Investigação

É Director do Centro de Investigação ISISE – Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering, o qual constitui uma iniciativa conjunta da Universidade de Coimbra e da Universidade do Minho, criado em 2007 avaliada com  Excelentna Avaliação das Unidades de Investigação em 2014 (2008-2014) e que conta com 63 membros integrados com doutoramento. A visão do ISISE é a de melhorar o desempenho estrutural e funcional das Obras de Engenharia Civil, numa perspetiva tecnológica avançada, inovadora e com uma visão económica, que se estende desde os materiais até aos sistemas integrados, tendo em conta uma abordagem de ciclo de vida. Embora o foco do ISISE seja na engenharia estrutural, o progresso na área de Engenharia Civil passa necessariamente por uma visão holística em que o desempenho estrutural não pode ser separado do desempenho funcional, bem como de outros aspetos sociais, ambientais e económicos. O ISISE tem como objetivos promover inovação e sustentabilidade no contexto do setor da indústria da constução, focalizado em: REABILITAÇÃO: reabilitando o ambiente construído  INDUSTRIALIZAÇÃO: a construção como um processo industrial avançado: dos materiais aos sistemas.


ISISE está organizado em 4 Grupos de InvestigaçãoEstruturas Históricas e de Alvenaria (HMS)Desempenho Funcional (FP)Tecnologias da Construção em Aço e Mista (SMCT), e Compósitos Estruturais (SC).

 

Coordenação do grupo de investigação SMCT – Steel and Mixed Construction Technologies, o qual inclui 61 investigadores (18 doutorados em full-time, 43 estudantes de doutoramento e bolseiros), com as seguintes áreas de atuação: (A) FIRE SAFETY; (B) EARTHQUAKE ENGINEERING; (C) BLAST AND IMPACT; (D) CONNECTIONS; (E) NONLINEAR DESIGN AND STABILITY ((E.1) Advanced Design and (E.2) Cold-Formed and Modular Construction); (F) COMPOSITE AND MIXED CONSTRUCTION ((F.1) Steel-Concrete Composite; (F.2) Steel & Glass; (G) WIND TOWERS & RENEWABLES; (H) MARITIME ENGINEERING ((H.1) OFFSHORE STRUCTURES and (H.2) NAVAL ENGINEERING); (I) TIMBER CONSTRUCTION,

em estreita colaboração com o Grupo de Desempenho Funcional (FP) que inclui 18 investigadores (8 doutorados em full-time e 10 estudantes de doutoramento e bolseiros), com as seguintes áreas de atuação:(J) ENERGY EFFICIENCY; (K) INTEGRAL LIFETIME DESIGN and (L) DYNAMICS AND ACOUSTICSAmbos os grupos partilham 8 técnicos laboratoriais e administrativos.


Desenvolveu atividade significativa nas seguintes áreas: (i) ligações, (ii) sustentabilidade, life-time engineering, monitorização e manutenção e (iii) comportamento estrutural de members and frames.

Neste âmbito, produziu, entre outros, os seguintes resultados:

•    Autor de 16 livros, editor de 17 livros, publicação de 141 artigos científicos em revistas internacionais com peer-reviewe indexadas (124 em revistas citadas no Science Citation Index Expanded (ISI Web of Knowledge)) e 496 artigos publicados em atas de conferências internacionais (293) e nacionais (203).

•    Orientação de 19 teses de doutoramento e 55 teses de mestrado concluídas, sendo presentemente responsável pela supervisão de 9 teses de doutoramento e 6 teses de mestrado.

•    Membro das comissões Organizadora ou Científica ou “Keynote Speaker” de 113 conferências nacionais e internacionais .

  • Coordenação ou participação em 57 projectos de investigação internacionais (35) e nacionais (22) com financiamento comunitário ou nacional em regime competitivo, totalizando 61.8 M€ de orçamento global e 15.1 M€ de orçamento para o seu centro de investigação desde 2005 e 10 redes temáticas internacionais.