Modelação e Materialização
1
2021-2022
02033022
Belas Artes
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Edição de imagem, edição de vídeo.
Métodos de Ensino
O processo de aprendizagem acelerado é feito através de um treino sequencial, começando com a introdução de ferramentas de modelação em três dimensões, métodos de programação, desenvolvimento de mecanismos funcionais, estratégias de materialização, desenvolvimento de processos conceituais e formais, simulações físicas e mapeamento de materiais. Este desenvolvimento progressivo da complexidade das simulações e a relação entre o mundo analógico e o mundo digital, em trabalhos de grupo vinculados a ação de transformação social, proporcionando uma consciência holística do meio no qual interagir
Resultados de Aprendizagem
Com o módulo de Modelação 3D e Materialização pretende-se o desenvolvimento de competências técnicas e conceptuais na criação de representações materiais e virtuais de cenários, objetos e personagens tendo como alvo a produção de conteúdos para os media convencionais, os novos media, as artes, a ciência e a industria.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Modelação 3D direta - Conceitos, ferramentas e processos
- Modelação de cenários, objetos e personagens
- Programação e programação visual de modelos 3D - Conceitos, ferramentas e processos
- Programação e programação visual para a criação de cenários, objetos e personagens
- Simulações dinâmicas e testes baseados em modelos físicos
- Simulações de iluminação e de materiais
- Conceitos, ferramentas e processos de materialização de cenários, objetos e personagens
- Criação de contextos de transição entre o mundo virtual e o mundo real.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Filipe Martins Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Outra: 50.0%
Bibliografia
-Beane, Andy; 3D Animation Essentials, John Wiley & Sons, Indianapolis.
-Chopine, Ami; 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation, Focal Press.
-Vaughan, William; Digital Modeling, New Riders, Berkeley.
-Diversos livros referentes ao software utilizado.