Geologia Planetária

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02047575
Área Científica
Geociências Planetárias
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais em Geociências

Métodos de Ensino

Aulas frontais, discussão e trabalho de leitura. As palestras apresentam uma visão geral dos processos geológicos e dos corpos planetários importantes no Sistema Solar. Incentiva-se a discussão entre o professor e os alunos, e entre os alunos. Alguma bibliografia selecionada será introduzida como trabalho de leitura.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes ficarão familiarizados com os principais resultados da investigação no campo da geologia planetária no Sistema Solar. Aprenderão que os avanços nessas pesquisas também nos ajudarão a compreender o sistema terrestre.

Estágio(s)

Não

Programa

As ciências geológicas não limitam o seu campo de ação ao estudo da Terra. Qualquer planeta, caraterizado por uma superfície sólida, pode ser estudado os princípios e os fundamentos da Geologia, para se compreender os seus processos e a sua história. Esta unidade curricular oferece uma introdução abrangente dos estudos de geologia planetária desenvolvidos nos últimos 60 anos. Os corpos planetários a serem abordados incluem Mercúrio, Vénus, Lua, Marte, luas geladas, asteróides, cometas, objetos da cintura de Kuiper e planetas extra solares. O leque de disciplinas a serem referidas incluem a geomorfologia, a sedimentologia, a vulcanologia, a tectónica e a perda de massa. Muitos dos processos geológicos abordados serão discutidos em conjunto com numerosos exemplos de análogos terrestres.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

 Scientific articles introduced during the lectures./ Artigos científicos que serão fornecidos durante as aulas