Dificuldades Especificas de Aprendizagem

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044286
Área Científica
Educação Especial
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método expositivo; estudo de casos; exercícios de avaliação de erros e dificuldades; treino com materiais de avaliação e de intervenção; planificação de programas reeducativos.

Resultados de Aprendizagem

-Conhecer e compreender a diversidade e complexidade das dificuldades específicas de aprendizagem

-Caracterizar cada uma das dificuldades específicas de aprendizagem

-Conhecer métodos e técnicas de avaliação psicopedagógica vocacionados para a identificação das dificuldades específicas de aprendizagem

-Conhecer programas de intervenção educativa nas dificuldades específicas de aprendizagem

-Analisar a evidência empírica de métodos e técnicas de intervenção nas dificuldades específicas de aprendizagem

-Avaliar as dificuldades específicas de aprendizagem

-Planificar intervenções educativas relativas às principais dificuldades específicas de aprendizagem e ajustadas às particularidades dos casos individuais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: definição e delimitação do conceito de dificuldades específicas de aprendizagem; de um modelo clínico de identificação a um modelo educativo, centrado na resposta à intervenção

2. Leitura – Dificuldades aos níveis da descodificação, da fluência e da compreensão. Dislexia: caracterização, tipologias e etiologias; a avaliação, com destaque para o tipo de erros. A reeducação das dificuldades na leitura.

3. Escrita – Dificuldades na grafomotricidade, no processamento ortográfico e fonológico, e na composição de textos. Avaliação das dificuldades e reeducação.

4. Dificuldades não verbais - Distinção entre dificuldades de aprendizagem verbais e não verbais. Caracterização das dificuldades de aprendizagem não verbais.

4.1. Matemática – Dificuldades na contagem, na combinação de números, no cálculo aritmético e na resolução de problemas. Discalculia de desenvolvimento: caracterização e etiologias. Avaliação das dificuldades e reeducação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Ferraz Festas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

- Erickson, K. A., & Koppenhaver, D. (2019). Comprehensive literacy for all: Teaching students with significant disabilities to read and write. Paul H Brookes Publishing.

- Lerner, J. W., & Johns, B. H. (2013). Learning disabilities and related disabilities. Strategies for success (13th edition). Stamford: Cengage Learning.

- Moura, O., Pereira, M., & Simões, M. R. (Coord.) (2018). Dislexia: Teoria, Avaliação e Intervenção. Lisboa: Lidel/Pactor.

- Swanson, L., Harris, K., & Graham, S. (Eds.) (2013). Handbook of learning disabilities (2nd ed.). NY: Guilford.