Computação Social e Colaborativa
1
2021-2022
02042479
Ciências Informáticas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Design de Interação, Programação.
Métodos de Ensino
A metodologia baseia-se em seminários que combinam apresentações teóricas de temas, modelos, métodos e instrumentos com exercícios de aplicação prática e atividades de projeto em ambiente de estúdio. É pedida a realização autónoma de um trabalho de pesquisa e síntese, e de um projecto em grupo no qual o estudante exercita conceitos, técnicas, e capacidades de comunicação e organização implicadas. O projecto envolve várias etapas, com sessões de apresentação e crítica pelos pares e pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular os estudantes terão uma introdução à Comunicação Mediada por Computador.
Os estudantes irão:
- compreender os conceitos e questões-chave da Comunicação Mediada por Computador;
- compreender os desafios comuns em design na colaboração assistida por computador;
- compreender os conceitos comuns na análise de redes sociais;
- desenvolver competências em design e desenvolvimento de novos meios de colaboração;
- desenvolver competências para conceber sistemas comuns de objetos interativos;
- saber como avaliar as qualidades desejáveis dos media partilhados.
Estágio(s)
NãoPrograma
Temas centrais no CMC (Presença, Olhar, Proxemica, Contexto, Partilha, Privacidade, Confiança).
A construção do Espaço, do Lugar e do Tempo em media síncronos e assíncronos. Consciência dos outros e das suas ações.
Ecologias de artefatos na análise de contextos de actividades mediadas por computador.
O suporte das atividades de Coordenação, Cooperação e Co-construção em CSCW.
Boundary objects, objectos epistêmicos e colaborações criativas.
Projetar objetos interativos partilhados e maleáveis.
Arquiteturas de software para componentes de meios computacionais partilhados.
Conceitos chave de grafos e sua utilidade na análise de redes sociais.
Articulando fenómenos de Computação Social (participação, comunidade, viralidade, crowdsourcing, ética).
Docente(s) responsável(eis)
Licínio Gomes Roque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Selected texts from CSCW and Social Computing research fields:
Irene Greif (Editor) Computer-Supported Cooperative Work: A Book of Readings. Morgan Kaufmann
Grudin (2001) Why groupware applications fail: Problems in design and evaluation.
Grudin, Issues and Challenges. Groupware and social dynamics: eight challenges for developers
Nardi (2005) Context and Consciousness, MIT press
Bodker, Klokmose (2012) HAM and Artifact Ecologies
Bannon, Bodker (2005) Constructing Common Information Spaces
Tenenberg et al (2016) From I awareness to We awareness
Bardram (1998) Designing for the Dynamics of Cooperative Work Activities
Bardram, Houben (2018) Collaborative Affordances of Medical Records
Kittur, Kraut (2008) Harnessing the wisdom of crowds in Wikipedia
Scott, Carpendale, Inkpen (2004) Territoriality in Collaborative Tabetop
Larson-Ledet, Korsgard (2020) Territorial Functioning in Collaborative Writing
Roque, Bodker (2020) Malleability of CIOs