Ambientes de Realidade Virtual Interativos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042457
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Programação Orientada a Objectos, conhecimentos de programação em JavaScript.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição e discussão de conceitos e exemplos concretos de técnicas de interacção. Aulas práticas de laboratório para realização de exercícios de implementação de interacções em RV com base em adaptação de soluções existentes.

Trabalho de síntese sobre artigo científico ou ensaio que demonstre compreensão e capacidade de análise de sistemas de RV.

Realização de miniprojecto de criação e avaliação de ambiente interactivo de RV aplicada a um contexto de exploração concreto, com apresentação e defesa individual. 

Resultados de Aprendizagem

Conhecer, compreender  as principais características da Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), e Realidade Mista (RM); Analisar e distinguir sistemas de RV, RA, RM. Conhecer os principais marcos históricos na evolução da RV; Conhecer as aplicações da RV; Conhecer as soluções tecnológicas para a experimentação de RV e compreender as respectivas limitações; Conhecer, compreender e saber analisar os fatores humanos fisiológicos e de percepção relevantes na experimentação de ambientes de RV; Conhecer e classificar as principais tarefas de interacção em ambientes de RV; Distinguir implementações de uma determinada técnica de interacção e compreender as implicações no desempenho da tarefa de interacção; Conhecer técnicas de avaliação de experiências interactivas em ambientes de RV; Conceber, implementar e avaliar técnicas de interacção para suportar determinadas tarefas de interacção em RV.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Características e conceitos principais relacionados com Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM)

2. História da RV

3. Aplicações de RV (e.g., Medicina, Património Cultural, Entertenimento/Jogos, Indústria - Digital Twins)

4. Tecnologias actuais de RV

5. Fatores humanos relevantes em RV

6. Tarefas de interacção em RV (e.g., Locomoção, Selecção, Manipulação) e técnicas de interacção

7. Avaliação da experiência de RV (e.g., sensação de presença, usability, esforço, thresholds psicofísicos)

8. Frameworks de desenvolvimento de experiências de RV.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Carlos dos Santos Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

LaValle, S. M. (2019). Virtual Reality. Cambridge University Press. Retrieved from http://lavalle.pl/vr/

Sherman, W. R., & Craig, A. B. (2018). Understanding Virtual Reality: Interfaces, Application, and Design. Morgan Kaufmann.

Milgram, P., Takemura, H., Utsumi, A., & Kishino, F. (1995). Augmented reality: a class of displays on the reality-virtuality continuum. In Proc. SPIE 2351, Telemanipulator and Telepresence Technologies (pp. 282–292). https://doi.org/10.1117/12.197321

Martin-Gutierrez, J., Ginters, E., & Olmedo, H. (2013). Virtuality Continuum’s State of the Art. Procedia Computer Science, 25, 261–270. Retrieved from http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050913012374

Cardoso, Jorge C. S. (2018). Virtual Reality Environments Course Materials. Retrieved from https://aframe-course.glitch.me/index.html

Cardoso, J. C. S. (2020). VR Movies Database. Retrieved from https://www.notion.so/jorgecardoso/VR-Movies-Database-5226dc5aeb354021b4b7d030a6f4fc11