Cidadania, Inclusão e Participação Comunitária
0
2022-2023
02044275
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Participação em seminários temáticos. Debates em grupo com simulações através de técnicas ativas, como a linhas de valores, o painel com perspetivas divergentes, o 'science slam', etc. Análise de instrumentos de política nacional e internacional, em vigor. Discussão crítica de casos reais e contemporâneos. Análise de decisões jurídicas ou outras em casos particulares. Reflexão sobre o papel da ciência na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa, através da análise do potencial de transferência do conhecimento científico para a intervenção concreta com pessoas e grupos.
Resultados de Aprendizagem
-Compreender a diferença como modo de afirmação humana.
-Aplicar os modos de relação dignificadora da diferença.
-Realçar a natureza multidimensional do conceito de cidadania, nas suas diversas vertentes.
-Refletir sobre as fragilidades da cidadania de pessoas e grupos, derivadas de estereótipos e preconconceitos associados a diversos referentes identitários.
-Analisar os efeitos negativos, para a vida individual e social, da iliteracia cívica e cultural da população.
-Discutir temas de cidadania, partindo da análise de instrumentos de política nacional e internacional e de casos reais.
-Refletir sobre o potencial da educação em contextos formais e não formais de contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania activa, numa sociedade democrática, promovendo a inclusão social e a participação comunitária
-Aprender a delinear ações e programas de intervenção destinados a públicos diversos, para o debate de temas de cidadania, capacitando profissionais diversos com um foco educativo.
Estágio(s)
NãoPrograma
- A cidadania como conceito multidisciplinar, que envolve dimensões individuais, interpessoais e planetárias.
- Principais fragilidades da cidadania na população em diferentes idades: potenciais causas e consequências.
- Educação, género e cidadania: possibilidades de intervenção em contextos formais e não formais.
- Racismo, idadismo, xenofia, homofobia e discursos de ódio: o potencial emancipatório da educação crítica na eliminação das diversas formas de discriminação e de preconceito.
- Identidade individual e coletiva, sentido de pertença e inclusão social: empoderamento e participação cívica e política na vida cidadã em todas as idades.
- Instrumentos de política nacional e internacional, emanados de entidades portuguesas e supranacionais com as quais Portugal assumiu compromissos, e respetivas recomendações.
- Discussão de temáticas específicas da unidade curricular, sempre orientadas por especialistas convidados, provenientes de áreas particulares (7/8 por semestre).
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Maria Coimbra Vieira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação oral individual de uma temática no âmbito da cidadania: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%
Bibliografia
Arthur, J., Davis, I. & Hahn, C. (Eds.)(2008).The Sage Handbook of Education for Citizenship and Democracy. Sage.
Fórum Educação para a Cidadania (2008). Objectivos Estratégicos e Recomendações para um Plano de Acção de Educação e de Formação para a Cidadania. PCM (online).
Merrill, B., Vieira, C. C., Galimberti, A., & Nizinska, A. (Eds.) (2020), Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of student and adult educators. FPCE-UC e CEAD.
Rimanoczy, I. (2020). The sustainability mindset principles. Oxon/New York: Routledge.
Reis, C. F. S. (2011). Contribution for multiculturalism: Through the recognition of difference. In A. Ishman & C. Reis, INTE, Proceedings Book (pp. 247-261).
Vieira, C. C. (coord.), Nogueira, C., Henriques, F., Marques, F. M., Vicente, F.L., Teixeira, F., … Ferreira, V. (2017), Guião de Educação. Conhecimento, Género e Cidadania no Ensino Secundário. CIG.