Métodos e Recursos em Educação Especial
1
2022-2023
02044330
Educação Especial
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A unidade curricular privilegia os métodos activo e demonstrativo, embora sejam utilizados métodos e estratégias de ensino diversificados. Os estudantes aplicam os conceitos com recurso à análise de casos práticos e treino direto de competências em algumas plataformas digitais.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular, pretende-se que os/as estudantes manifestem a capacidade de:
1) Enquadrar teoricamente e com rigor as estratégias de aprendizagem que deverão ser implementadas no âmbito da educação especial tendo como referência o conhecimento produzido no domíno das neurociências;
2) conhecer e implementar técnicas e práticas pedagógicas que tornem uma sala de aula inclusiva;
3) identificar e caraterizar os principais recursos tecnológicos usados no domínio da educação especial.
4) treinar competências com alguns recursos de tecnologia assistiva.
5) analisar criticamente as limitações e problemas que se colocam às práticas educativas neste domínio.
6) assumir o papel de consultor na concepção de currículos inclusivos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1) Os contributos das neurociências para a educação especial e educação inclusiva.
2) Estratégias de aprendizagem apoiadas nas neurociências, incluindo a psicologia cognitiva.
3) Práticas pedagógicas numa sala de aula inclusiva, nomeadamente no que se refere à gestão e planeamento flexível das aprendizagens.
4) O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): descrição, princípios e fundamentos teóricos.
5) Programas de estimulação integrados no currículo escolar.
6) Tecnologia Assistiva na educação especial e na educação inclusiva: (i) tecnologias e estratégias para promover a expressão verbal; (ii) tecnologias e estratégias para promover a aprendizagem da leitura; (iii) tecnologias e estratégias para promover a compreensão da leitura; (iv) tecnologias e estratégias para promover a compreensão da leitura; (v) tecnologias e estratégias para promover a atenção.
7) Programas interativos para estimular competências cognitivas.
Docente(s) responsável(eis)
Marcelino Arménio Martins Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
- Bugaj, C., Janowski, K., Marotta, M., & Poss, B. (2021). Inclusive learning 365: Edtech strategies for every day of the year. International Society for Technology in Education.
- Burgaj, C. (2018). The new assistive tech: Make learning awesome for all! International Society for Technology in Education.
- Rapp, W. H. (2014). Universal design for learning in action: 100 ways to teach all learners. Brookes Publishing Company
-Reen, J. (2018). Assistive technology in special education: Resources to support literacy, communication, and learning differences (3rd ed.). Prufrock Press Inc.