Design de Serviços
1
2021-2022
02033011
Ciências Informáticas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas de exposição das técnicas especificas da área de design de serviços.
Aulas práticas laboratoriais de ensaios da aplicação das técnicas em projecto de um serviço concreto.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se o conhecimento e a compreensão das técnicas actuais para o design da experiência de serviços, em particular daqueles cuja realização incorpora ou depende essencialmente do design de formas inovadoras de interação com base em tecnologias de informação e comunicação. O aluno deverá ainda adquirir a capacidade de aplicar as técnicas de modelação de serviços em situações concretas, e a capacidade para avaliar o resultado do design de forma critica, face à experiência de uso pretendida.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O problema interdisciplinar do desenho da experiência de serviços
2. Modelação de contextos de serviço e redes de valor
3. Modelos de serviço: service blueprints, do contacto às operações
4. Métodos para o Design e Investigação da Experiência de Serviço
5. Prototipagem e Ensaio de Serviços (Roleplay)
6. Modelos para avaliação da Experiência de Serviço
7. Business Model Canvas para serviços.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Alexandra Gomes da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Stickdom & Schneider (2011). This is Service Design Thinking
Osterwalder (2010). Business Model Canvas
Parolini (2005). The Value Net