Regulação do Desenvolvimento das Plantas
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2020-2021
02031936
Biodiversidade e Biotecnologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de Fisiologia Vegetal e Desenvolvimento das Plantas.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas e laboratoriais serão leccionadas em formato intensivo, durante um período de duas semanas. Os alunos serão divididos em grupos de 3 – 5 alunos e desenvolverão um trabalho de investigação durante o período lectivo. Após o período efectivo de aulas, os alunos apresentarão os resultados do trabalho oralmente e farão a entrega de um trabalho escrito no formato de uma artigo científico.
Resultados de Aprendizagem
Os alunos irão aprender conceitos e desenvolver metodologias utilizadas no estudo das hormonas e sinalização celular. Os diferentes tipos hormonas e os mecanismos de desenvolvimento em que estão envolvidas serão abordados bem como as várias aplicações práticas. No final os alunos devem ter adquirido competências que lhes permitam analisar de forma autónoma diferentes aspectos relacionados com o papel das hormonas nas plantas. As seguintes competências devem ser adquiridas:
1. Capacidade de compreensão: apreender conceitos relacionados com as hormonas e relacioná-los com aplicações práticas na agricultura/biotecnologia.
2. Capacidade de resolver problemas: aplicar os conceitos apreendidos à resolução de problemas práticos.
3. Comunicação: analisar informação e ser capaz de a transmitir de forma clara quer do ponto de vista escrito quer oral.
4. Auto-aprendizagem: ser capaz de desenvolver actividades de investigação de forma autónoma e saber integrar dados científicos
Estágio(s)
NãoPrograma
1Introdução: hormonas vegetais: natureza, ocorrência e funções. O conceito de hormona
2Os diferentes tipos de hormonas
2.1Auxinas
2.2Citocininas
2.3Giberelinas
2.4Etileno
2.5Ácido abscísico
2.6Brassinosteróides
2.7Outros compostos
3Métodos de análise
4Sistemas modelo utilizados no estudo das hormonas
4.1Auxinas e alongamento celular
4.2Giberelinas e germinação de sementes
4.3Citocininas e a formação de gemas adventícias
4.4Etileno e formação de tricoblastos
5Vias de transdução de sinal envolvidas na acção das diferentes hormonas
5.1Percepção de sinal e amplificação
5.2Transmissão de sinal e comunicação célular
5.3Sistemas de regulação de dois componentes
5.4O controlo negativo da regulação
5.5A degradação proteica e a comunicação hormonal
6Análise de diversas aplicações práticas da utilização de hormonas vegetais
6.1Crescimento
6.2Partenocarpia
6.3Amadurecimento dos frutos
6.4Floração
6.5Balanço hídrico
6.6Mecanismos de defesa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
-Ahammed, G. L. & Yu J.-Q. 2016. Plant Hormones Under Challenging Environmental Factors. Springer, Berlin.
-Buchanan, B.B., Gruissem, W. & Jones, R.L., 2015. Biochemistry and Molecular Biology of Plants. Amer. Soc. Plant Physiol., Rockville (2nd ed).
-Davies, P.J., 2013. Plant Hormones – Biosynthesis, Signal Transduction, Action! Kluwer Academic Publishers, Dordrecht (3rd ed).
-Taiz, L. Zeiger, E., Moller I. M. & Murphy A. 2015. Plant Physiology (6th ed.). Sinauer Associates, Inc., Publishers, Sunderland.
-Encyclopedia of Life Sciences (artigos disponíveis on line)
-Artigos científicos disponíveis online em revistas da especialidade