Estágio

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044302
Área Científica
Educação Especial
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
54.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino privilegiadas no estágio são:

- desenvolvimento, com autonomia e responsabilidade, de atividade profissionais, no âmbito das áreas de estágio, nas Instituições de acolhimento ; 

- apresentação, discussão e reflexão de atividades específicas desenvolvidas no âmbito do estágio, a decorrer em seminários e em reuniões de supervisão.

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar aos mestrandos conhecimentos aprofundados e o desenvolvimento de competências para análise e intervenção nos domínios da educação especial, com diferentes públicos, em contextos formais, não formais e informais, visando a construção de comunidades e de uma sociedade inclusiva e garantindo que no final serão capazes de:

Caracterizar, compreender e descrever fatos educativos ocorridos em qualquer contexto, envolvendo crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais;

Conceber, planificar, executar e avaliar projetos, programas e atividades de educação especial;

Utilizar os recursos adequados para o desenvolvimento de atividades educativas a distância ou mistas;

Participar na conceção e execução de políticas públicas e na gestão de sistemas e organizações de educação especial/inclusiva.

Estágio(s)

Sim

Programa

Atividades em diferentes instituições de acolhimento, no âmbito do estágio

Conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos e sessões educativas

Gestão e coordenação de atividades educativas

Reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas

Elaboração do Relatório de Estágio.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação e defesa: 25.0%
Atividades e Relatório de Estágio: 75.0%

Bibliografia

Bibliografia a indicar por área de estágio, de acordo com as necessidades do trabalho a desenvolver./Bibliography to be indicated by internship area, according to the needs of the work to be developed.