Ambiente urbano

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01020410
Área Científica
Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Ambiente e Sustentabilidade, Planeamento Urbano, Cartografia.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com i) exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais da temática desta unidade curricular e ii) resolução de alguns problemas práticos elucidativos que ajudem à compreensão da exposição teórica. Os alunos serão confrontados com exemplos ilustrativos, que os ajudem a construir uma visão integrada das problemáticas do ambiente urbano, soluções e medidas de adaptação e reformulação, para o exercício da atividade profissional no contexto nacional ou internacional. Será estimulado o trabalho desenvolvido em grupo, e a comunicação escrita e oral.  

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão adquirir conceitos e metodologias fundamentais que lhes permitam i) ler e compreender o ambiente urbano (dos espaços urbanos aos ecossistemas urbanos), no seu enquadramento geográfico e biofísico, e a pertinência do uso eficiente de recursos, na conceção e gestão de cidades sustentáveis; ii) compreender os diferentes tipos de escalas inerentes à avaliação do ambiente urbano, e as relações entre a cidade e problemáticas globais (alterações climáticas, pressão demográfica, saúde, pobreza); iii) reconhecer os impactes e riscos ambientais decorrentes das pressões sobre o ambiente relacionados com a vida citadina, com destaque para os relacionados com os fenómenos de poluição atmosférica, hídrica e dos solos, e poluição sonora; iv) compreender a importância da Avaliação de Impacte Ambiental e da Avaliação Ambiental Estratégica e conhecer o desenvolvimento dos processos e respetivo quadro legal e institucional; v) comunicar adequadamente a análise de informação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Ambiente urbano: conceitos fundamentais; enquadramento geográfico e biofísico do ambiente urbano; sistema terrestre e recursos naturais, e interações dos subsistemas terrestres.

2. Especificidades do ambiente urbano: recursos (crescente procura, disponibilidades, pressões, conflitos e oportunidades); a situação particular dos recursos hídricos; o ciclo urbano da água; riscos, sustentabilidade e resiliência.

3. Os diferentes tipos de escalas no ambiente urbano; relações entre as cidades e as problemáticas globais; alterações climáticas, risco de agravamento de eventos extremos meteorológicos e hidrológicos, e degradação ambiental; secas, ondas de calor, inundações urbanas; ambientes fluviais e costeiros.

4. Impactes ambientais. Ações antrópicas e os fenómenos de poluição do ar, da água, do solo e sonora; conceitos, caracterização e medidas.

5. Avaliação de Impacte Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica: quadro institucional e legal; objetivos e desenvolvimento dos processos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 15.0%
Outra: 15.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Agência Europeia do Ambiente, 2015. Viver num clima em mudança. Sinais da AEA 2015. Copenhaga, Dinamarca.

Canter, L.W., 1996. Environmental Impact Assessment, McGraw-Hill.

Carroll, B., T. Turpin, A. Boyden, A. Carroll, R. Thomas, 2009. Environmental impact assessment handbook, A practical guide for planners, developers and communities, 2nd ed. Thomas Telford Publishing,

European Environment Agency, 2009. Ensuring quality of life in Europe's cities and towns: Tackling the environmental challenges driven by European and global change. EEA Report No 5/2009, Copenhagen, Denmark.

European Environment Agency, 2019. The European environment — state and outlook 2020: Knowledge for transition to a sustainable Europe. Luxembourg: Public.s Office of the European Union.

Partidário R. 2012. Guia de melhores práticas para Avaliação Ambiental Estratégica - orientações metodológicas para um pensamento estratégico em AAE. Agência Portuguesa do Ambiente.