Cidadania, Inclusão e Participação Comunitária

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02044275
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Participação em seminários temáticos. Debates em grupo com simulações através de técnicas ativas, como a linhas de valores, o painel com perspetivas divergentes, o 'science slam', etc. Análise de instrumentos de política nacional e internacional, em vigor. Discussão crítica de casos reais e contemporâneos. Análise de decisões jurídicas ou outras em casos particulares. Reflexão sobre o papel da ciência na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa, através da análise do potencial de transferência do conhecimento científico para a intervenção concreta com pessoas e grupos. 

Resultados de Aprendizagem

-Compreender a diferença como modo de afirmação humana.

-Aplicar os modos de relação dignificadora da diferença.

-Realçar a natureza multidimensional do conceito de cidadania, nas suas diversas vertentes.

-Refletir sobre as fragilidades da cidadania de pessoas e grupos, derivadas de estereótipos e preconconceitos associados a diversos referentes identitários.

-Analisar os efeitos negativos, para a vida individual e social, da iliteracia cívica e cultural da população.

-Discutir temas de cidadania, partindo da análise de instrumentos de política nacional e internacional e de casos reais.

-Refletir sobre o potencial da educação em contextos formais e não formais de contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania activa, numa sociedade democrática, promovendo a inclusão social e a participação comunitária

-Aprender a delinear ações e programas de intervenção destinados a públicos diversos, para o debate de temas de cidadania, capacitando profissionais diversos com um foco educativo.

Estágio(s)

Não

Programa

- A cidadania como conceito multidisciplinar, que envolve dimensões individuais, interpessoais e planetárias.

- Principais fragilidades da cidadania na população em diferentes idades: potenciais causas e consequências.

- Educação, género e cidadania: possibilidades de intervenção em contextos formais e não formais.

- Racismo, idadismo, xenofia, homofobia e discursos de ódio: o potencial emancipatório da educação crítica na eliminação das diversas formas de discriminação e de preconceito.

- Identidade individual e coletiva, sentido de pertença e inclusão social: empoderamento e participação cívica e política na vida cidadã em todas as idades.

- Instrumentos de política nacional e internacional, emanados de entidades portuguesas e supranacionais com as quais Portugal assumiu compromissos, e respetivas recomendações.

- Discussão de temáticas específicas da unidade curricular, sempre orientadas por especialistas convidados, provenientes de áreas particulares (7/8 por semestre).

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Coimbra Vieira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral individual de uma temática no âmbito da cidadania: 30.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

Arthur, J., Davis, I. & Hahn, C. (Eds.)(2008).The Sage Handbook of Education for Citizenship and Democracy. Sage.

Fórum Educação para a Cidadania (2008). Objectivos Estratégicos e Recomendações para um Plano de Acção de Educação e de Formação para a Cidadania. PCM (online).

Merrill, B., Vieira, C. C., Galimberti, A., & Nizinska, A.  (Eds.) (2020), Adult education as a resource for resistance and transformation: Voices, learning experiences, identities of student and adult educators. FPCE-UC e CEAD.

Rimanoczy, I. (2020). The sustainability mindset principles. Oxon/New York: Routledge.

Reis, C. F. S. (2011). Contribution for multiculturalism: Through the recognition of difference. In A. Ishman & C. Reis, INTE, Proceedings Book (pp. 247-261).

Vieira, C. C. (coord.), Nogueira, C., Henriques, F., Marques, F. M., Vicente, F.L., Teixeira, F., … Ferreira, V. (2017), Guião de Educação. Conhecimento, Género e Cidadania no Ensino Secundário. CIG.