Laboratório de Design Computacional

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042515
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos médios de Design;

Conhecimentos médios de Programação.

Métodos de Ensino

Aulas de seminário para exposição e discussão de tópicos de design computacional e para apresentação de tutoriais sobre técnicas específicas de construção de sistemas de design computacional.

Aulas práticas laboratoriais para aplicação das técnicas de design computacional em projetos que explorem e expandam as fronteiras do design e a sua aplicação a meios emergentes.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular o aluno é desafiado a conceptualizar, desenhar e implementar soluções inovadoras para a criação de artefactos, contribuindo, deste modo, para o avanço do estado da arte no domínio do design. Através da identificação de oportunidades e tendências, espera-se que o aluno adquira capacidades de se posicionar na fronteira do conhecimento, trabalhando problemas e questões em aberto nas diferentes áreas do design. Fomentando a análise e pensamento crítico, o aluno é encorajado a contribuir para a redefinição do conceito de design através de uma abordagem pela prática e exploração pela via experimental.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução a metodologias de investigação e experimentação em Design

2. Síntese do estado da arte em novas tecnologias aplicadas ao Design Gráfico, Multimédia, Computacional e Generativo

3. Apresentação e análise de casos de estudo

4. Identificação de oportunidades, desafios e problemas não resolvidos na área

5. Meios de desenvolvimento de projecto e colaboração criativa.

Docente(s) responsável(eis)

Tiago Filipe dos Santos Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Menges, A., & Ahlquist, S. (2011). Computational Design Thinking: Computation Design Thinking. Wiley.

Lostritto, C. (2019). Computational Drawing: From Foundational Exercises to Theories of Representation Hardcover. AR+D Publishing.

Agkathidis, A. (2016). Generative Design (Form + Technique). Laurence King Publishing Ltd.

Gross, B., & Bohnacker, H. (2018). Generative Design: Visualize, Program, and Create with JavaScript in p5.js. New York: Princeton Architectural Press.