Gestão de Sistemas de Informação
2
2024-2025
02000378
Opção
Inglês
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Sistemas de Informação.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas:
Descrição detalhada dos conceitos, princípios, metodologias e melhores práticas usadas na gestão de sistemas de informação nas organizações. Apresentação e discussão de casos de estudo de forma a ilustrar a importância prática das metodologias.
Aulas teórico-práticas:
Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo que requerem a combinação e associação de conceitos apresentados nas aulas teóricas. Fomentar o pensamento crítico na presença de problemas de complexidade acrescida.
Resultados de Aprendizagem
Hoje em dia, os Sistemas de Informação (SI) desempenham um papel importante ao apoio dos objetivos estratégicos e operacionais das organizações. Neste contexto, a sua implementação e gestão são de importância capital. Esta unidade curricular explica aos alunos os principais conceitos, princípios e metodologias necessárias para gerir SI em organizações. A unidade também fornece competências necessárias em síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico e aplicação prática de conhecimento em áreas como governação de TI e metodologias de gestão, tais como o ITIL e o COBIT.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Gestão da Função Sistemas de Informação
Evolução da função sistemas de informação; tipos de estruturas; atividades principais.
2. Gestão dos Recursos Humanos de Sistemas de Informação
Conceitos; políticas; modelos; metodologias.
3. Políticas de Segurança e Privacidade da Informação
Conceitos; melhores práticas; normas; regulamentos.
4. Qualidade e Maturidade de Sistemas de Informação
Estratégia e gestão; processo; produto; normas; modelos.
5. Conceitos de Governação de TI
Alinhamento estratégico; geração de valor; gestão de riscos; gestão de recursos; medição de desempenho.
6. Gestão de Serviços
Conceitos; entrega de serviço; serviços de suporte; estratégia de serviço; transição de serviços; melhoria de serviços; ITIL.
7. Controlo e Monitorização
Interligação da estratégia às operações; processos críticos; principais indicadores de desempenho; COBIT.
Docente(s) responsável(eis)
Jacinto Paulo Simões Estima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Frequência: 30.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
• Laudon, Kenneth C., and Jane Price Laudon. Management Information Systems: Managing the Digital Firm. 15th Edition, Pearson, 2018.
• Morris, Helen, and Liz Gallacher. ITIL Intermediate Certification Companion Study Guide: Intermediate ITIL Service Capability Exams. John Wiley & Sons, 2017.
• Harmer, Geoff. Governance of enterprise IT based on COBIT 5: a management guide. IT Governance Ltd, 2014.