Narrativa Visual

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042526
Área Científica
Belas Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Design Gráfico, Ilustração, Web Design ou disciplinas similares.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de análise com apresentação e discussão de estudos de caso no campo do pensamento visual e das narrativas visuais.

Leitura, visionamento e análise de textos, imagens e vídeos.

Aulas práticas de elaboração, definição e  de desenvolvimento dos enunciados dos exercícios propostos relacionados com os estudos de caso previamente apresentados.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos da técnica narrativa e da expressão pela visualidade que lhes permitem desenvolver competências para pensar, conceptualizar, explorar e formalizar a visualidade como forma de construir e comunicar narrativas com resultados competentes no design e na comunicação visual.

Espera-se que os estudantes: identifiquem e dominem as técnicas da narrativa aplicando-as à visualidade e articulando-as com diferentes paradigmas e suportes da comunicação editorial; identifiquem e analisem narrativas visuais nas sociedades (de informação, de consumo, etc...); desenvolvam e expressem visualmente conceitos e pensamentos encadeados; reconheçam as diferentes tipologias de narrativa na comunicação visual; respondam visualmente em diversos meios de comunicação e explorem diversos suportes de expressão e formalização visual da narrativa, nomeadamente desenho, ilustração, banda desenhada, animação, fotografia, tipografia e design gráfico.

Estágio(s)

Não

Programa

Noções de narrativa

Tipos de narrativa

Estrutura da narrativa

A imagem como texto

O texto como imagem

Interação e hibridização texto/imagem

Representação e símbolos visuais

Figuras retóricas visuais

Princípios de Gestalt

Storytelling no design: arco da narrativa; storyboard; regra de três; cor, representação e emoção; atenção do olhar.

Potencialidade e diversidade de narrativas visuais associadas a múltiplos meios: desenho, ilustração, banda desenhada, animação, fotografia, tipografia e design gráfico.

Materialidades narrativas formais, físicas e digitais: livro, álbum, revista, jornal, fanzine, scrollytelling, animação, vídeo, entre outras.

Identidade visual e narrativa

Informação visual e narrativa.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Madalena de Sousa Vasconcelos Matos Boavida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

BERGER, John (1972, 2018). Modos de Ver. Lisboa: Antígona

FLETCHER, Allan (2009). The Art of Looking Sideways. London: Phaidon.

FLETCHER, Allan (2006). Picturing and Poeting. London: Phaidon.

LUPTON, Ellen (2017). Design is Storytelling. New York: Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum

MENDELSUND, Peter (2014). What We See When We Read. A Phenomenology With Illustrations. New York: Vintage Books, Random House.