Animação e Multimédia

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02033067
Área Científica
Belas Artes
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Edição de vídeo, edição de imagem, edição de áudio.

Métodos de Ensino

Todos os projetos serão apoiados com rastreios e análise de obras de diferentes movimentos e períodos. Os projetos vão se concentrar em abordagens experimentais de ilustração vídeo de faixas de áudio, na edição de sequências sonoras e consequentes imagens em movimento. Estes exercícios "clássicos" são comuns em diferentes movimentos ao longo do século 20 e, mais recentemente, fornecendo um cenário para uma pletora de diferentes soluções e tecnologias. Os trabalhos serão supervisionados pelo docente e expostos para a turma de modo a fomentar a discussão em varias fases do processo. 

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina tem como objectivo inicial a aquisição de uma cultura visual qualificada no âmbito das artes plásticas, nomeadamente no que diz respeito às práticas artísticas multimédia. Pretende-se também o desenvolvimento de competências técnicas e conceptuais na criação de representações virtuais de cenários, objetos e personagens tendo como alvo a produção de conteúdos para os media convencionais, os novos media, as artes, a ciência e a industria.

O conhecimento de exemplos das artes plásticas motivará o desenvolvimento de exercícios práticos. Assim, o conhecimento das práticas artísticas multimédia manifestar-se-á pela prática e não só pela análise das obras apresentadas.

Estágio(s)

Não

Programa

- Modelação e animação de cenários, objetos e personagens

- Programação e programação visual de cenários, objetos e personagens

- Animação de simulações dinâmicas e testes baseados em modelos físicos

- Câmaras, luzes e materiais

- Criação de conteúdos em de contextos de transição entre o mundo virtual e real

- Cinema e vídeo arte experimental

- Conteúdos sinestésicos – formas, sons, texturas, cores e números

- Encadeamentos, articulações, partículas, tecidos, cabelos

- Tipografia e gráficos animados.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Outra: 50.0%

Bibliografia

-ABBADO, Adriano. Perceptual Correspondences of Abstract Animation and Synthetic Sound. Leonardo, Volume 21, Issue 5. Cambridge, MA: The MIT Press. 1988.

-BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense. 1986.

-CHION, Michel. Audio-Vision: Sound on Screen. New York: Columbia University Press. 1994

-CRARY, Jonathan. Suspensions of Perception: Attention, Spectacle, and Modern Culture. New York: October Books. 2001.-EMMER, Michele. The Visual Mind II. Cambridge, MA: The MIT Press. 2005.

-WHITNEY, John. Digital Harmony - On the Complementarity of Music and Visual Art. Peterborough, N.H: Byte Books/McGraw-Hill. 1980.

-YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. P. Dutton & Co., Inc. 1971.