Doutorado em Arte Contemporânea, é Professor Auxiliar Convidado do Colégio das Artes (onde é coordenador do Mestrado em Estudos Curatoriais) e da Faculdade de Letras (onde lecciona Teoria da Arte e Arte, Vanguardas e Globalização).
Foi Presidente da AICA - Associação Internacional de Críticos de Arte /Portugal.
Foi o Comissário Geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010.
Desde 1990 que se dedica à curadoria de arte contemporânea, bem como à ensaística sobre arte.
Entre 2003 e 2006 foi Director do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Foi fundador e director da revista Pangloss.
Entre 1997 e 2003 foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 1999 foi o Comissário da Representação Portuguesa à 48ª Bienal de Veneza.
Em 2010 foi co-Comissário da Representação Portuguesa à Bienal de Veneza de Arquitectura.
Livros
Luxury Bound.Electa e Assírio & Alvim. Milão e Lisboa, 1999.
Helena Almeida, Pés no Chão, Cabeça no Céu. Porto, Bial, 2004
Jorge Molder: O Espelho Duplo. Lisboa, Caminho, 2005.
Pintura Redux . Porto, Fundação de Serralves/Público, 2006.
Julião Sarmento, Catalogue Raisonée, Edições Numeradas, Vol.I . MEIAC, 2007
Abrir a Caixa. Lisboa, Caixa Geral de Depósitos, 2009.
A Visão em Apneia. Lisboa, Babel, 2011.
Fotografia: Modo de Usar. Lisboa, Documenta, 2015.
A ambiência é de facto uma realidade material (com Lawrence Weiner). Coimbra, CAPC, 2015.(será lançado em Novembro 2015)
O Exercício Experimental da Liberdade. Lisboa, Orfeu Negro, 2015 (será lançado em Novembro 2015)
Julião Sarmento: Risco Inerente. Porto, Bial, 2015. (será lançado em Novembro 2015)
Catálogos de Exposição
Afinidades Electivas: Julião Sarmento Coleccionador. Lisboa,Documenta, Fundação Carmona e Costa e Fundação EDP, 2015.
José Pedro Croft: Objectos Imediatos. Fundação Carmona e Costa e Documenta: Lisboa, 2014.
Marulhar. Fundação Oi Futuro: Rio de Janeiro, 2014.
Tão Alto Quanto os Olhos Alcançam. Fundação Eugénio de Almeida: Évora, 2014.
O Processo SAAL: Arquitectura e Participação em Portugal 1974/76. Fundação de Serralves: Porto, 2014.
Skulls, Houses, Stones and a Fig Tree. Lisboa, Documenta e Fundação Julio Pomar, 2014.
Helena Almeida: Walking, holding, Besart: Lisboa, 2013
Flatland (redux). Guimarães 2012: Guimarães, 2013.
Stories of Material Life: People, Places, Things, Events, Fictions. Centro de Artes Visuales Fundación Helga de Alvear: Cáceres, 2012.
Let’s talk about houses: when art talks architecture, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Babel: Lisboa, 2010.
Let’s talk about houses: between north and south, Trienal de Arquitectura de Lisboa, Babel: Lisboa, 2010.
Let’s talk about houses: a house in Luanda (patio and pavilion), Trienal de Arquitectura de Lisboa, Babel: Lisboa, 2010.
Coordination of the facsímile edition of Modern Architects (MoMA: NY, 1932). Trienal de Arquitectura de Lisboa, Babel: Lisboa, 2010.
Julião Sarmento: Literal. Centro José Guerrero: Granada, 2008.
Edit!, CAV: Coimbra, 2007.
Julião Sarmento: Catalogue Raisonné Ediciones Numeradas 1972/2006, MEIAC: Badajoz, 2007.
The Invisible Exhibition, CCA: Telaviv, 2007.
La exposición Invisible. MEIAC: Vigo, 2006.
Jorge Molder: Condições de Possibilidade. CAV: Coimbra, 2006.
João Louro: Blind Runner. Centro Cultural de Belém: Lisboa, 2005.
DRIFT . Centro Cultural de Belém: Lisboa, 2005.
Helena Almeida. Centro Cultural de Belém: Lisboa, 2004.
Corpus: the Berardo Collection. Centro Cultural de Belém: Lisboa, 2004.
Aqui e Agora: Aspectos do minimal na Coleção Berardo. Museu de Arte Contemporânea de Sintra: Sintra, 2003.
Fernando Calhau: Work in Progress. Centro de Arte Moderna/Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2002.
Julião Sarmento: –me/What Makes a Writer Great. Museu de Arte Contemporânea: Funchal and Gallery Porta 33: Funchal, 2002.
The MNEMOSYNE Project: Encontros de Fotografia: Coimbra, 2000.
Herman Pitz: Image Generator, Encontros de Fotografia: Coimbra, 2000.
Jorge Molder: Nox (catalogue of the Portuguese Representation at the 48th Venice Biennial, Instituto de Arte Contemporânea: Lisboa, Venezia, 1999.
Ein Leuchturm ist ein Trauriger und Glucklicher Ort. Akademie der Kunste: Berlin, 1998.
Far away so close. Instituto de Arte Contemporânea: Lisboa, Kiev, 1998.
Marina Abramovic: Spirit House. Bienal Internacional das Caldas da Rainha: Caldas da Rainha, 1997.
Nebeneinander. Galeria Porta 33: Funchal, 1996.
Michael Biberstein: A Difícil Travessia dos Alpes. Centro de Arte Moderna/Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 1995.
Disegno Português, Secretaria de Estado da Cultura/Circulo de Bellas Artes: Madrid, 1993.
Manufactures: design Portugais Contemporain. IEFP and Galerie Théorèmes: Lisboa, Bruxelles, 1991.
Bergman: on stage. Secretaria de Estado da Cultura: Lisboa, 1991.