Métricas na Funcionalidade e na Qualidade de Vida

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01017429
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem condições prévias.

Métodos de Ensino

A unidade curricular compreenderá 32 h / semestre distribuídas 2h/ semana

Cada aula compreenderá 2 h, onde serão leccionados conteúdos teóricos e teórico-práticos

Apresentação de casos teórico-práticos em todas as aulas.

Realização de propostas de estudos a efectuar com vista à implementação do conceitos de investigação.  

Resultados de Aprendizagem

A funcionalidade e a qualidade de vida são cada vez mais os principais objetivos de um programa ou de uma intervenção terapêutica. Os índices e as escalas de avaliação são instrumentos adequados à monitorização dos indicadores em saúde. Pretende-se que o aluno conheça os conceitos funcionalidade e de qualidade de vida. Pretende-se ainda que compreenda as características dos índices e escalas de avaliação, as suas propriedades psicométricas e o processo de validação cultural e linguística.  Pretende-se ainda que contacte com a utilização destes instrumentos de medida em diferentes áreas nomeadamente neurológica, musculoesquelética, dor crónica, geriátrica, risco de queda entre outras. 

Estágio(s)

Não

Programa

O conceito de funcionalidade e qualidade de vida: a evolução dos conceitos na saúde do século XXI

A importância e o processo de avaliação da função e da qualidade de vida.

Tipos de índices e escalas de avaliação, as suas caraterísticas psicométricas, em termos de função e qualidade de vida.

A monitorização dos indicadores em saúde e o conceito de prognóstico funcional .

O papel destes instrumentos métricos (índices e escalas) na investigação clínica e na construção de medicina baseada na evidência.

Tipos de instrumentos métricos em diferentes patologias, nomeadamente neurológica, musculoesquelética, dor crónica, geriátrica, risco de queda entre outras.

Docente(s) responsável(eis)

João Paulo Neves Branco

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

 

Burckhardt, C. S., & Anderson, K. L. (2003). The Quality of Life Scale (QOLS): reliability, validity, and utilization. Health and quality of life outcomes, 1, 60. doi:10.1186/1477-7525-1-60

 

Brooks R. EuroQoL: the current state of play. Health Policy. 1996;37:5372.

EuroQoL Group. EuroQol – A new facility for the measurement of healthrelated quality of life. Health Policy. 1990;16:199-208.

 

Van Agt H, Essink-Bot ML, Krabbe P, Bonsel G. Test-retest reliability of health state Valuations collected with the EuroQol questionnaire. In: EQ-5D concepts and methods: a developmental history; 2005. p. 109–23.

 

Tsang, S., Royse, C. F., & Terkawi, A. S. (2017). Guidelines for developing, translating, and validating a questionnaire in perioperative and pain medicine. Saudi journal of anaesthesia, 11(Suppl 1), S80–S89. doi:10.4103/sja.SJA_203_17

 

Ferreira PL, Ferreira LN, Pereira LN. [Contribution for the validation of the Portuguese version of EQ-5D]. Acta Med Port. 2013;26:664–75.