Dados biográficos

Joana Brites é Professora Associada do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da FLUC. Foi, entre Maio 2015 e Junho de 2019, directora do 1.º ciclo em História da Arte, tendo ainda exercido funções como membro do Conselho Pedagógico da FLUC e do Conselho Científico do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. Atualmente coordena o doutoramento em História da Arte da FLUC e assume, ainda, coliderança da Heritage and Culture Helix, na plataforma Crowdhelix (https://crowdhelix.com/).

Licenciou-se em História – variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2004. Completou o Ramo de formação educacional em História no ano de 2005. É mestre em História da Arte (Março de 2008), pela FLUC, com uma dissertação intitulada “Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência: modelos e programas arquitectónicos na construção do Estado Novo (1929-1970)”. Concluiu, em Maio de 2012, o doutoramento em História, especialidade de História da Arte, na FLUC. A sua tese, intitulada "O capital da arquitectura (1929-1970). Estado Novo, arquitectos e Caixa Geral de Depósitos", foi aprovada com distinção e louvor por unanimidade e agraciada com o Prémio de História Contemporânea - Victor Sá 2012. 

Exerceu funções de historiadora de arte no Gabinete responsável pela candidatura da Universidade de Coimbra à lista dos Sítios Património Mundial da UNESCO e foi bolseira de mestrado e doutoramento da FCT. Lecionou, como assistente convidada do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC, a disciplina de Comunicação Técnica (competências de comunicação em público, comunicação não-verbal).

É investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC (CEIS20), onde co-coordenou, entre Janeiro de 2018 e Julho de 2020, os quatro eixos de investigação desta unidade. É investigadora convidada nas seguintes Unidades de I&D: grupo de investigação "Art Theory, Historiography and Criticism", do IHA - Instituto de História da Arte da NOVA FCSH; Centro de História da Sociedade e da Cultura, da FLUC.

Pertence à equipa de investigação do projeto FCT "ArchNeed – Arquitetura de Necessidade: Equipamento Comunitário em Portugal 1945-1985". Realizou missões de ensino em Espanha, Itália e Roménia e, em Abril 2019, foi investigadora visitante na Brown University, EUA. A par da sua atividade enquanto docente e investigadora, encontra-se interessada em projetos de transferência de saber, particularmente no desenvolvimento de criações culturais cuja génese resida no cruzamento das ciências sociais com o campo das artes. 

 

 

Algumas publicações:

  • “Colonial Public Works Services in Portugal’s Third Empire (1869–1975)”, Heritages of Portuguese Influence: Histories, Spaces, Texts, and Objects, special issue of Portuguese Literary & Cultural Studies, ed. by M. B. Jerónimo, A. M. Klobucka & W. Rossa, 36-37, Fall 2021/Spring 2022, p. 24–52.
  • “The New State, Architecture and Modernism”, em Hidden in Plain Sight: Politics and Design in State-Subsidized Residential Architecture, ed. de In R. J. G. Ramos, V. B. Pereira, M. R. Moreira, & S. D. Silva, Park Books, 2021, p. 419-435.
  • “Arquitetura e palingenesia no Estado Novo: modernismo, fascismo e «regeneração nacional»”, em Estética dos regimes autoritários e totalitários, org. de Nuno Rosmaninho e Manuel Ferreira Rodrigues, V. N. Famalicão, Edições Húmus, 2021, p. 225-245.
  • “1914 – Amadeo, os Delaunay e o modernismo”, em História Global de Portugal, ed. de Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva, Lisboa, Círculo de Leitores, 2020, p. 559-564.
  • Brites, J., & Correia, L. M. (Coords.). (2019 e 2020). Obras Públicas no Estado Novo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra (Série Investigação). eISBN 978-989-26-1894-4 (dezembro 2019), ISBN 978-989-26-1894-1 (agosto 2020). Doi: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1894-4 url: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/108
  • "Female, grief and Romanticism: a reflexive art history approach to a widow sculpture", Arte, Individuo y Sociedad, 31(2), 2019, p. 277-291. http://dx.doi.org/10.5209/ARIS.59105  (com Marta Barbosa Ribeiro)
  • "Heritage, Identity and Destruction: “Islamic State's” Actions and Its Interpretation by the International Press", Heritage & Society, 2019, DOI: 10.1080/2159032X.2019.1586398 (com André Cardoso)
  • "A casa-atelier de António Teixeira Lopes: um microcosmo oitocentista", Biblos, n.º 4, 2018, p. 31-59. https://doi.org/10.14195/0870-4112_3-4_2 (com Marta Barbosa Ribeiro)
  • “Rethinking the stylistic categories of Portuguese 19th century sculpture: the work of António Teixeira Lopes”, Ars Longa, n.º 26, 2017, p. 157-166. Doi: 10.7203/arslonga.26.10961 (com Marta Barbosa Ribeiro)
  • “Estado Novo, arquitetura e «renascimento nacional»”, Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), 2017, p. 100-113.  https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/131640/134825
  • "Is there an Ideologically-Biased Broadening of the Concept of Modern Architecture? Questioning the Limits of Postmodernism's Inclusivism and Testing a Further Expansion", RIHA Journal 0133, 15 July 2016. [revised and extended version of a previous paper]
  • “Widening the scope of modernism: is there room for Portuguese fascist architecture?”, em Southern Modernisms. Critical Stances through Regional Appropriations. Conference proceedings, ed. de Joana Cunha Leal, Maria Helena Maia e Begoña Farre, Porto, CEAA e IHA, 2015, p. 59-71.
  • “Power and architecture in Portuguese fascism: political and artistic control and resistance”, Journalism and Mass Communication, Nova Iorque, Julho de 2015, p. 360-371.
  • “Mobiliário para a Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência: o processo de modernização de um dispositivo espacial (1940-1972)”, em Móveis Modernos: Mobiliário para edifícios públicos em Portugal 1940-1980, ed. de João Paulo Martins, Lisboa, Caleidoscópio e MUDE, 2015, p. 80-87.
  • O Capital da Arquitectura. Estado Novo, Arquitectos e Caixa Geral de Depósitos (1929-1970), Lisboa, Prosafeita, 2014.
  • Arquictetura da CGD. Filiais e Agências da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência (1929-1970), Lisboa, Prosafeita, 2014.
  • “Quando a gravura moderna portuguesa se tornou uma realidade: a Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses (1956-1968)”, em A doce e ácida incisão. A Gravura em contexto (1956-2004), Lisboa, Culturgest e Museu do Neo-Realismo, 2013, p. 201-236.
  • “Moderno e nacional: a procura de uma alternativa arquitectónica nos Estados Novos português e brasileiro”, em Oitocentos. Intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal, tomo III, coord. de Camila Dazzi, Arthur Valle e Isabel Portella, Rio de Janeiro, EDUR-UFRRJ e DezenoveVinte, 2013, p. 235-253.
  • “Das repúblicas à República (1834-1926)/ From Repúblicas to the Republic (1834-1926)”, emUniversidade de Coimbra – Alta e Sofia: Textos Gerais/University of Coimbra – Alta and Sofia: General Texts, coord. do volume de Cátia Marques, Nuno Ribeiro Lopes e Sandra Pinto, Universidade de Coimbra, 2012, p. 118-134. [dossier de Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial, 7 volumes]
  • “A Universidade de Coimbra e o Estado Novo (1934-1969)/The University of Coimbra and the Estado Novo (1934-1969), em Universidade de Coimbra – Alta e Sofia: Textos Gerais/University of Coimbra – Alta and Sofia: General Texts, coord. do volume de Cátia Marques, Nuno Ribeiro Lopes e Sandra Pinto, Universidade de Coimbra, 2012, p. 135-149. [dossier de Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial, 7 volumes]
  • “Arquitectos e oposição ao Estado Novo”, em Carlos Cordeiro (org.), Autoritarismos, Totalitarismos e Respostas Democráticas, Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra; Ponta Delgada, Centro de Estudos Gaspar Frutuoso da Universidade dos Açores, 2011, p. 177-204.
  • “Movimento Moderno: de resposta universal a hipótese de século”, Estudos do Século XX, n.º 9 (Coordenador: António Pedro Pita), Coimbra, 2009, p. 28-43.
  • “Um uníssono a quatro vozes: arquitectura(s) do Estado Novo na Praça do Município da Covilhã”, Monumentos, n.º 29, Lisboa, IHRU, 2009, p. 126-133.
  • “Construir a história: a sede do CADC de Coimbra”, Lusitânia Sacra, 2.ª série, tomo XIX-XX, Lisboa, 2007-2008, p. 121-170.
  • “«O moderno sim, mas o moderno característico da nossa paisagem»: discursos e percursos da arquitectura do Estado Novo”, em Actas do V Colóquio Internacional: Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano, Rio de Janeiro, UERJ/CEIS20/ GRPESQ/CNPq, 2008, [edição electrónica].
  • “Amar a pátria, servir a arquitectura: funções e programas iconográficos das «artes decorativas» nas filiais da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência”, em Estados autoritários e totalitários e suas representações. Propaganda, ideologia, historiografia e memória, coord. de Luís Reis Torgal e Heloísa Paulo, Coimbra, CEIS20, 2008, p. 81-98.
  • “Arquitectura e cenografia política: o «Mosteiro dos Jerónimos» na Exposição do Mundo Português de 1940”, Murphy. Revista de história e teoria da arquitectura e do urbanismo, n.º 2, Coimbra, Julho de 2007, p. 120-145.
  • “Em nome da «sanidade artística»: o Estado Novo e o estilo barroco”, Revista da Universidade de Aveiro – Letras, n.º 23, Aveiro, 2006, p. 59-86.
  • “Jardim Botânico de Coimbra: contraponto entre a Arte e a Ciência”, em Transnatural, coord. de Paulo Bernaschina, Porto, Artez, 2006, p. 30-69.
  • “O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra: de Vandelli a Júlio Henriques (1772-1873)”, Arquivo Coimbrão, n.º 39, Coimbra, 2006, p. 11-60.
  • “Entre o poder da arte e a arte do poder: modernismo versus neoclassicismo monumentalista na arquitectura das décadas de 1920 a 1940”, Revista Portuguesa de História, t. XXXVII, 2005, p. 411-435.
  • “Uma nova memória para um Estado Novo: restauro de monumentos e ensino da História no salazarismo”, Biblos, vol. 3, 2.ª série, Coimbra, 2005, p. 285-308.

 

Actuais interesses científicos e temas de investigação:

Arte de regimes autoritários e totalitários

Relação entre modernismo e fascismo

Arquitetura, colonialismo e desenvolvimento

Relação entre arte contemporânea, historiografia, memória e "património indesejado"

Escultura portuguesa da época contemporânea

Website (com acesso a download de algumas publicações): https://coimbra.academia.edu/JoanaBrites

 

Contactos:

Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | 3049 Coimbra

E-mail: brites.joanac@gmail.com

 
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