Criatividade Computacional para Design
1
2021-2022
02042496
Ciências Informáticas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Inteligência Artificial, Programação.
Métodos de Ensino
Aulas de seminário para exposição e discussão de tópicos de criatividade computacional.
Aulas práticas laboratoriais para apresentação de tutoriais sobre técnicas e ferramentas específicas para a construção de sistemas de criatividade computacional e consequente experimentação em diversos domínios (p.ex., em Design, Arte e Imagem, Música e Som, Poesia e Texto).
Resultados de Aprendizagem
O estudante desenvolverá uma compreensão dos conceitos fundamentais da criatividade computacional, bem como do seu enquadramento multidisciplinar. O estudante deverá conhecer e compreender os principais modelos e técnicas que suportam a investigação atual em criatividade computacional, designadamente os oriundos da Inteligência Artificial. O estudante deverá compreender técnicas de desenvolvimento de sistemas de criatividade computacional em alguns domínios de aplicação relevantes para o Design, tais como Arte e Imagem, Música e Som, Poesia e Texto em geral.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Teorias e modelos de Criatividade
2. Caraterização formal de Criatividade
3. Teorias e modelos de criatividade computacional
4. Avaliação de criatividade computacional: métricas e modelos
5. Tópicos de investigação atuais em criatividade computacional (p.ex., criação de conceitos, co-criatividade, aspetos sociais)
6. Técnicas computacionais (p.ex., algoritmos evolucionários, redes neuronais, programação por restrições)
7. Aplicações (p.ex., em Design, Arte e Imagem, Música e Som, Poesia e Texto).
Docente(s) responsável(eis)
Pedro José Mendes Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
● Boden, M. (1990/2004). The Creative Mind: Myths and Mechanisms. Second edition. Routledge.
● Sternberg, Robert J., ed. (1999). Handbook of creativity. Cambridge University Press.
● Veale, T. and Cardoso, F. A., editors, (2019). Computational Creativity: The Philosophy and Engineering of Autonomously Creative Systems, Springer.
● Turner, M. (2014). The origin of ideas: Blending, creativity, and the human spark. Oxford University Press.
● Koestler, A. (1964). The Act of Creation. New York:Macmillan.