Trabalho de Campo em Análogos Planetários

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02047789
Área Científica
Geociências Planetárias
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve possuir conhecimentos nos domínios da petrologia, estratigrafia e geologia estrutural.

Métodos de Ensino

 Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão das áreas de estudo. Os trabalhos de campo serão desenvolvidos sob a supervisão do docente.

Resultados de Aprendizagem

 Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes desenvolvam competências científicas e técnicas no domínio da análise geológica no campo. Tendo por base diferentes metodologias de análise de afloramentos de diferentes contextos geológicos (estratigráficos e estruturais), os estudantes deverão ser capazes de produzir, de forma autónoma, relatórios devidamente organizados e sustentados do ponto de vista científico, e que traduzam corretamente a geologia de detalhe dos diversos locais estudados. 

Estágio(s)

Não

Programa

O curso é altamente prático, consistindo em 7 a 10 dias de trabalho de campo em ambientes de analogia marciana no deserto marroquino. Durante o trabalho de campo o aluno irá descrever depósitos eólicos, as estruturas sedimentares, as geometrias interna e externa dos corpos sedimentares, as relações estratigráficas, superfícies sedimentares, subsuperfície e processos relacionados. Em seguida, o aluno identificará as possíveis semelhanças e diferenças com corpos sedimentares em Marte.

Outro trabalho de campo será realizado na Espanha (depósitos fluviais) ou na Grécia (depósitos deltaicos) durante o curso de Sedimentologia Comparada

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 100.0%

Bibliografia

 As a practical course there are not textbooks. The student will work using a set of papers dealing with the matter of his field work.

 Inglese:

As a practical course there are not textbooks. The student will work using a set of papers dealing with the matter of his field work.