Doutorado em Arte Contemporânea, é Professor Auxiliar Convidado do Colégio das Artes (onde é coordenador do Mestrado em Estudos Curatoriais) e da Faculdade de Letras (onde lecciona Teoria da Arte e Arte, Vanguardas e Globalização).

Foi Presidente da AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte /Portugal.

Foi o Comissário Geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010.

Desde 1990 que se dedica à curadoria de arte contemporânea, bem como à ensaística sobre arte.

Entre 2003 e 2006 foi Director do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Foi fundador e director da revista Pangloss.

Entre 1997 e 2003 foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 1999 foi o Comissário da Representação Portuguesa à 48ª Bienal de Veneza.

Em 2010 foi co-Comissário da Representação Portuguesa à Bienal de Veneza de Arquitectura.

Livros

Luxury Bound.Electa e Assírio & Alvim. Milão e Lisboa, 1999.

 Helena Almeida, Pés no Chão, Cabeça no Céu. Porto, Bial, 2004

Jorge Molder: O Espelho Duplo. Lisboa, Caminho, 2005.

Pintura Redux . Porto, Fundação de Serralves/Público, 2006.

 Julião Sarmento, Catalogue Raisonée, Edições Numeradas, Vol.I . MEIAC, 2007

 Abrir a Caixa. Lisboa, Caixa Geral de Depósitos, 2009.

A Visão em Apneia. Lisboa, Babel, 2011.

Fotografia: Modo de Usar. Lisboa, Documenta, 2015.

A ambiência é de facto uma realidade material (com Lawrence Weiner). Coimbra, CAPC, 2015.(será lançado em Novembro 2015)

O Exercício Experimental da Liberdade. Lisboa, Orfeu Negro, 2015 (será lançado em Novembro 2015)

Julião Sarmento: Risco Inerente. Porto, Bial, 2015. (será lançado em Novembro 2015)

 

Catálogos de Exposição

Afinidades Electivas: Julião Sarmento Coleccionador. Lisboa,Documenta, Fundação Carmona e Costa e Fundação EDP, 2015.

José Pedro Croft: Objectos Imediatos. Fundação Carmona e Costa e Documenta: Lisboa, 2014.

Marulhar. Fundação Oi Futuro: Rio de Janeiro, 2014.

Tão Alto Quanto os Olhos Alcançam. Fundação Eugénio de Almeida: Évora, 2014.

 O Processo SAAL: Arquitectura e Participação em  Portugal 1974/76. Fundação de Serralves: Porto, 2014.

Skulls, Houses, Stones and a Fig Tree. Lisboa, Documenta e Fundação Julio Pomar, 2014.

Helena Almeida: Walking, holding, Besart: Lisboa, 2013

Flatland (redux). Guimarães 2012: Guimarães, 2013.

Stories of Material Life: People, Places, Things, Events, Fictions. Centro de Artes Visuales Fundación Helga de Alvear: Cáceres, 2012.

Let’s talk about houses: when art talks architecture, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Babel: Lisboa, 2010.

Let’s talk about houses: between north and south, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Babel: Lisboa, 2010.

Let’s talk about houses: a house in Luanda (patio and pavilion), Trienal de Arquitectura de Lisboa, Babel: Lisboa, 2010.

Coordination of the facsímile edition of Modern Architects (MoMA: NY, 1932). Trienal de Arquitectura de Lisboa, Babel: Lisboa, 2010.

Julião Sarmento: Literal. Centro José Guerrero: Granada, 2008.

Edit!, CAV: Coimbra, 2007.

Julião Sarmento: Catalogue Raisonné Ediciones Numeradas 1972/2006, MEIAC: Badajoz, 2007.

The Invisible Exhibition, CCA: Telaviv, 2007.

La exposición Invisible. MEIAC: Vigo, 2006.

Jorge Molder: Condições de Possibilidade. CAV: Coimbra, 2006.

João Louro: Blind Runner. Centro Cultural de Belém: Lisboa, 2005. 

DRIFT . Centro Cultural de Belém: Lisboa, 2005.

Helena Almeida. Centro Cultural de Belém: Lisboa, 2004.

Corpus: the Berardo Collection. Centro Cultural de Belém: Lisboa, 2004.

Aqui e Agora: Aspectos do minimal na Coleção Berardo. Museu de Arte Contemporânea de Sintra: Sintra, 2003.

Fernando Calhau: Work  in Progress. Centro de Arte Moderna/Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2002.

Julião Sarmento:  –me/What Makes a Writer Great. Museu de Arte Contemporânea: Funchal  and Gallery Porta 33: Funchal, 2002.

The MNEMOSYNE Project: Encontros de Fotografia: Coimbra, 2000.

Herman Pitz: Image Generator, Encontros de Fotografia: Coimbra, 2000.

Jorge Molder: Nox (catalogue of the Portuguese Representation at the 48th Venice Biennial, Instituto de Arte Contemporânea: Lisboa, Venezia, 1999.

Ein Leuchturm ist ein Trauriger und Glucklicher Ort. Akademie der Kunste: Berlin, 1998.

Far away so close. Instituto de Arte Contemporânea: Lisboa,  Kiev, 1998.

Marina Abramovic: Spirit House. Bienal Internacional das Caldas da Rainha: Caldas da Rainha, 1997.

Nebeneinander. Galeria Porta 33: Funchal, 1996.

Michael Biberstein: A Difícil Travessia dos Alpes. Centro de Arte Moderna/Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 1995.

Disegno Português, Secretaria de Estado da Cultura/Circulo de Bellas Artes: Madrid, 1993.

Manufactures: design Portugais Contemporain. IEFP and Galerie Théorèmes: Lisboa,  Bruxelles, 1991.

Bergman: on stage. Secretaria de Estado da Cultura: Lisboa, 1991.

 

 

 

 
A sua fotografia