Tecnologias de Aquisição e Processamento de Dados Distribuídos

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01020591
Área Científica
Tecnologias e Digitalização
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Informática; Tecnologias Digitais.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino adquirem natureza prática, sendo fundamentalmente do tipo laboratorial, orientados a projeto, envolvendo orientação do tipo tutorial, com acompanhamento e supervisão de projeto.

Aulas exclusivamente laboratoriais:

- Numa fase inicial suportadas por slides e estudo de manuais e capítulos de livros;

- Em todas as aulas laboratoriais realizando e avaliando trabalhos práticos com grau de dificuldade crescente e esclarecendo dúvidas (miniprojectos – 30%, projeto integrador 40%, testes laboratoriais -30%).

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular (UC) tem como objetivo principal o desenvolvimento e aquisição de competências sobre realização de projetos de instrumentação e sistemas de aquisição e processamento de dados distribuídos. Esta UC pretende introduzir, pela primeira vez no plano curricular, metodologias de desenvolvimento de projeto, através da aplicação de conceitos adquiridos em programação de computadores e tecnologias digitais. A UC  permite integrar, de forma colaborativa, conhecimentos sobre sensores, arrays de sensores distribuídos, linguagens de programação, sistemas de computação e IoT. Adicionalmente, o aluno é confrontado com a necessidade de realizar trabalho em equipa, identificar e analisar problemas, estudar requisitos e sistematizar soluções, bem como de desenvolver o espírito e raciocínio críticos que permitam aplicar conceitos teóricos na resolução de problemas práticos. A UC procura desenvolver competências de comunicação, incentivando novas formas de apresentação de conteúdos.

Estágio(s)

Não

Programa

Realização de um conjunto de mini-projetos laboratoriais, suportados por sensores, microprocessadores, microcontroladores e/ou outros dispositivos de uso genérico (tipo Arduino), que permitam ao aluno adquirir de forma rápida conhecimentos sobre aquisição de dados nos formatos analógico e digital, funcionamento de sensores e grandezas, processamento e comunicação de dados, controlo de dispositivos eletrónicos, interfaces com dispositivos diversos, sistemas de computadores e programação em geral;

Realização de um projeto final, de carácter abrangente e integrador, que exija um conjunto alargado de conhecimentos, orientado por um ou mais docentes, e que permita avaliar os seguintes aspetos de um contacto inicial com a gestão de projetos: análise de problemas, aferição de soluções, propostas de metodologia de trabalho, análise de dados, escrita de relatórios sucintos e apresentação de resultados.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Mini Testes: 30.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

1. Slides introdutórios às aulas tutoriais e às primeiras aulas laboratoriais.

2. URL: https://www.arduino.cc/, 2022.

3. James Conner. Learn Arduino Sensor With Projects For Beginners: A pratical hands on approch for arduino sensor. June 8, 2019.

4. Vibha Soni. IoT for Beginners: Explore IoT Architecture, Working Principles, IoT Devices, and Various Real IoT Projects (English Edition). Bpb publications, December 2021.

5. Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie (1988), The C Programming Language, Prentice Hall, 2nd ed.

6. Frank Vahid (2010), Digital Design, John Wiley and Sons, 2nd ed.

7. John Wakerly, (2005), Digital Design Principles and Practices, Prentice Hall, 4th ed.