Métricas na Funcionalidade e na Qualidade de Vida
2
2022-2023
01017429
Unidades Curriculares Opcionais
Português
Inglês
Presencial
2.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem condições prévias.
Métodos de Ensino
A unidade curricular compreenderá 32 h / semestre distribuídas 2h/ semana
Cada aula compreenderá 2 h, onde serão leccionados conteúdos teóricos e teórico-práticos
Apresentação de casos teórico-práticos em todas as aulas.
Realização de propostas de estudos a efectuar com vista à implementação do conceitos de investigação.
Resultados de Aprendizagem
A funcionalidade e a qualidade de vida são cada vez mais os principais objetivos de um programa ou de uma intervenção terapêutica. Os índices e as escalas de avaliação são instrumentos adequados à monitorização dos indicadores em saúde. Pretende-se que o aluno conheça os conceitos funcionalidade e de qualidade de vida. Pretende-se ainda que compreenda as características dos índices e escalas de avaliação, as suas propriedades psicométricas e o processo de validação cultural e linguística. Pretende-se ainda que contacte com a utilização destes instrumentos de medida em diferentes áreas nomeadamente neurológica, musculoesquelética, dor crónica, geriátrica, risco de queda entre outras.
Estágio(s)
NãoPrograma
O conceito de funcionalidade e qualidade de vida: a evolução dos conceitos na saúde do século XXI
A importância e o processo de avaliação da função e da qualidade de vida.
Tipos de índices e escalas de avaliação, as suas caraterísticas psicométricas, em termos de função e qualidade de vida.
A monitorização dos indicadores em saúde e o conceito de prognóstico funcional .
O papel destes instrumentos métricos (índices e escalas) na investigação clínica e na construção de medicina baseada na evidência.
Tipos de instrumentos métricos em diferentes patologias, nomeadamente neurológica, musculoesquelética, dor crónica, geriátrica, risco de queda entre outras.
Docente(s) responsável(eis)
João Paulo Neves Branco
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Burckhardt, C. S., & Anderson, K. L. (2003). The Quality of Life Scale (QOLS): reliability, validity, and utilization. Health and quality of life outcomes, 1, 60. doi:10.1186/1477-7525-1-60
Brooks R. EuroQoL: the current state of play. Health Policy. 1996;37:5372.
EuroQoL Group. EuroQol – A new facility for the measurement of healthrelated quality of life. Health Policy. 1990;16:199-208.
Van Agt H, Essink-Bot ML, Krabbe P, Bonsel G. Test-retest reliability of health state Valuations collected with the EuroQol questionnaire. In: EQ-5D concepts and methods: a developmental history; 2005. p. 109–23.
Tsang, S., Royse, C. F., & Terkawi, A. S. (2017). Guidelines for developing, translating, and validating a questionnaire in perioperative and pain medicine. Saudi journal of anaesthesia, 11(Suppl 1), S80–S89. doi:10.4103/sja.SJA_203_17
Ferreira PL, Ferreira LN, Pereira LN. [Contribution for the validation of the Portuguese version of EQ-5D]. Acta Med Port. 2013;26:664–75.