Métodos e Recursos em Educação Especial

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044330
Área Científica
Educação Especial
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular privilegia os métodos activo e demonstrativo, embora sejam utilizados métodos e estratégias de ensino diversificados. Os estudantes aplicam os conceitos com recurso à análise de casos práticos e treino direto de competências em algumas plataformas digitais. 

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular, pretende-se que os/as estudantes manifestem a capacidade de:

1) Enquadrar teoricamente e com rigor as estratégias de aprendizagem  que deverão ser implementadas no âmbito da educação especial tendo como referência o conhecimento produzido no domíno das neurociências;

2) conhecer e implementar técnicas e práticas pedagógicas que tornem uma sala de aula inclusiva;

3) identificar e caraterizar os principais recursos tecnológicos usados no domínio da educação especial.

4) treinar competências com alguns recursos de tecnologia assistiva.

5) analisar criticamente as limitações e problemas que se colocam às práticas educativas neste domínio.

6) assumir o papel de consultor na concepção de currículos inclusivos. 

Estágio(s)

Não

Programa

1) Os contributos das neurociências para a educação especial e educação inclusiva.

2) Estratégias de aprendizagem apoiadas nas neurociências, incluindo a psicologia cognitiva.

3) Práticas pedagógicas numa sala de aula inclusiva, nomeadamente no que se refere à gestão e planeamento flexível das aprendizagens.

4) O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): descrição, princípios e fundamentos teóricos.

5) Programas de estimulação integrados no currículo escolar.

6) Tecnologia Assistiva na educação especial e na educação inclusiva: (i) tecnologias e estratégias para promover a expressão verbal; (ii) tecnologias  e estratégias para promover a aprendizagem da leitura; (iii) tecnologias e estratégias para promover a compreensão da leitura; (iv) tecnologias e estratégias para promover a compreensão da leitura; (v) tecnologias e estratégias para promover a atenção.

7) Programas interativos para estimular competências cognitivas.

Docente(s) responsável(eis)

Marcelino Arménio Martins Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

- Bugaj, C., Janowski, K., Marotta, M., & Poss, B. (2021). Inclusive learning 365: Edtech strategies for every day of the year. International Society for Technology in Education.

- Burgaj, C. (2018). The new assistive tech: Make learning awesome for all! International Society for Technology in Education.

- Rapp, W. H. (2014). Universal design for learning in action: 100 ways to teach all learners. Brookes Publishing Company

-Reen, J. (2018). Assistive technology in special education: Resources to support literacy, communication, and learning differences (3rd ed.). Prufrock Press Inc.