Comunicação e Marketing Digital

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042485
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino visa promover uma aprendizagem ativa e participada. Para esse efeito, estão previstas exposições teóricas e é estimulada a participação dos alunos, nomeadamente através da discussão de casos práticos, criação de campanhas de marketing simuladas, criação de conteúdos virtuais.

A avaliação baseia-se em: trabalho individual (90%), assiduidade e participação (10%).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos Gerais

Os principais objetivos deste curso prendem-se com a compreensão do processo estratégico de marketing, assim como com a aquisição de competências técnicas e analíticas para a implementação de uma campanha de marketing.

Objetivos específicos

— Conhecer as principais noções de Marketing e Comunicação Digital.

— Abordar e desenvolver os conceitos de Marketing ee Comunicçaão Digital.

— Conhecer os diversos meios de promoção/divulgação disponíveis na Internet.

— Adquirir conhecimentos de estratégias de marketing utilizando de meios digitais.

— Desenvolver estratégias de gestão de campanhas, websites, plataformas ou conteúdos com a finalidade captação de clientes ou de promoção.

Gerir comunidades on-line em redes sociais como o Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, entre outras.

Estágio(s)

Não

Programa

Marketing Digital - Quadro conceptual do marketing digital

Estratégia Digital - Introdução ao marketing digital; Desenho, execução e avaliação de estratégia omnicanal; Conceito criativo: Definição e importância numa campanha digital;

Storytelling - Identificação do público-alvo; Planeamento; Guião.

Search Engine Marketing - Introdução ao marketing de pesquisa e keyword research;

Análise de Tráfego, Objetivos e Recursos - Planeamento e métricas; Email Marketing; Ferramentas de análise de métricas; Funis de conversão.

Social Media - Identificação e classificação das principais redes sociais; Outros recursos; Definição dos objetivos, Benchmark, Guidelines; Importância do Conteúdo/Copy; Social Media Advertising;

Publicidade e Conteúdo - Anúncios vídeo; Planeamento, Criação e Manutenção de Campanhas de Display Advertising; Otimização e avaliação de campanhas de Display Advertising; Estruturar, implementar e otimizar campanhas AdWords.

Reputação - Reputação Corporativa; Community Manager.

Docente(s) responsável(eis)

António José Lopes da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

— Marques, Vasco, Redes Sociais 360 como Comunicar Online;

— SEJ’s SEO 101: Learn The Basics of Search Engine Optimization

— SEO for Growth: The Ultimate Guide for Marketers, Web Designers & Entrepreneurs

— Audience: Marketing in the Age of Subscribers, Fans e Followers

— Nocaute (Gary Vaynerchuk).