Computação Social e Colaborativa

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042479
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Design de Interação, Programação.

Métodos de Ensino

A metodologia baseia-se em seminários que combinam apresentações teóricas de temas, modelos, métodos e instrumentos com exercícios de aplicação prática e atividades de projeto em ambiente de estúdio. É pedida a realização autónoma de um trabalho de pesquisa e síntese, e de um projecto em grupo no qual o estudante exercita conceitos, técnicas, e capacidades de comunicação e organização implicadas. O projecto envolve várias etapas, com sessões de apresentação e crítica pelos pares e pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular os estudantes terão uma introdução à Comunicação Mediada por Computador.

Os estudantes irão:

- compreender os conceitos e questões-chave da Comunicação Mediada por Computador;

- compreender os desafios comuns em design na colaboração assistida por computador;

- compreender os conceitos comuns na análise de redes sociais;

- desenvolver competências em design e desenvolvimento de novos meios de colaboração;

- desenvolver competências para conceber sistemas comuns de objetos interativos;

- saber como avaliar as qualidades desejáveis dos media partilhados.

Estágio(s)

Não

Programa

Temas centrais no CMC (Presença, Olhar, Proxemica, Contexto, Partilha, Privacidade, Confiança).

A construção do Espaço, do Lugar e do Tempo em media síncronos e assíncronos. Consciência dos outros e das suas ações.

Ecologias de artefatos na análise de contextos de actividades mediadas por computador.

O suporte das atividades de Coordenação, Cooperação e Co-construção em CSCW.

Boundary objects, objectos epistêmicos e colaborações criativas.

Projetar objetos interativos partilhados e maleáveis.

Arquiteturas de software para componentes de meios computacionais partilhados.

Conceitos chave de grafos e sua utilidade na análise de redes sociais.

Articulando fenómenos de Computação Social (participação, comunidade, viralidade, crowdsourcing, ética).

Docente(s) responsável(eis)

Licínio Gomes Roque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Selected texts from CSCW and Social Computing research fields:

Irene Greif (Editor) Computer-Supported Cooperative Work: A Book of Readings. Morgan Kaufmann

Grudin (2001) Why groupware applications fail: Problems in design and evaluation.

Grudin, Issues and Challenges. Groupware and social dynamics: eight challenges for developers

Nardi (2005) Context and Consciousness, MIT press

Bodker, Klokmose (2012) HAM and Artifact Ecologies

Bannon, Bodker (2005) Constructing Common Information Spaces

Tenenberg et al (2016) From I awareness to We awareness

Bardram (1998) Designing for the Dynamics of Cooperative Work Activities

Bardram, Houben (2018) Collaborative Affordances of Medical Records

Kittur, Kraut (2008) Harnessing the wisdom of crowds in Wikipedia

Scott, Carpendale, Inkpen (2004) Territoriality in Collaborative Tabetop

Larson-Ledet, Korsgard (2020) Territorial Functioning in Collaborative Writing

Roque, Bodker (2020) Malleability of CIOs