Dificuldades Especificas de Aprendizagem
1
2022-2023
02044286
Educação Especial
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método expositivo; estudo de casos; exercícios de avaliação de erros e dificuldades; treino com materiais de avaliação e de intervenção; planificação de programas reeducativos.
Resultados de Aprendizagem
-Conhecer e compreender a diversidade e complexidade das dificuldades específicas de aprendizagem
-Caracterizar cada uma das dificuldades específicas de aprendizagem
-Conhecer métodos e técnicas de avaliação psicopedagógica vocacionados para a identificação das dificuldades específicas de aprendizagem
-Conhecer programas de intervenção educativa nas dificuldades específicas de aprendizagem
-Analisar a evidência empírica de métodos e técnicas de intervenção nas dificuldades específicas de aprendizagem
-Avaliar as dificuldades específicas de aprendizagem
-Planificar intervenções educativas relativas às principais dificuldades específicas de aprendizagem e ajustadas às particularidades dos casos individuais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução: definição e delimitação do conceito de dificuldades específicas de aprendizagem; de um modelo clínico de identificação a um modelo educativo, centrado na resposta à intervenção
2. Leitura – Dificuldades aos níveis da descodificação, da fluência e da compreensão. Dislexia: caracterização, tipologias e etiologias; a avaliação, com destaque para o tipo de erros. A reeducação das dificuldades na leitura.
3. Escrita – Dificuldades na grafomotricidade, no processamento ortográfico e fonológico, e na composição de textos. Avaliação das dificuldades e reeducação.
4. Dificuldades não verbais - Distinção entre dificuldades de aprendizagem verbais e não verbais. Caracterização das dificuldades de aprendizagem não verbais.
4.1. Matemática – Dificuldades na contagem, na combinação de números, no cálculo aritmético e na resolução de problemas. Discalculia de desenvolvimento: caracterização e etiologias. Avaliação das dificuldades e reeducação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Isabel Ferraz Festas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
- Erickson, K. A., & Koppenhaver, D. (2019). Comprehensive literacy for all: Teaching students with significant disabilities to read and write. Paul H Brookes Publishing.
- Lerner, J. W., & Johns, B. H. (2013). Learning disabilities and related disabilities. Strategies for success (13th edition). Stamford: Cengage Learning.
- Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Coord.) (2018). Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção. Lisboa: Lidel/Pactor.
- Swanson, L., Harris, K., & Graham, S. (Eds.) (2013). Handbook of learning disabilities (2nd ed.). NY: Guilford.