestrado em Ensino da Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Julho de 2005).

“Actividades, conteúdos e aplicações pedagógico-didácticas em multimédia para o Ensino da Astronomia”, João Paulo de Carvalho Vieira, Mestrado em Ensino da Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, (conclusão em Junho de 2004).

“Frequência de discos circum-estelares no enxame aberto NGC 2547”, Sofia Rita Fernandes, Mestrado em Astronomia e Astrofísica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (conclusão em Outubro de 2003).

“Fotometria JHKs do Enxame estelar jovem NGC 2316”, Paula Stella Viveiros Teixeira, Mestrado em Astronomia e Astrofísica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (conclusão em Outubro de 2003).

“Etude de polimètres basés sur les détecteurs CdTe en astrophysique X et gamma”, Rui Miguel Curado da Silva, Doutoramento em Física, Universidade Louis Pasteur-Estrasburgo I, França (conclusão em Outubro de 2002).

“Modelos físico-matemáticos de estruturas estelares”, Filipe Manuel Freire Fernandes, Mestrado em Ensino da Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Abril de 2002).

“Diagnostic lines in Stellar Atmospheres”, Carla Gil, Mestrado Europeu de Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Março de 2002).

“A Astronomia sob teste”, Manuela Alves Moreira Amaral, Mestrado em Ensino da Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Dezembro de 2001).

“Sistemas binários jovens na nuvem molecular rho Ophiuchi”, Alexandre Ferreira, Mestrado em Astronomia e Astrofísica, Faculdade de Ciências da Universidade do Lisboa (conclusão em Dezembro de 2000).

“O movimento retrógrado dos planetas”, Alfredo Gonçalves Rodrigues, Mestrado em Ensino da Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Outubro de 2000).  

"Oscillations in rho Ap and delta Scuti stars: theory and observation, Fernando Pinheiro, Mestrado Europeu de Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (conclusão em Fevereiro de 2000).  

 
diamanteESO
Ficheiros
  • Abrir Textos de apoio - Elementos de Astronomia 3.0 MB