Arquitetura de Interfaces

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02033089
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição de modelos e técnicas de modelação. Aulas práticas de laboratório para realização de exercícios de ensaio de soluções com base em adaptação de soluções existentes.

Realização de mini projeto de arquitectura de software para interface aplicada a um contexto de exploração concreto, com apresentação e defesa individual. 

Resultados de Aprendizagem

Compreender e aplicar modelos e padrões de Arquitectura de Software no domínio específico da construção de interfaces de uso. Conhecer os rudimentos da modelação de arquitecturas de software. Conhecer os modelos mais utilizados em diferentes paradigmas de interface e sua adequação aos requisitos funcionais e de qualidade de cada projecto. Conceber e avaliar a adequação de padrões de arquitecturas de software na exploração de tecnologias em contextos de projecto específicos.  

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução a Arquitectura de Software

2. Padrões de design selecionados (MVC, PAC, Pipes&Filters, etc)

3. Modelo generalizado de componentes de uma arquitectura de interface

4. Arquitecturas multiuser e de colaboração

5. Especialização das funções de input e output com base na evolução tecnológica (linguística, manipulação, delegação, tangíveis, embebidas, móveis, multitoque, etc).

6. Técnicas de Realidade Virtual e Aumentada

7. Arquitectura de Motores de Jogo. 

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Carlos dos Santos Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Gama et al (1997) Design Patterns: elements of reusable object-oriented software

Borchers, Jan (1996) A pattern approach to interaction design

Gregory, Jason (2009) Game Engine Architecture

Coutaz, Joelle (?) Software Architecture Modeling for User Interfaces, Software Encyclopedia, Wiley

Selected chapters and papers on Software Architecture

Software Implementations of specific demonstration systems.