Tecnologias de Interface

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02032982
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Espera-se dos alunos que estejam relativamente familiarizados com conceitos elementares de desenho de interacção e programação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (T) de revisão detalhada dos tópicos com particular enfoque no desenho de interfaces, experiências e serviços. São apresentados exemplos e é incentivada a discussão dos alunos. São igualmente apresentados e discutidos padrões (patterns) de desenho de interacção e discutidas aplicações em contextos reais.

Aulas práticas (PL) são usadas para desenvolvimento e acompanhamento, em grupo, de projectos de interface concretos.

Resultados de Aprendizagem

O módulo de Tecnologias de Interface visa um conhecimento aprofundado dos objectivos e dos processos inerentes à concepção de interfaces, com foco especial no planeamento e desenho da interação com o Humano. Os alunos deverão adquirir autonomia crítica na avaliação de processos de interação avançada e ser capazes de propor soluções consistentes, recorrendo a um leque diverso de tecnologias na implementação de soluções interativas. No final deste módulo, os discentes deverão ser capazes de encarar o design de interfaces para contextos específicos, assegurando não só a qualidade estética, como a usabilidade e a robustez da implementação das suas propostas, decorrentes da adequação das suas soluções às necessidades de diferentes projetos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. As tecnologias de interface como ferramenta para o designer de interação.

2. Análise do complexo sensorial humano e sua influência no design de interfaces. Aspetos psico-cognitivos e sua relação com a usabilidade.

3. Tecnologias de interface. Aspetos funcionais e de implementação:

Audio (output: síntese de audio e voz; input: Tratamento de áudio, reconhecimento de voz); Táteis (input: toque/gestures e output: hápticas); Imagem/vídeo (reconhecimento de padrões, face tracking, gesture tracking); Tecnologias multimodais.

4. Análise e classificação de interface; tangíveis/não tangíveis, efémeras, manipulação direta/indireta, imersivas, interfaces naturais.

5. Realidade aumentada e interfaces inteligentes.

6. Design universal e acessibilidade.

Docente(s) responsável(eis)

Tiago José dos Santos Martins da Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 25.0%
Outra: 25.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Moggridge, Bill (2007). Designing Interactions. The MIT Press

Wigdor, Wixon, Brave NUI World: Designing Natural User Interfaces for Touch and Gesture

Maximo banzi, Getting started with Arduino

Paul Sherz, Practical Electronics for Inventors

PACKT group, Mastering Open CV with Practical Computer Vision Projects,

Murray, Janet H (2012). Inventing the Medium: Principles of Interaction Design as a Cultural Practice. The MIT Press

Johnson, Jeff (2010). Designing with the Mind in Mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Rules. Morgan Kaufmann

Tidwell, Jennifer (2011). Designing Interfaces, 2nd Ed. O'Reilly Media