Sociedade e Educação Inclusiva
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2022-2023
02044387
Ciências da Educação
Português
B-learning
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Ensino expositivo de enquadramento teórico e socio-histórico; análise e reflexão crítica fundamentada de materiais escritos ou audiovisuais; trabalhos de pesquisa em grupo ou individuais; apresentação e discussão de trabalhos.
Resultados de Aprendizagem
No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
Relacionar a educação com características de sociedades de diferentes tempos e culturas.
Compreender o sentido da modernidade e a relação com a evolução da educação contemporânea.
Compreender perspetivas de Humanidade, Desenvolvimento e Educação na segunda metade do século XX e primeiras décadas do século XXI
Conhecer as implicações para a inclusão social da Carta Internacional de Direitos Humanos e de outros tratados internacionais reforçando os direitos humanos.
Caracterizar as diversidades relacionadas à educação.
Compreender a evolução da Educação Especial e da Educação Inclusiva nos contextos nacional e internacional.
Conhecer o quadro legal da educação inclusiva em Portugal.
Desenvolver pensamento crítico sobre o funcionamento das escolas em Portugal e as funções dos professores de Educação Especial.
Refletir sobre os desafios e as oportunidades da inclusão para a efetivação da educação para todos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Condições materiais e culturais das sociedades pré-modernas e exclusão social
Construção da modernidade e dinâmicas de segregação.
A evolução da Psicologia e da Pedagogia contemporânea.
O desenvolvimento da educação na sociedade contemporânea.
Alcançando a compreensão das diversidades
Carta Internacional de Direitos Humanos e de outros tratados internacionais reforçando os direitos humanos e a inclusão social.
A deficiência e a evolução da Educação Especial: da segregação à integração.
Fundamentos e desafios da educação inclusiva.
Disposições legais da educação inclusiva em Portugal.
Educação inclusiva nas escolas e na comunidade.
Docente(s) responsável(eis)
António Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Ferreira, António Gomes. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação Em Questão, 40(26).
Palmeirão, Cristina & Alves, Jose Martins. (coord.). (2017). Construir a autonomia e a flexibilização curricular: Os desafios da escola e dos professores. Porto: Universidade Católica Editora.
Pinto, Paula Campo & Neca, Patrícia (2020). Pessoas com deficiência em Portugal: Indicadores de Direitos Humanos 2018. Universidade de Lisboa, ISCSP.
Sousa, Jerónimo (coord.). (2015). Avaliação das Políticas Públicas – Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: O Caso dos Centros de Recursos para a Inclusão. DGE/DSEEAS
UNESCO. (2015). Embracing Diversity: Toolkit for creating inclusive, learning-friendly environments. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001375/ 137522e.pdf.
UNESCO. 2020. Global Education Monitoring Report 2020: Inclusion and education: All means all. Paris, UNESCO.