Design de Som

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02033033
Área Científica
Áudio-visuais e produção dos media
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de exposição dos conceitos e das técnicas especificas da área de design de som.

Aulas práticas laboratoriais para ensaio da aplicação das técnicas de sound design e audio num projecto de media interactivo ou de intervenção concreto.

Resultados de Aprendizagem

O estudante desenvolverá uma compreensão dos conceitos e das técnicas actuais para o design de som em media interactivos e ambientes de instalação. O estudante deverá compreender as dinâmicas e propriedades de diversos contextos acústicos, as potencialidades comunicativas e as limitações da ecologia acústica de diversos contextos media, e a forma como o design de som pode ser utilizado para transformar a percepção de uma experiência de espaço ou de media interactivos. Pretende-se ainda oferecer um conhecimento base dos equipamentos e software que podem ser utilizados na captação, edição e controle de audio.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução aos conceitos chave em Sound Design

2. O estudo das soundscapes naturais e humanizadas

3. O papel do som na modificação da percepção, funções experiencial e comunicativa

4. Técnicas de análise de soundscape e a noção de ecologia acústica

5. A problemática do projecto de som como intervenção e a sua relação com as outras modalidades

6. Linhas orientadoras e padrões de desenho de som em meios interactivos

7. A prática da criação e tratamento de elementos áudio na composição de soundscapes

8. Instrumentos e técnicas.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Amílcar Bandeira Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Schafer, Murray (1977). The Soundscape: our sonic environment and the tunning of the world

Truax, Barry (2000). Acoustic Communication

David Sonnenschein (2002). Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema

Murch, Walter (2001). In the blink of an eye

Alves, Valter (2013), Pattern Language for Sound Design in Games, www.soundingames.com

Selected papers on Sound Design.