Sedimentologia Comparativa

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02047610
Área Científica
Geociências
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Princípios básicos de sedimentologia e estratigrafia. Os estudantes devem estar familiarizados com princípios básicos de Geologia, com os processos exógenos e o papel que estes desempenham na modelação da superfície terrestre.

Métodos de Ensino

Misto de aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas tratarão da explicação de conceitos e métodos envolvidos na análise de ambientes sedimentares, seus processos e sua variabilidade no Sistema Solare. As aulas práticas consistirão numa abordagem prática, onde os alunos serão capazes de aprender através da experiência em trabalhar com casos reais, tanto no laboratório como no campo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular proporcionará a capacidade de observar, descrever e interpretar os diferentes ambientes sedimentares nos Satélites e Planetas onde a presença de uma atmosfera permite a ocorrência de processos exógenos de superfície. O Sistema Solar apresenta uma grande variabilidade em termos de processos externos e o aluno será capaz de compreender as variáveis que controlam os padrões de sedimentação. O conhecimento adquirido fornecerá ao aluno capacidades científicas, mas também contribuirá para que desempenhe um papel no planeamento de missões de superfície planetárias e no controle de operações de superfície.

Estágio(s)

Não

Programa

Serão abordados os seguintes items: processos de sedimentação: clásticos, químicos, bioquímicos na Terra, Marte e Titan. Processos de sedimentação em outros corpos planetários.

Ambientes de sedimentação na Terra, Marte e Titan com especial atenção para os contextos continentais (aluvionares, lacustres), costeiros e deltaicos. Rochas sedimentares e registo rochoso em diferentes corpos planetários: o domínio da subsidência e das bacias e mecanismos de afundimento na ausência de tectónica de placas. Procura de vida e de paleovida em Marte. Locais de pouso e missões robóticas. Operação humana e robótica em Marte e na Lua. Processos sedimentares mecânicos e ambientes sedimentares: eólico, fluvial, glaciar, costeiro, deltáico. Sedimentação biologicamente induzida.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Mini Testes: 20.0%
Resolução de problemas: 70.0%

Bibliografia

 Readings H.G.,1996, Sedimentary Environments, 668 pp. Blackwell

James N.P. and Dalrymple R.W., Facies Models 4, 453 pp., GeologicalAssociation of Canada

Svereal papers provided during the teaching